Sem Mistura!

Gostaria de compartilhar aqui com você um pouquinho do que tenho aprendido na Palavra para de fato ter uma vida sem mistura com o mundo.

Para termos uma vida sem mistura, ou seja, sem jugo desigual, seja profissional, familiar, e tantos outros temos que seguir algumas diretrizes que nos ajudarão a viver de fato conforme a vontade de Deus.

Vamos começar olhando para a chamada de Abraão, em Gênesis 12: 1 a 4, nesse texto, podemos contemplar a chamada de Abraão e sua iniciativa em ouvir a voz de Deus e seguir os conselhos divinos, assim, ele ouviu, e seguiu o caminho proposto por Deus, algo que muitas vezes nos é muito difícil, pois temos que ter coragem e atitude para de fato, termos uma vida segundo os conselhos de Deus e não sofrermos por vivermos misturados com os conselhos do mundo, formando assim um jugo desigual. Então aqui contemplamos que um dos princípios para não vivermos em jugo desigual é obedecer à voz de Deus.

Nesse texto também percebemos que ele sabia o que Deus estava pedindo, pois tomou tudo que precisava para seguir esse caminho. Para nós, fica claro que precisamos ter comunhão com Deus e com aquilo que nós necessitamos, no caso aqui, a oração, a leitura e a meditação da Palavra, e ainda a comunhão com os santos, pois Abraão levou o que lhe era de fato de valor, e agora devo perguntar: O que de fato tem valor para você?

Se continuarmos andando na leitura, chegamos ao versículo 17 e vemos que aqueles que tentam atrapalhar a vida dos santos são punidos pelo Senhor, ainda que os santos tropecem.  Assim ocorreu com faraó um pouco adiante. Mas, outra coisa vemos, nos versículos seguintes, que para a vergonha daqueles que são santos, tudo que ficou oculto é revelado a seu tempo, e assim, Abraão é expulso daquela terra, algo que pode ocorrer conosco, por tentarmos mostrar as pessoas aquilo que não somos, e até muitas vezes, vivermos como eles. Que nunca desejemos comungar com o mundo, mesmo que ele nos atraia, veja que a fome era legítima e Abraão se viu atraído aquele lugar e no fim acabou expulso. Assim sendo muitas coisas que parecem ser legítimas no fundo querem nos afastar da vontade de Deus, e devemos tomar muito cuidado com isso.

Vamos seguir em frente e ver mais alguma coisa na vida agora de Rebecca, a primeira coisa que podemos ver é uma Rebecca servindo, e isso encontramos no mesmo livro de Genesis 24: 15 a 20. Assim podemos tirar de lição que quando estamos ocupados com as coisas que importam não temos tempo para situações que nos levam a distanciar do Senhor e dos irmãos e irmãs que temos em Cristo, que de fato, são nossos verdadeiros familiares. Então devemos procurar servir onde formos chamados e com certeza não teremos tempo de nos envolver com o mundo, pois existem muitas pessoas precisando de água, e se de fato estamos dispostos a dar água da vida às pessoas, teremos uma vida digna entre os santos. Teremos tempo, para tirar água do poço, servir água as pessoas, voltar e tirar água novamente do poço e levarmos aos camelos.  Linda, figura temos aqui, de uma vida empenhada em meditar, orar e compartilhar.

Seguindo em frente vamos até o salmo 1, nos três primeiros versículos e vamos aprender mais algumas coisas.

No primeiro versículo podemos perceber que a vida do cristão, não condiz com nada que o mundo oferece, infelizmente vemos cristãos buscando conselhos com ímpios, um exemplo disso são os psicólogos, na verdade não tenho nada contra a profissão deles, o que digo aqui, é o fato de um cristão, aceitar conselhos de ímpios, e é isso que quero que vocês meditem, será que um cristão tem uma vida tão vazia que precisa ouvir conselhos de ímpios, não digo aqui que um cristão não tem problemas, o que quero recordar é onde buscamos as nossas soluções, e creio que uma comunidade sã, é formada por pessoas que se ouvem, se desabafam, e aprendem uma com as outras.

Outro ponto importante vem a seguir, que é o fato de não perdermos tempo com a vida dos pecadores, para um cristão a vida de um pecador, só deve ser motivo de oração, não devemos analisar e muito menos usa-los como exemplos, pois, nada tem em comum conosco, se é que somos cristãos de verdade, pense comigo, o que vale saber da vida dos ímpios: o que eles fazem, como vivem, lugares que frequentam, ah, na verdade isso é uma indústria, pois tem tudo sobre a vida das pessoas nas revistas especializadas, mas ainda que não vejamos as revistas, devemos também não se importar com a maneira que vive nossos vizinhos ímpios, o que temos que fazer é sempre orar por eles e procurarmos uma oportunidade de falarmos do Senhor Jesus para eles. Assim conheçam o amor de Deus e venham a ser salvos.

Agora vem aquela situação que fala do cotidiano, ou seja, nosso trabalho, nossa escola, nosso convívio pessoal, enfim, a vida comum dos homens, seja com suas piadinhas, com seus pensamentos, seus comentários, seus desejos, enfim sua mente carnal, que leva o homem ao egoísmo natural e sempre a pensar somente em si próprio. Assim, devemos recordar que não é nosso lugar nas rodinhas de ímpios, coisa muito comum nos dias de hoje.

Espero ter colaborado mais uma vez com esse pequeno pensamento a cerca do nosso dia a dia.

Abraços, 

Julio Ometto