Perguntas de Janeiro 2018

Pergunta: Como é que se explica que o Senhor Jesus diz em Mateus 12:40 que "estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra", enquanto os relatos históricos dos Evangelhos nos mostram que ele estava no túmulo da sexta-feira à noite até domingo de manhã, ou seja, duas noites e um dia (Marcos 15 :42, 16: 2, Lucas 23: 54, 24: 1)?

G. W., A

Resposta: Na noite de quinta-feira, o Senhor estava junto com os discípulos dele no cenáculo mobilado, onde celebrou a Páscoa e também instituiu a ceia. A crucificação ocorreu na manhã de sexta-feira às 9: 00. A partir das 12.00 horas, o sol escureceu, e no final das três horas de escuridão, então, a tarde de sexta-feira às 15 horas, o Senhor Jesus morreu na cruz. Ele foi enterrado na mesma noite. O Senhor Jesus ressuscitou no início da manhã de domingo.

De acordo com o horário judaico, um novo dia começava às 18:00 da tarde e terminava às 18:00 da tarde seguinte, marcando assim o início de um novo dia. Então, no dia em que o Senhor morreu começou às 18:00 da tarde de quinta-feira, o dia seguinte começou às 18:00 da tarde de sexta-feira, terminou às 18:00 da tarde de sábado e o terceiro dia começou no sábado à tarde e terminou na tarde de domingo. Assim são três dias, nominalmente sexta-feira, sábado e domingo estão incluídos. Obviamente, o termo "três dias e três noites" conta todos os dias, incluindo as três noites.

W. M.

 

Pergunta: Em Hebreus 10: 38, a frase: "se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele", está marcada (E.Ü), mas a origem não é dada. De onde vem esta citação?

G.W., A

Resposta: Os versículos 37b ("... a vinda ...") e 38 em Hebreus 10 estão intimamente relacionados, e é uma citação de Habacuque 2: 3, 4. Em Hebreus 10, o Espírito Santo usa as palavras para reproduzir trecho do Profeta Habacuque na versão da chamada Septuaginta (tradução grega do AT).

O notável em Hebreus 10: 38 em comparação com Habacuque 2: 4, é a troca das metades da frase. O trecho sobre fé é o primeiro em Hebreus, mas último no profeta Habacuque, enquanto a última parte em Hebreus é usada no início e em Habacuque (em outras palavras) posto na frente.

K.S.

 

Pergunta: Em 2 Timóteo 1: 18, o apóstolo Paulo deseja a Onesíforo "Misericórdia naquele dia". Estamos nos referindo provavelmente ao dia de nossa revelação diante do Tribunal de Cristo (como também Cap 4: 8) de acordo com 2 Coríntios 5: 10, onde lidaremos com o Senhor Jesus Cristo. Mas é o sangue dele que nos justifica, então a condenação está fora de cogitação. Porque Onesiforo precisa da misericórdia do Senhor neste dia? (e nós precisamos?).

M. F.

Resposta: É o dia em que tudo vem à luz (compare o versículo 12 e o capítulo 4,8). Pode nos surpreender em ler de misericórdia em conexão com a revelação diante do tribunal e com a aparição do Senhor. Nós vemos aqui que a misericórdia divina é dada não só ao pecador (Ef 2: 4, 1 Timóteo 1:16) e ao crente na terra (v. 16, Hb 4:16; 2 Jo 3) mas se estende ao tribunal. Então perceberemos que toda graça e misericórdia do Senhor é em relação à nossa responsabilidade.

Portanto, essa misericórdia não tem nada a ver com a benção eterna de Onesíforo, mas com seu serviço ao Senhor aqui na Terra. Mesmo quando cada um receber seu louvor por Deus (1 Cor 4: 5), a misericórdia triunfará.

Extraído de: A. Remmers, “Den Glauben bewahren" uma interpretação da 2ª carta Timothy

 

Pergunta: Como se entende Romanos 3: 31?

  • Em muitas partes das escrituras lemos que fomos libertados da lei. Aqui diz: "estabelecemos a lei", pela fé, a lei ainda tem influência em nossas vidas?
  • Qual é a lei da fé que é abordada no versículo 27?                                                                                                              S.P.G

Resposta: Na Carta aos Romanos, encontramos a resposta divina à pergunta: "Como, pois, seria justo o homem para com Deus?" (Jó 25: 4). Na introdução, é provado que a ira de Deus é revelada do céu sobre toda maldade e iniqüidade dos homens (capítulos 1, 18). Existe alguma chance de alguém escapar dessa ira? Isso é cuidadosamente examinado até o capítulo 3: 20 e então claramente negado. Nem as ações dos homens em geral, nem daqueles que conheciam a lei de Deus, satisfaziam os padrões Divinos. "Não há quem faça o bem, não há nem um só" (Capítulo 3:12). Em suma, por meio de seus próprios esforços, ninguém podia e não pode salvar-se da ira de Deus, o mundo inteiro (incluindo o povo judeu) é sujeito a Seu julgamento (capítulo 3: 19).

Depois de tudo isso ser esclarecido, experimentamos algo muito maravilhoso: "porque não há diferença porque todos pecaram (...) Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (capítulo 3: 23, 24). Afinal, há uma justiça alcançável para pessoas culpadas - a justiça de Deus obtida pela fé pela graça! Esta oferta de Deus para perdoar todos os pecadores que crêem também precisou e tem uma base justa: a morte vicária do Senhor Jesus na cruz. O Santo Deus não baixou Seu padrão, mas Ele puniu outro - o Senhor Jesus - em nosso lugar.

Mas esse evangelho da graça foi difícil para os judeus aceitarem; Isso os irritou. Se Deus agora, de acordo com esta nova mensagem, simplesmente perdoaria todos os crentes, sem qualquer realização pessoal, então, automaticamente, seria negada a legitimidade da lei do Sinai! - Paulo responde a essa censura: "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei"(capítulo 3,31, a que se refere sua primeira pergunta). A nova mensagem (justificação pela fé em vez de obras) realmente ultrapassa as exigências rigorosas da lei, como se elas nunca tivessem existido? Pelo contrário! A lei em que a santidade de Deus se expressava em lugar nenhum foi mais claramente confirmada do que na cruz.

Precisamente por causa da lei, Cristo, nosso substituto no juízo, teve que se tornar uma maldição para nós. Da mesma forma, é a lei que declara todo homem perdido e, portanto, necessitar dessa obra de salvação no Gólgota. Portanto, o evangelho não é um segundo caminho à Deus ao lado da lei, mas o único caminho, para pecadores, frente à santidade de Deus declarada na lei, e assim a lei foi confirmada solenemente.

Sua segunda questão se refere a “lei e fé” no capítulo 3: 27: “Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” Aqui a lei não tem o significado de uma coleção particular de leis (como a de Sinai), mas (como mais frequentemente em romanos) de legalidade, princípio. Este significado tem a palavra grega correspondente "nomos" em algumas das nossas palavras estrangeiras. "Astronomia" lida com as leis do mundo estelar. Um "nomograma" representa graficamente uma lei matemática. Paulo aqui pondera a questão de qual dos dois princípios de alcançar a justiça - uma obra ou crença - exclui completamente o louvor humano. Pela lei (princípio) da fé! “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef  2: 8, 9). Se alguém realmente conseguisse ser justo através de obras (da lei), então teria motivos para se gloriar a si mesmo (cf Rm 4: 2). A lei da fé, portanto, significa que a "fé" é o princípio ou a lei pela qual alguém alcançou a justiça perante Deus.

Eu espero que tenha ficado compreensível, que nos versos 27 e 31 de Romanos 3, não se trata de, se nós crentes tivéssemos ou fossemos capazes de guardar a lei. A questão naturalmente é importante. Portanto, no Novo Testamento, uma epístola completa foi dedicada a ela, a Carta aos Gálatas, que Paulo havia escrito vários anos antes. Um bom guia para esta questão é o livreto de Fijnvandraat "Das Gesetz - die Lebensregel des Christen?"