Respostas Relativas a Comunhão

Dias atrás recebi um e-mail de um amado, fazendo algumas perguntas, escrevi então estas respostas, espero que a leitura ajude a esclarecer você em algum assunto.

Relativo a comunhão com os santos, com a assembléia, com Deus e com o Senhor Jesus, o que você pode me dizer.

 

Se você prefere ouvir essa resposta, Clique Aqui.

 

Caro irmão, vamos primeiro falar sobre um que seja verdadeiramente salvo, e não cabe a nós e nem a ninguém dizer se esse um, é salvo ou não, pois esse é o terreno de "Deus conhece os que lhe pertencem". Quando me refiro a irmão, estou me referindo a ambos os sexos.

Para estarmos em comunhão com o Pai e com o Senhor, temos que ser salvos, pois precisamos estar inseridos em Jo 17, e assim podemos individualmente ter comunhão com Deus e com o Senhor Jesus, mas veja que nessa base temos a comunhão individual, ou seja, não necessitamos estar inserido em uma assembléia local para termos essa comunhão, pois se somos salvos, somos membros do corpo de Cristo e isso nos permite ter comunhão tanto com o Pai, como com o Filho.

Agora estarmos em comunhão com a assembléia, já é um terreno que encontramos em Mt 18:20, pois a promessa do Senhor é estar no meio daqueles que se reúnem (ou congregam) ao seu nome, veja que aqui, não podemos ter outro nome e nem estar congregados fora do que nos ensina o apóstolo Paulo na carta aos Efésios, assim sendo, não podemos estar ligados a nenhuma associação, e nem onde a unidade do corpo de Cristo não é reconhecida e ainda o que o apóstolo nos ensina em I Co, sobre o envolvimento com o mal moral ou o mal doutrinário, sendo assim, só nos resta ouvir o que a epístola de Hebreus nos ensina no capítulo 13, e sairmos fora do arraial, ou seja, o cristianismo judaico ou apostata dos nossos dias, com suas invenções ou suas cópias de judaísmo ou de pessoas judaizantes, e assim tomando essa decisão, que reconheço que é custosa e muitas vezes motivo de zomba por muitos amados irmãos que conhecemos, procurar como instrui o apóstolo Paulo "aqueles que de coração puro invocam o Senhor", e assim andar com esses e juntos anunciarem a morte do Senhor até que Ele venha, e encontrar esses é obra do Espírito Santo, pois podemos ver nos evangelhos o homem do cântaro, um exemplo é Mc 14:13, uma figura do Espírito Santo nos conduzindo ao local onde o Senhor reconhece os Seus direitos e assim se faz presente, como Ele mesmo diz em Mt 18:20, e assim enfim, estaremos congregados com uma assembléia dos santos, mas veja que tudo isso é um caminho, onde:

Você ouviu o chamado do Senhor, foi Salvo, encontrou os santos, começa a andar na verdade das doutrinas dos apóstolos e a anunciar a morte do Senhor até que venha. Para finalizar essa sua segunda pergunta, todos esses passos ocorrem para assim, estar em comunhão plena com uma assembléia local. Agora amado, quando encontramos esses que assim se reúnem, não devemos deixar nascer em nós, o orgulho de que temos a verdade e sim o chorar de vergonha, pois ainda que conhecemos a verdade a situação da igreja é a grande casa que encontramos em II Timóteo, e sendo assim, não podemos confessar que somos a igreja na cidade tal, pois apenas conseguimos expressar a verdade da igreja e assim seremos um testemunho dessa verdade e nunca seremos de fato a única igreja nessa localidade, pois isso é impossível, devido ao fato de muitos filhos de Deus estarem dispersos nas denominações cristãs.

Veja amado, a salvação não pode ser perdida por que sua base está na pessoa do Senhor Jesus, é Ele quem efetuou todas as coisas, nós apenas cremos nEle para que fossemos salvos. Agora quanto à comunhão de um santo com o testemunho daqueles que expressam à verdade da igreja local, pode ser perdida sim, pelo fato de isso ser responsabilidade do crente, pois se ele é um que quer viver separado, não poderá ter comunhão com nada que manifeste em sua vida, um mal moral, um mal doutrinário ou um mal religioso, sendo assim, darei alguns exemplos: seja um mal moral, um exemplo disso é a prostituição, ou fornicação, ou adultério, ou outro mal relacionado à moral, bem como não pode ter uma relação com as más doutrinas, um exemplo disso, é negar a verdade das escrituras, e o fato de ela ser a base doutrinária que os apóstolos deixaram e em terceiro ponto, um mal religioso, que se manifesta no fato de sermos associados a uma associação ou agremiação religiosa, veja que se parto o pão com uma dessas situações em minha vida, ou com alguém que está nesta situação, estou negando a verdade e manchando o testemunho local, sendo assim, por um desses motivos um irmão deve ser colocado para fora da comunhão, até que corrija seu erro e possa ser restabelecido na comunhão, e um que age assim e não está na comunhão não deve ser recebido até que acerte sua situação e assim venha e participe. Veja irmão, que essa condição se refere sempre a figura da igreja como casa de Deus, manifestada hoje como a grande casa e nunca a figura da igreja como corpo de Cristo ou na figura da igreja como noiva de Cristo, pois nestas duas figuras, vemos todos os salvos e não temos condições de julgar ninguém, sendo assim, a única possibilidade de julgarmos e na figura da casa de Deus, onde convém a santidade, que hoje está manifestada em grande casa.

Caro irmão quanto à próxima pergunta, temos que olhar da seguinte forma, como vivemos nos tempos da grande casa, muitos tem entendido e se separado, para se reunir somente ao nome do Senhor, e enquanto não encontrarem aqueles que de coração puro invocam ao Senhor, podemos dizer que ainda nesse estado estão à comunhão da mesa do Senhor, mas a partir do momento que esses encontram aqueles que estão no terreno da separação, vivendo em plena comunhão uns com os outros, sendo testemunho da verdade da única igreja na localidade, ainda que não possa proclamar ser a única igreja, no terreno do único corpo, e manifestarem o desejo de não caminharem juntos, com certeza estarão vivendo separados da comunhão, pois estão negando a verdade do único corpo e assim será impossível darem testemunho a partir daí da verdade da igreja em uma localidade (não confundir com igreja local), ou seja, é desejo de todo irmão, que entendeu essas verdades, abrir mão de tudo e caminhar com esses que proclamam a verdade, ainda que lhe custe muito caro, não digo isso pensando em dinheiro, mas sim em todas as situações que emanam de andar somente ao nome do Senhor.

Caro irmão, de fato não somos salvos para as boas obras, e sim somos salvos para manifestar as boas obras, veja que manifestar as boas obras sempre está ligado com manifestar o fruto do Espírito, e veja que fruto nas escrituras está no singular, ou seja, é tudo que emana de um crente pelo Espírito Santo, pois nossa carne, continua lá mortificada, desejando se manifestar, mas não se manifesta a menos que permitamos. Então nossas boas obras sempre estarão relacionadas com a manifestação do fruto do Espírito, e assim vivendo manifestaremos o viver em santidade que convém na casa de Deus, e assim sendo mantemos comunhão com a assembléia local, vivendo em santidade. 

Como já disse ninguém tem o direito ou a capacidade de quebrar nossa comunhão, com o Pai, ou com o Filho, e nem com o Corpo de Cristo, e nem da noiva de Cristo, como figura da igreja, essa comunhão só pode ser quebrada, na figura da casa de Deus, que é a grande casa, que é manifestada hoje em uma localidade. Ou seja, todo verdadeiro salvo está ligado ao corpo de Cristo e a Noiva de Cristo que é uma figura da igreja, mas quanto à casa de Deus, que é a grande casa, podemos ver aqueles que estão dando testemunho dessa verdade e aqueles que não dão testemunho dessa verdade, lembre-se, que temos vasos para honra e vasos para desonra.

Espero que possa ter ajudado e estou pronto a responder sempre que precisar.

 

Julio Ometto