Visite Nossa Página no Youtube


Rating: 2.8/5 (44 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...







Total de visitas: 667982
O que é a Igreja.
O que é a Igreja.

O que é a Igreja?

(Se você gostaria de ver e ouvir esse estudo clique aqui)

Dentro desse contexto vamos estudar primeiramente a " Igreja" como corpo de Cristo, onde todos os salvos são membros desse corpo(não confundir com Reino de Deus), onde existe a mistura de salvos e não salvos.

Olhando para Efésios 1:22,23, vemos que Deus, constituiu Cristo como o cabeça da Igreja que é o seu corpo, sendo assim a Igreja como corpo só existe porque Cristo esta glorificado no céu e assim é o cabeça da mesma. Desse aspecto é impossivel termos mais de um corpo, assim sendo só existe um corpo de Cristo, apenas uma Igreja sobre a terra e cada pessoa salva é constituida membro do seu corpo.

Entendemos então que a Igreja é Seu Corpo na terra.

Olhando para Corintios 12:12,13, vemos Paulo ensinando exatamente isso, que cada salvo é membro desse corpo, não podendo haver dois corpos. Se nos aplicarmos nessa passagem e nos versiculos que se seguem, veremos a figura do corpo sendo usada e explicada por Paulo, para que cada um entenda que é membro desse corpo.

Quanto ao unico corpo podemos olhar para alguns versiculos: Romanos 12:5, I Corintios 10:17, Efésios 4:4, apesar de termos muitos corpos na Cristandade, a Palavra é clara e nos ensina que "Há somente um corpo", e isso é o que Deus reconhece.

Não quero aqui ficar me levantando contra esse ou aquele sistema religioso, o que quero é que todos saibam que há somente um corpo e todo salvo faz parte dele, seja esse salvo frequentador ou não de qualquer tipo de denominação.

Agora é sabido que cada membro tem uma responsbilidade no "corpo" e não na denominação "x" ou "Y", e se você é um verdadeiro salvo, deve se começar a perguntar se esta fazendo a vontade de Deus, ou dos homens. Pois existe um lugar para cada membro desse corpo.

Olhando para II Timóteo 2: 19 a 21, veremos que existe uma responsabilidade para cada salvo em ser vaso de "honra" ou de "desonra", e só podemos ser vasos de honra saindo da confusão religiosa e seguindo o Seu Vitupério, isso vemos em Hebreus 13: 12,13, 14.

Meu caro amigo, a vontade de Deus deve estar acima de todo e qualquer relacionamento, amizade, credo, sustento, enfim, medite se você esta fazendo a vontade de Deus.

Para não alongar muito iremos agora para a "Igreja", como Casa de Deus.

Sabemos que "Deus não habita em casas feitas por mãos humanas", Atos 7: 48, 49; Atos 17:24, sendo assim Sua habitação agora é a Igreja, I Timóteo 3:15. Também podemos ver isso em Efésios 2: 19 a 22, aqui aprendemos que formamos o edifício que vem ser a morada de Deus, e ainda aprendemos que desse aspecto ainda é um edifício inacabado, pois quando a ultima pedra for ali colocada, o Senhor Jesus vem para buscar a Igreja. Ainda Pedro, menciona esse fato na sua I carta 2:5, chamando nos aqui de pedras vivas.

Assim aprendemos de I Coríntios 3:16 que coletivamente somos a "casa de Deus, ou edifício de Deus", sendo assim, veja como você é responsavel diante de Deus em praticar a verdade.

Para esse aspecto da responsabilidade temos a I Carta de Paulo a Timóteo, pois ali aprendemos de como convém andar na Casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo. Para ter um aspecto geral desse comportamento devemos ler com atenção a carta toda, pois ali convém a santidade, cada qual tem o seu lugar, seja o homem seja a mulher, ainda que no Senhor todos sejam um. Nesse aspecto vemos com clareza que a disciplina tem a ver com a "casa de Deus" e não com o "corpo de Cristo", e neste sentido precisamos entender a diferença dos dois aspectos.

Vamos aprender a seguir os dois aspectos da casa de Deus, Sendo Edificado por Cristo e como cooperadores de Deus. Meditando em Efésios 2 e I Pedro 2, vemos a responsabilidade de Cristo em edificar, e como Cristo é perfeito, a Sua parte é perfeita e em nada fica obscura, pois Cristo é a pedra angular e o verdadeiro Construtor da Sua Casa, olhando deste prisma a Casa de Deus é perfeita, mas de outro lado vemos a responsabilidade do homem em I Coríntios 3, onde cada um é responsavel por sua obra, onde vemos materiais diferentes sendo usado para edificação, por isso a Palavra diz que a obra de cada um será provada pelo fogo, I Coríntios 2:12 a 15.

Sendo assim, devido as falhas do homem, que começou a introduzir o que Deus não introduziu, a Casa de Deus, passou a ser maior que o Corpo de Cristo, tendo ali então, pessoas slavas e não salvas, Atos 8:18 a 24. Assim a cada dia a situação ficava pior e chegamos em II timóteo 2, em uma situação em que os vasos podiam ser para honra ou para desonra, cabe aqui a cada pessoa ser responsavel e se tornar para honra e não para desonra, mais uma vez somos conclamados a sair fora de tudo que é do homem e nos tornarmos vaso para honra, II Timóteo 2:22.

Passemos adiante a conhecermos a Igreja no aspecto, A Noiva de Cristo.

Vamos continuar nosso estudo em Efésios 5: 21 a 32, é importante você ler essa passagem, pois ela mostra os afetos e as responsabilidades do casal instituido por Deus, ou seja o marido e a esposa, cada qual tendo o seu lugar e a sua esfera de representação. Notemos que o casal aqui é o principal exemplo da figura da Igreja, A Noiva de Cristo e queremos lembrar que desse ponto de vista o casamento é indissoluvel, assim sendo Cristo não separa de Sua amada Esposa a Igreja. Do ponto de vista o marido que aqui representa Cristo, vemos a afeição, o amor, a pureza, o sacrificio da entrega, então quanto ao cuidado, podemos ficar tranquilos que o Senhor esta preparando para Si, uma noiva pura, gloriosa, sem macula e lembre-se é uma associação eterna e podemos ver isso em outros versiculos, como, I João 3: 2,3; João 14: 2,3; Apocalipse 19: 7,8; 11 a 20:6; 21:9 a 27. Do ponto de vista da esposa, vemos a responsabilidade do homem para com o Senhor Jesus, a submissão, a sujeição, então fica claro aqui que devemos obedecer a Cristo e não criar nossos proprios ensinos e caminhos. Que o Senhor conceda essa submissão a cada um de nós.

Voltando para II Coríntios 11:2, sabemos que devemos nos guardar puros, ou seja sem mistura, pois o que agrada ao mundo não pode agradar a Deus, sendo assim não existe lugar para dois senhores na Igreja, que é A Noiva de Cristo e para ser A Noiva de Cristo, tem que ser um verdadeiro salvo, pois aqui quem cuida é o Senhor e o homem não pode manchar.

Para finalizar gostaria de colocar mais dois aspectos apenas:

1 - O homem(quando digo homem, me refiro ao ser, seja homem ou mulher), quando passa pelas águas do batismo, demostra publicamente que agora é um salvo e faz parte da casa de Deus, e a nós cabe crer na sua atitude.

2 - Quanto a fazer parte do Corpo de Cristo, e de A Noiva de Cristo, somente os verdadeiros salvos que foram batizados pelo Espírito Santo em um corpo e introduzidos como membros desse corpo, e assim também faz parte da Casa de Deus.

Resumindo: O Homem não salvo pode frequentar a "Igreja", como "Casa de Deus" e apenas isso.

Se você tem interesse nesse assunto, entre em contato conosco que queremos ajuda-lo, ou clique para estar Continuando o Estudo .

"...que te importa? Quanto a ti, segue-me" - João 21:22

O Senhor Jesus tinha acabado de dizer a Pedro que ele viveria até se tornar um idoso e então morreria a morte de um mártir. Pedro imediatamente olhou para João e perguntou em voz alta se João receberia um tratamento melhor. A resposta do Senho foi: "...que te importa? Quanto a ti, segue-me".

Lembrando da atitude de Pedro, Dag Hammarskjold escreveu: "Apesar de tudo, sua amargura, porque os outros estão desfrutando do que lhe foi negado, está sempre pronta para explodir. Na melhor das hipóteses, ela fica dormindo por uns poucos dias ensolarados. Ainda assim, mesmo neste nível indescritivelmente miserável, ela ainda é uma expressão da verdadeira amargura da morte - o fato de que aos outros é permitido continuarem vivendo".

Se levássemos a sério as palavras do Senhor, elas resolveriam muitos problemas entre o povo cristão.

É tão fácil ficarmos ressentidos quando vemos outros prosperarem mais que nós. O Senhor permite que eles tenham uma casa nova, um carro novo, um chalé perto do lago.

Outros, a quem talvez consideremos como menos devotos que nós, têm boa saúde enquanto lutamos contra duas ou três doenças crônicas.

A família ao lado tem filhos lindos que se sobressaem em esportes e no meio acadêmico. Nossos filhos são normais, do tipo mais comum.

Vemos outros crentes fazendo coisas que não temos a liberdade de fazer. Mesmo que essas coisas não sejam pecados, ficamos ressentidos com sua liberdade.

É triste dizer, mas há certa inveja profissional entre obreiros cristãos. Um dos pregadores fica ofendido porque o outro é mais popular, tem mais amigos, fica na luz do holofote. Ou outro fica irritado porque seus colegas usam métodos que ele não aprova.

As palavras do Senhor atingem todas estas atitudes indignas com força surpreendente:"...que te importa? Quanto a ti, segue-me". Como o Senhor lida com outros cristãos realmente não é da nossa conta. Nossa responsabilidade é segui-Lo em qualquer que seja o caminho que Ele escolheu para nós.

Estraído do Devocional Luz Para o Caminho - William MacDonald