Deve a mulher se cobrir?

Respondendo a uma pergunta feita através desse site, me dediquei junto com minha esposa sobre o assunto da cobertura da mulher em I Co 11.

Antes de começar gostaria de te convidar a ler 1 Co 1: 2 que transcrevo abaixo:

"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:"

Também te convidar a ler até o final, inclusive os comentários de irmãos transcritos no final, assim, te ajudará que essa verdade está difundida por toda a história.

Transcrevo abaixo tudo o que pudemos refletir. Minha expectativa é que seja de fato útil a todos que desejam fazer a vontade de Deus. Isso não é um estudo exaustivo sobre o assunto, são apenas algumas colocações úteis e objetivas para considerarmos.

Vamos ler o texto de I Co 11: 1 a 16 muitas vezes, sugiro que se leia constantemente enquanto analisamos aqui.

O mandamento central e básico desta passagem é claro e simples. Ou seja, cobrir a cabeça e não cobrir a cabeça. Na Sua sabedoria, porém, Deus não apenas estabelece a ordem — Ele explica as razões.  

O ensino de I Co 11:1-16 é para irmãos e irmãs. Tão importante quanto às irmãs cobrirem suas cabeças é os irmãos descobrirem as suas. Tão errado quanto uma irmã descobrir sua cabeça é um irmão cobrir a sua. A responsabilidade das irmãs normalmente é mais enfatizada (talvez porque nossa sociedade é machista e não compreende essa passagem corretamente), mas ambos (homem e mulher) têm a mesma responsabilidade nesta questão.

O ensino em questão é para homens e mulheres salvos, e no contexto de vida de igreja. Temos um novo e vivo caminho aberto que nos conduz até ao trono da graça, um caminho do qual podemos nos aproveitar a qualquer hora, em qualquer lugar, e nada deve limitar nosso acesso a Deus em oração individual (quando a igreja se reúne, é necessário haver ordem). Creio que o ensino deste capítulo foi dado a manifestação da igreja reunida e deve ser obedecido sempre que a igreja está reunida. Não quero aqui tratar de outros detalhes fora esse.

 A questão da cabeça (vs. 3-6)

Deus afirma o princípio; depois Ele o aplica. O princípio importante aqui é o de soberania(governo), de liderança. Deus está mostrando que homem e mulher, no contexto de igreja, não ocupam a mesma posição. São iguais no que se refere à sua posição em Cristo (os vs. 11-12, além de Gl 3:28, mostram isto claramente), cada um tem sua função bem estabelecida, seja na vida da igreja, seja na vida familiar.

Agora quero falar de algo muito importante: esta posição de submissão que a mulher ocupa é unicamente conseqüência da hierarquia(governo) que Deus estabeleceu na Sua criação, e não tem relação com a capacidade, valor ou a utilidade de cada um. Pois o texto afirma, na mesma frase, que “Deus é cabeça de Cristo”. Vejamos que nos propósitos divinos, era necessário que Cristo se submetesse à liderança do Pai, o que Ele voluntariamente fez. Na figura da igreja “a mulher”, toma o lugar de cristo e se submete.

O texto está enfatizando que a mulher deve imitar o exemplo do Senhor Jesus Cristo; assim como Ele submete-Se voluntariamente ao Pai, ela deve submeter-se voluntariamente, ou seja, se colocar de baixo, ou sob-autoridade. Assim como o Filho não se torna inferior ao Pai por obedecê-Lo, assim as irmãs não são inferiores aos irmãos, nem merecem menos respeito. É importante que todo irmão entenda que é cabeça da mulher(e não dono) porque Deus quer, não porque os homens são melhores ou superiores. É igualmente importante que toda irmã se cubra na manifestação da vida da igreja porque Deus quer, não porque as mulheres são inferiores.

Quando um homem cobre sua cabeça na manifestação da vida da igreja, diz o v. 4, ele desonra a sua cabeça, e veja que a Palavra diz que sua cabeça é Cristo. Por quê? Porque ao cobrir sua cabeça, ele está escondendo sua cabeça espiritual, que é Cristo. Ele está, em figura, dizendo que Cristo não tem autoridade ali, que Sua posição como Cabeça não está sendo reconhecida.

Agora vejamos a importância do símbolo. Se as irmãs estiverem descobertas na manifestação da vida da igreja o símbolo que transmitem é que suas cabeças espirituais também estão descobertas, dizendo assim que o homem (que é cabeça da mulher) está ocupando a posição de autoridade naquele momento. E o texto nos ensina que Cristo deve ter autoridade e não o homem.

Então resumidamente podemos dizer que o homem com a cabeça descoberta e a mulher com a cabeça coberta estão  dizendo figuradamente( e os anjos entendem bem isso) aqui a autoridade é toda de Cristo, pois a mulher diz “ o homem está sobre mim em autoridade”, ou seja “é  o cabeça”, mas aqui ele se submete a Cristo, pois demonstro isso cobrindo a minha  cabeça.

Só para recordar amados, quero enfatizar que não existe desigualdade de valores perante Deus, entre o homem e a mulher, o que está enfatizado no texto é a desigualdade de função.

 Outro motivo claro para que o homem não cubra sua cabeça nas reuniões é porque ele é a glória de Deus. Sua cabeça descoberta diz, em figura, que Deus está sendo glorificado, pois a glória de Deus não está escondida naquela reunião. Da mesma forma a irmã deve cobrir sua cabeça porque ela é a glória do homem. Sua cabeça coberta diz, em figura, que o homem não é glorificado naquela reunião, pois a glória do homem (a mulher) está escondida.

Creio plenamente que cabe aos irmãos com capacidade de ensino, ensinar a todos os reais motivos da cobertura e não cobertura, e com amor sugerir a obediência a Cristo, e aqueles que são obstinados, entregar ao Senhor e recordar-lhes o que está escrito no mesmo capítulo versículo 30.

 Também é muito importante recordar que os anjos são um real motivo desse ensino.

É muito importante entendermos que os anjos estão aprendendo a multiforme sabedoria de Deus através da “igreja”, para isso leiam Efésios  3:10.

Podemos notar no texto “por causa dos anjos”, sendo assim fica claro que os  mesmos estão assistindo a tudo e aprendendo a sabedoria de Deus.

Também vemos claramente no texto a natureza se manifestando, e isto não está relacionado à cultura e aos costumes, e sim ao sexo de cada um. Homem e mulher os criou. Os criou diferentes e cada um em sua função.

O último argumento do apostolo é a obediência, e isso vemos no versículo 16 do nosso capítulo, bem como no capítulo 4:17, também 7:17, e ainda em 14:33 e para finalizar 16:1.

Que sejamos prontos a obedecer nesta questão tão importante!

Se Deus fala desse  assunto, deve ser porque precisamos conhecê-lo. E havendo Deus falado, devemos estar prontos para considerar o que Ele tem dito. Além do mais, deve ser admitido que Deus é capaz de fazer com que seja claro e simples o que Ele quer dizer, a fim de não permanecer nenhuma dúvida. Se, porém, não entendemos, é bem provável que o problema seja conosco e muitas vezes  não vemos porque somos obstinados e não queremos enxergar daquele modo.


UMA QUESTÃO DE ORDEM

No versículo 3, o Espírito de Deus diz, por intermédio do apóstolo, que "Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo". É esta, portanto, a ordem de poderio estabelecida por Deus. Deus tem um lugar para cada um, homem ou mulher, e certamente não é doloroso permanecer nesse lugar. O homem tem o seu lugar como representante de Deus na terra - "a imagem e glória de Deus" (v. 7). A mulher também tem um lugar distinto – “a figura da igreja”, o lugar de sujeição em conformidade com a ordem estabelecida por Deus.

Deus estabeleceu uma ordem por toda a Sua Criação. Os homens e mulheres não devem negligenciar essa ordem, porém devem lembrar-se de que são: um espetáculo divinamente designado - sim, um espetáculo para os próprios anjos (v. 10). Os anjos estão conhecendo a sabedoria de Deus; estão sendo espectadores dos caminhos de Deus. O fato de eles estarem observando os caminhos de Deus aqui é também mencionado em 1 Coríntios 4:9 e Efésios 3:10.

Em poucos lugares não se usa a designação, “irmãs ou irmãos”, e aqui é um deles, mostrando-nos que esse assunto é dirigido a homens e mulheres. Assim percebemos que esse assunto sai de nossa posição com Cristo e nos leva a ordem de Deus na criação. Podemos ver também que a relação descrita aqui é entre “Deus e Seu Ungido”, assim sendo uma relação de obediência para manifestar algo.

Voltando ao princípio de tudo, será fácil entender o nosso assunto. Para entender este assunto é necessário que conheçamos a Deus e a Sua Palavra. Assim sabemos que Deus estabeleceu o sistema de governo que fala de fatos imutáveis e o sistema da Graça, que fala da igreja.

Na Graça está incluído tudo referente a igreja, seja salvação, filhos de Deus, irmãos, Obra do Senhor Jesus, atuação do Espírito Santo, pois tudo isso pertence a essa dispensação conhecida como Graça, a que se refere a igreja.
No governo, Deus estabelece tudo segundo a Sua vontade, nele estão a Criação(incluindo aqui todas as coisas da criação), muito antes de criar Adão, Deus criou para Si mesmo. E  assim Deus criou homem e mulher e designou segundo a Sua vontade como se manifestaria, e vemos isso, pois Deus criou a mulher como ajudadora e tirou ela do próprio Adão, aqui Deus manifestou um sistema de governo, ou seja, de autoridade. Assim o Governo de Deus, sempre tem estado presente e agora ele está lado a lado com a Graça, até a vinda de Nosso Senhor, onde Ele estabelecerá o Seu reino, sob o Seu governo.

Jesus cumpriu em si mesmo os dois sistemas, pois Ele se deu a Sí próprio, e isto é Graça, mas de outro lado Ele cumpriu tudo que estava estabelecido, desde que Ele nasceria da semente de mulher até a cruz, e isto é obediência e tem a ver com governo.

Quero apenas mostrar um exemplo do governo estabelecido, pois isto nos ajuda a entender a obediência que está no nosso tema de estudo. Deus colocou Adão e Eva no jardim, mas o homem caiu e Deus ainda que lhe manifestou um meio de Salvação, mas apesar de ter um meio de salvação Ele expulsou os dois do jardim, pois não mudou o sistema que Ele estabeleceu, ou seja, o governo.

Então amados, temos que aceitar isso, que Deus estabeleceu o homem como cabeça da mulher, pois isto é governo e é imutável. E de outro lado somente a “igreja”, sabe que Cristo é o cabeça do homem. Então como “igreja”, nos reunimos para manter o testemunho de Deus diante dos homens. E assim a igreja revela a todos que Deus, é o cabeça de Cristo, Cristo o cabeça do homem e o homem o cabeça da mulher, isso é maravilhoso irmãos, os homens podem ver a manifestação do governo de Deus na graça que é a “igreja”. E assim temos revelado a cadeia de autoridade do governo de Deus, ou seja, Cristo obedece a Deus, o homem obedece a Cristo e a mulher obedece ao homem, e essa sequência de obediência é demonstrada na cobertura da mulher.
Assim sendo quando a mulher se cobre toda a igreja está dizendo: Eu me submeto ao governo de Deus e aceitamos a posição determinada por Deus sob todas as coisas.
Outro ponto importante que devemos recordar é que ainda que somente a mulher  tem, sua cabeça coberta, contudo, na realidade, Cristo tem Sua cabeça coberta diante de Deus, e todo homem tem sua cabeça coberta diante de Cristo.

Se entendermos que Cristo tem Sua cabeça coberta em figura diante de Deus, jamais negaríamos o ensino de se cobrir, pois ao nega-lo, estamos dizendo que Cristo não está debaixo da autoridade de Deus. Sendo assim cada um de nós em figura estamos cobertos na atitude da mulher que se cobre. Pois nossa cabeça não pode ser exposta perante o ensino de autoridade que temos diante de nós. Assim, a vontade de Deus em demonstrar ao mundo como funciona Seu governo, usa esse símbolo, para que o mundo possa ver que a mulher tem o homem como cabeça. Assim, meu apelo é que todos se submetam ao governo de Deus. Quando uma mulher cobre sua cabeça, ela está reconhecendo diante de Deus a base da posição de Cristo diante de Deus e na posição do homem diante de Cristo. Que lindo privilégio esse da  mulher. Ela não cobre sua cabeça  para si mesma; ela o faz representativamente e assim vemos a maravilha do símbolo da cobertura. Ela cobre sua cabeça por si mesma, porque ela é mulher; e representativamente porque ela representa o homem diante de Cristo e Cristo diante de Deus. Então quando a mulher cobre sua cabeça diante de Deus, é exatamente a mesma coisa que se Cristo cobrisse Sua cabeça diante de Deus. Igualmente quando a mulher cobre sua cabeça diante do homem, é exatamente a mesma coisa que se o homem cobrisse a cabeça diante de Cristo. Se Deus é cabeça então Cristo não é; se Cristo é cabeça, então o homem não é; se o homem é cabeça, então a mulher não é. Vocês entendem essas figuras?
Deus chama as mulheres para manifestar essas verdades. É através das mulheres que o governo de Deus é manifestado. São elas que receberam a responsabilidade de demonstrar o sinal de obediência sobre suas cabeças. Deus especificamente requer que as mulheres tenham suas cabeças cobertas quando orando ou profetizando. O homem não pode cobrir a cabeça, pois ele representa Cristo.

Agora vejamos como é interessante esse fato no versículo 8: Diz que o homem não provém da mulher, e isso nos remete direto a criação, pois hoje todo homem nasce da mulher. Então, fica claro aqui que o cabeça foi Adão. Não Eva. Além disso, "nem foi o homem criado para a mulher; mas a mulher para o homem". Exatamente pela ordem de Deus na criação, a mulher deveria estar em submissão ao homem.

Para terminar apenas quero recordar que a queda dos anjos se deu, pelo fato de sua não sujeição a Deus. Eles quiseram manifestar a sua própria cabeça, ou seja, o seu próprio governo.

Que maravilhoso é para as mulheres que estão em Cristo poderem manifestar essas verdades, pois o mundo não O conhece, e para o mundo se submeter a Deus é loucura. E assim esses mesmos anjos caídos podem ver que ainda hoje existem aqueles que se submetem a Deus e a Seu governo. Que cada uma das mulheres que amam a Cristo e querem estar sujeitas ao ensino da verdade das escrituras, possam se cobrir, manifestando em suas cabeças a submissão do coração.

Podemos ainda mostrar muitas verdade contidas nesse ensino, mas quero parar por aqui, certo que possa ter contribuído para que esse ensino seja feito de maneira correta.

Gostaria de acrescentar a esse estudo alguns pensamentos de pessoas que de algum modo contribuíram para a história:

 

Clemente de Alexandria (c. 150 – c. 215 A.D.): “Mulher e homem devem ir à igreja vestidos decentemente... porque este é o desejo da Palavra, uma vez que é decente que ela ore coberta”... “Por causa dos anjos... que ela se cubra”. (1)

Tertuliano(Cartago; c. 160 – c. 220 A.D.): “O homem cristão... não está sob nenhuma obrigação de usar uma cobertura” e a cabeça da mulher “deve trazer o véu”. (2)

Hipólito(teólogo romano; 170-236 A.D.): “Que todas as mulheres tenham as suas cabeças cobertas”. (3)

Ambrosiastro(um dos primeiros comentaristas bíblicos; c. 366-384 A.D.): Ao se referir à submissão feminina, ele afirma que “uma mulher, portanto, deve cobrir sua cabeça... na igreja...”. (4)

João Crisóstomo(Líder em Constantinopla, conhecido como “João Boca de Ouro”; c. 349-407 A.D.): Para o homem: “Não vos... cobrireis... ao orar diante de Deus, para que não insulteis tanto a vós quanto Àquele que vos honrou” Igualmente, a mulher deveria acrescentar uma cobertura de vestuário ao seu cabelo comprido para que “não apenas a natureza, mas também a sua própria vontade tome parte em seu reconhecimento de sujeição”. (5)

Severiano de Gabala(pregador em Constantinopla; m. 408 A.D.): Após afirmar sua crença de que os anjos (v. 10) devem estar presentes “quando o Espírito está operando”, ele escreve que “por esta razão as mulheres devem estar cobertas”. (6)

Agostinho(teólogo e escritor na África romana; 354–430 A.D.): “Não é adequado, mesmo às mulheres casadas, que descubram suas cabeças, já que o apóstolo orienta as mulheres a manterem suas cabeças cobertas”. (7)


Tomás de Aquino (filósofo e teólogo; 1225–1274 A.D.): “É relativo à dignidade de um homem (8)... não usar uma cobertura em sua cabeça... para mostrar que ele está imediatamente sujeito a Deus; mas a mulher deve usar uma cobertura para mostrar que, além de Deus, ela é naturalmente sujeita a outro”. (9)

Martinho Lutero(teólogo alemão e “pai” da Reforma Protestante; 1483-1546): Em referência ao v. 10, Lutero afirma que “as mulheres devem... cobrir-se com um véu por causa dos anjos”. (10)

Hugh Latimer(capelão do rei Inglês Eduardo VI e mártir sob Maria I; c. 1487-1555): “Paulo disse que ‘uma mulher deve ter um poder na sua cabeça”. O que é isto, ter um poder na sua cabeça? É uma figura de linguagem na Escritura... ter um sinal e símbolo de poder por cobrir sua cabeça... Ele, então, expressa preocupação com o fato de que as mulheres cristãs dos seus dias estavam usando a cobertura sobre a cabeça como um item de moda ao invés de um símbolo significativo descrito pela Escritura. (11)

A Confissão de Augsburgo (afirmação doutrinal das igrejas Luteranas; 1530): “Paulo ordena, em 1 Coríntios 11:5, que as mulheres devem cobrir suas cabeças na congregação... É devido que as igrejas observem tais ordenanças em nome do amor e da tranquilidade”. (12)

John Cotton(clérigo e colonizador inglês; 1584–1652): “Todos os membros da igreja... devem se reunir... os homens com suas cabeças descobertas, as mulheres cobertas”. (13)

William Quelch(pastor britânico; c. 1590–1654): “Os próprios apóstolos de Cristo... ordenaram esta regra para todas as igrejas... as mulheres devem velar ou cobrir suas cabeças, sempre que elas aparecerem na congregação”. (14)

John Bunyan(escritor e pastor na Inglaterra; 1628–1688): “Por esta causa deve a mulher ter poder”, isto é, uma cobertura na sua cabeça, “por causa dos anjos”... Parece-me que, santas e amadas irmãs, vocês devem ficar contentes de usarem este poder ou distinção”. (15)

John Edwards(pastor e autor teológico; 1637-1716): “A vontade de Paulo é que os homens coríntios, que eram convertidos e santos, deviam estar com a cabeça descoberta em suas assembleias religiosas. E de Paulo os cristãos em geral receberam e praticaram este uso... As igrejas cristãs hoje se conformam a este uso... Aquilo que o Apóstolo entrega neste capítulo a respeito do comportamento das mulheres nas igrejas não era apenas para as mulheres daquele tempo, mas é obrigatório até o dia de hoje. Todas as mulheres cristãs estão comprometidas, em virtude do que o Apóstolo diz aqui, de sempre estarem com suas cabeças cobertas no tempo de oração e outros exercícios religiosos... Mas, alguém dirá, ‘O argumento do Apóstolo não terá valor agora, se cobrir a cabeça não é um sinal de sujeição [na nossa cultura]’... E respondo, as mulheres cristãs devem... observar a injunção do Apóstolo [por razões além da questão da submissão, porque]... há outras razões, que sempre terão valor... [No que concerne à menção de Paulo aos ‘anjos’ no v. 10] esta razão é perpétua”. (16)

Charles Spurgeon(pregador batista britânico; 1834–1892): “A razão pela qual nossas irmãs aparecem na Casa de Deus com suas cabeças cobertas é ‘por causa dos anjos’. O apóstolo diz que uma mulher deve ter uma cobertura na cabeça por causa dos anjos”. (17)

Presbiterianos de Londres (1844): Um grupo de pastores associado à Assembleia de Westminster afirmou que a autoridade de Deus deve ser a base do governo da Igreja universalmente,(18) e que a “luz da natureza” é uma expressão de Sua autoridade. Como um exemplo disto, eles escreveram que “no caso dos hábitos de homens e mulheres nas assembleias públicas de suas igrejas, que as cabeças das mulheres devem estar cobertas, e as dos homens, descobertas, durante a oração...”. (19)

Thomas Teignmouth Shore(capelão real britânico; 1841–1911) anotou que o uso da cabeça coberta continuou em “eras sucessivas” após o tempo de Paulo. Ele escreveu que “até o dia de hoje o costume universal [continua], nos lugares cristãos de culto, de mulheres estando cobertas e homens, descobertos”. (20)

Alice Morse Earle(historiadora e autora americana; 1851–1911): Em seu livro de 1903, intitulado Two Centuries of Costume in America [Dois Séculos de Costume na América], ela afirma: “Uma coisa singular deve ser notada nesta história – que com todos os caprichos da moda, a mulher nunca violou a lei Bíblica que a ordena cobrir sua cabeça. Ela nunca foi aos cultos da igreja com a cabeça desnuda”. (21)

C. Sproul(teólogo e pastor,n. 1939): “Durante os meus anos de high school [ensino médio], quando eu ia à igreja no domingo de manhã, eu nunca via uma mulher naquela igreja (era uma igreja presbiteriana tradicional) cuja cabeça não estivesse coberta com um chapéu ou véu. Este é um daqueles costumes que simplesmente desapareceu da maior parte da cultura cristã”.(22)“Nós estamos persuadidos de que o mandado bíblico ainda está em vigor... Se há alguma indicação de uma ordenança perpétua na Igreja, trata-se daquela que é baseada em um apelo à Criação... E acho que não importa nem um pouco se é um lenço, um véu..., mas eu penso que o símbolo deve permanecer intacto, como um sinal de nossa obediência a Deus”. (23)

C. Sproul Jr.(teólogo e autor n. 1965): “A igreja rejeitou esta prática nos últimos trinta ou quarenta anos, não por causa de uma nova revelação interpretativa, mas por causa da pressão do mundo” De maneira geral “até 50 anos atrás, todas as mulheres – em todas as igrejas – cobriam suas cabeças... O que aconteceu nos últimos 50 anos? Nós tivemos um movimento feminista”.(24)“Eu acredito em cabeças cobertas na igreja” “Ele [Deus] nos diz que nossas esposas devem estar com as cabeças cobertas... Nossa família tem seguido esta prática”. “Alegra-me, também, ousadamente sugerir que virtualmente todos os cristãos, desde o tempo da epístola de Paulo até cerca de meio século atrás, concordam comigo neste assunto”. (25)Hoje, algumas pessoas aceitam que maridos têm autoridade sobre suas mulheres, mas não podem suportar ter uma mulher reconhecendo publicamente esta autoridade da maneira que Paulo descreve, isto é, cobrindo sua cabeça como um símbolo de submissão... Temo que muitos de nós que não honramos a Deus com nossas cabeças estejamos honrado a Deus com nossos lábios, mas não com nossos corações. (26)

Robertson McQulkin(reitor universitário n. 1927 – 03/06/2016): “Historicamente, os evangélicos creram que Deus comunicou a verdade entre os homens de tal maneira que ela pudesse ser compreendida e servir como um guia divino para o pensamento e a vida... mas, talvez por causa da influência do pós-modernismo, [agora nós temos uma] casa evangélica dividida... Alguns entre nós nos tornamos relativistas moderados, concedendo mais e mais terreno para o reino da incerteza... [por exemplo] nós desistimos do... uso da cabeça coberta... Agora nós somos desafiados por companheiros evangélicos para desistir de Adão e Eva, de papéis distintos no casamento, de limitações ao divórcio, de uniões exclusivamente heterossexuais, do inferno, da fé em Jesus como o único caminho para aceitação de Deus e – o que é mais essencial – de uma Bíblica inerrante”. (27)

John Murray (teólogo escocês, professor de Princeton, fundador de seminário; 1898–1975): “Como Paulo apela para a ordem da criação, é totalmente indefensável supor que o mandamento e o seu motivo tenham apenas relevância local ou temporal. A ordem da criação é universal e perpetuamente aplicável, como também são as implicações das condutas dela decorrentes”. (28)

William MacDonald(reitor do Emmaus Bible College e autor; 1917 – 2007): “Paulo ensina a subordinação da mulher ao homem indo de volta à criação. Isto deveria deixar de lado, para sempre, qualquer ideia de que este ensino sobre a cobertura da mulher era algo adequado culturalmente àqueles dias, mas que não é aplicável a nós hoje”. (29)

Charles C. Ryrie(autor, professor e reitor de seminário; n. 1925): “As mulheres devem usar véus ou coberturas no encontro da igreja, e os homens, não. As razões de Paulo são baseadas na teologia (autoridade, v. 3), na ordem da criação (vv. 7-9), e na presença de anjos na reunião (v. 10). Nenhuma destas razões estava baseada em costumes sociais contemporâneos”. (30) O comando de Paulo “não estava conectado com alguma peculiaridade local de Corinto”. (31)

Charles R. Swindoll(autor, professor, deão do Dallas Theological Seminary): "Para entender o que Paulo aborda, precisamos entender o princípio segundo o qual há uma ordem divina anunciada por Deus para nosso bem. Essa ordem permanece, embora tenha sofrido abusos, assim como tem sofrido qualquer outro elemento da vida humana desde a queda. Paulo se refere à prática costumeira em Corinto segundo a qual os homens não deveriam cobrir a cabeça durante a adoração, porque isso seria uma desonra. Por quê? Pelo fato de que, naquela cultura, o homem cobrir a cabeça com um véu era um símbolo de submissão. Então, Paulo está explicando que para a Igreja que um homem usar uma cobertura sobre a cabeça equivaleria a rejeitar a autoridade de Deus no contexto da oração pública. Da mesma forma, uma mulher que orasse e profetizasse sem um véu seria culpada do mesmo pecado de desonra por causa do significado cultural de símbolo. Amados, símbolos culturais podem variar, mas o propósito por trás deles é atemporal e deve ser aplicado em toda situação A autoridade de Cristo sobre sua Igreja transcende culturas.(32)

 

 

Reflita você mesmo leitor(a): qual a sua postura diante de tudo isso?

Pesquisa:

 

 (1) Clemente, Hypotyposes (Livro 3). Citado por Ecumênio (comentarista do Século X).

(2) Tertuliano, De Corona, Capítulo 14.

(3) The Apostolic Tradition of Hippolytus of Rome (18:4).

(4) Ambrosiastro (ed. Gerald Bray), Commentaries on Romans and 1-2 Corinthians (InterVarsity Press, 2009), p. 172.

(5) João Crisóstomo, Homily 26 (1st Corinthians 11:2-16). Philip Schaff, A Select Library of the Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church (New York: Charles Scribner's Sons, 1889), pp. 153-154.

(6) “Fragmenta in epistulam i ad Corithios,” ed. K. Staab, Pauluskommentar aus der griechischen Kirche aus Katenenhanschriften gesammelt (Aschendorff: Münster, 1933), 262. Traduzido em: A. Philip Brown II, A Survey of the History of the Interpretation of 1 Corinthians 11:2-16 (Aldersgate Forum, 2011), p. 7.

(7) Santo Agostinho, Epistula CCXLV.

(8) Aquino explica “dignidade” como o relacionamento do homem debaixo de Deus e o homem sendo a “glória de Deus” (v. 7).

(9) Thomas de Aquino (Fabian Larcher, trad.), Commentary On the First Epistle to the Corinthians. Aquino apresenta sua própria explicação de por que bispos, freiras e cantores de seus dias não estavam contrariando a instrução de 1 Coríntios 11 quando usavam (ou não) uma cobertura em suas cabeças.

(10) John H Treadwell, Martin Luther (London: Marcus Ward & Co, 1881), p. 217.

(11) The Sermons of Hugh Latimer, Volume 1 (London: J. Scott, 1758), p. 280-281.

(12) Confissão de Augsburgo, Artigo 28:54-55.

(13) John Cotton, The True Constitution of a Particular Visible Church (Samuel Satterthwaite, 1642). 

(14) William Quelch, Church-Customs Vindicated (London: M.F., 1636), p. 16-20.

(15) John Bunyan, Henry Stebbing, “A Case of Conscience Resolved (Women's Prayer Meetings)” in The Entire Works of John Bunyan, Vol 4 (London: City Road and Ivy Lane, 1860), p. 418.

(16) John Edwards, An Enquiry Into Four Remarkable Texts of the New Testament (J. Hayes, 1692), pp. 125 & 130-135.

(17) Charles Haddon Spurgeon, Spurgeon's Sermons on Angels, (Kregel Academic, 1996), p. 98.

(18) O documento indica que ele está se referindo: “não a igrejas, mas à igreja, no número singular, ou seja, de uma... [não apenas] a igreja de Corinto, ou qualquer uma igreja particular, mas apenas daquela única Igreja geral sobre a terra.”

(19) Thomas Henderson, ed, The Divine Right of Church Government (New York: R. Martin & Co, 1844), cp. 3.

(20) C.J. Ellicott, ed, A New Testament Commentary for English Readers, Volume 2 (Cassell & Company, 1884), p. 330.

(21) Alice Morse Earle, Two Centuries of Costume in America (1620-1820), Vol 2 (The Macmillan Company, 1903), p. 582.

[22] R.C. Sproul, Now, That's a Good Question! (Tyndale House Publishers, 2011), p. 347.

(23) R. C. Sproul, Now, That's a Good Question!, pp. 347-348. Sproul ainda afirma sua crença de que o uso da cabeça coberta é um comando universal em: Knowing Scripture (Downers Grove, IL: Intervarsity Press, 1977), p. 110; “Table Talk Magazine” (Coram Deo), 17-21 de junho de 1996.

(24) R.C. Sproul, Jr., Should Christians Only Sing Psalms in Local Churches? (Christianity.com).

(25) 321 blog de R.C. Sproul Jr.: 13 de gosto de 2013, 28 de agosto de 2012, 18 de abril de 2012.

(26) Gary Sanseri, Covered Or Uncovered (Milwaukie, OR: Back Home Industries, 1999), x.

(27) Robertson McQuilkin and Bradford Mullen, “The Impact of Postmodern Thinking on Evangelical Hermeneutics” in the Journal of the Evangelical Theological Society (Vol. 40/1, março de 1997), p. 69–82.

(28) John Murray, “A Letter To The Evangelical Presbyterian Church” in Presbyterian Reformed Magazine (inverno de 1992).

(29) William MacDonald, Believer's Bible Commentary (Nashville, TN: Thomas Nelson Publishers, 1995), p. 1786.

(30) The Ryrie Study Bible Expanded Edition (Chicago: Moody Press, 1995), p. 1832.

(31) Charles Ryrie, The Role of Women in the Church, First Edition (Moody Publishers), p. 74; Charles Ryrie, The Pauline Doctrine of the Church (Bibliotheca Sacra 115:457, janeiro de 1958).

  (32) Charles R. Swindoll, Bíblia de estudos Swindoll, Editora Mundo Cristão, página 1518.

 Julio e Miriam Ometto