O Que Devo Ler

Você me pergunta se deve continuar lendo livros, ou deve abandonar tudo e ler apenas a Bíblia. Vou tentar ser conciso e te ajudar.

 

Vamos por partes amado.

 Primeiro fiquei muito feliz de saber que tem uma esposa, pois é melhor dois caminhando que um só. Com certeza, temos a responsabilidade de ler a Palavra de Deus, mas quando falo ler, falo em meditação e aprendizado, podemos ler apenas como um papagaio e assim surtirá pouco efeito, falo pouco, por que a Palavra de Deus nunca é vazia e sempre nos ensinará. Mas se lermos em espírito de oração e meditando, sempre terá mais proveito. Vamos a um exemplo, se você ler a história de Mefibosete e não conseguir meditar, não perceberá as lindas figuras que o Senhor nos mostra, através de Davi, Mefibosete e Ziba, é nisso que falo em meditar, talvez seja preciso, ler e reler, como diz um professor conhecido meu, para se começar a entender o pensamento do autor, temos que ler sete vezes, então veja, precisamos crer que o Espírito Santo nos orienta, senão, vamos ficar dependentes de coisas humanas.

 Particularmente leio bastante, mas não leio qualquer livro, porque quero instrução e não passatempo. Também reconheço que a igreja como Corpo de Cristo, tem seus dons e eles muitas vezes, não estão próximos de nós, ou já se foram e deixaram um legado através da literatura, então, penso que o apóstolo Paulo era sábio nisso e disse que devemos reter o que é bom. Vou te dar um exemplo: se creio que sou cidadão do céu, não me interesso por nada desse mundo, política, religião de homens, noticiário, pois não me acrescenta nada. Por outro lado, existem algumas coisas que tenho necessidade de saber, pois tenho filhos na escola, faculdade, conservatório, enfim, algumas coisas que regem a nossa vida.

 Continuando, entendo que alguns autores do passado, e uns poucos de hoje, podem nos ajudar a compreender algumas coisas, pois existem aspectos, que sozinhos vamos demorar um pouco mais para aprender, mas é certo que vamos aprender, com os dons que Deus deu ao Corpo de Cristo, será mais fácil, mas nem sempre temos os dons próximos de nós. Particularmente, acredito que, a maior parte dos livros ditos evangélicos não ajudam. Mas não posso negar que existem alguns que podem colaborar. Mas posso dizer que cada um tem sua liberdade de escolha, e a sua escolha deve ser respeitada, seja ela qual for.

 Quando digo que leio, na verdade eu faço uma garimpagem, veja, se o irmão que é escritor, não entende sobre unidade do corpo, não serve, a não ser que o assunto, seja completamente outro, mas reconheço que é muito difícil encontrar coisa útil, mas existe irmão, e isso não posso negar. 

 Agora veja irmão, o Senhor usou muitos homens dotados de dons em séculos anteriores, que nos deixaram um legado quanto à doutrina, e isso tem sido muito bom, tanto para meu crescimento, como para outros amados, é certo que sempre lemos com a Bíblia aberta, mas entendo que me ajuda muito. Vou dar um exemplo:

 Digamos que vamos estudar Jefté, encontramos ele em Juízes 11 e 12, em I Sm 12 , mas também encontramos ele em Hebreus 11, se temos um livro que nos mostra isso tudo junto, vai nos ajudar, por que podemos perceber que ele é um exemplo para os pais, espero que esteja compreendendo. Outro Exemplo: muitos apontam para o Livro de I Co, e dizem que isso foi no passado, e não sabem separar doutrina de ordem, e nem ensino, com necessidade, mas poucos se atentam ao que está escrito no capítulo 1: 2, que tanto para aqueles, como para os santos em qualquer lugar, Paulo estava escrevendo.

 Agora que falamos bastante sobre literaturas, e espero que tenha colaborado de alguma forma, vamos à leitura da Palavra de Deus. Penso que devemos ler constantemente, mas precisamos ler e falar sobre a Palavra, mesmo que seja você e sua esposa, ou outros interessados nesse caminho ao qual você se posiciona. Mas como você me escreveu que por vezes isso trás confusão, deixe de lado um pouco as discussões e apenas leiam juntos em voz alta. Mas quando se sentirem mais maduros, voltem a discorrer sobre o assunto. Entendo que devemos ler a Bíblia toda, mas creio que devemos ir crescendo em conhecimento da verdade, e nisso as epístolas nos ajudam muito. Paulo foi o apóstolo dos gentios e quem nos trouxe a verdade da igreja, um assunto que está obscuro no velho testamento, mas ele diz que recebeu do Senhor, isso você encontra em Efésios, muitas outras instruções encontramos nessas epístolas, mas existem aspectos que temos que entender nos evangelhos e ou no velho testamento para compreendermos o que ele está dizendo, lembre se que tanto ele como os outros apóstolos não tinham nada além do antigo testamento e ou a revelação direta do Senhor, revelação essa que foi dada a eles e não temos mais nenhuma novidade hoje, sendo assim, a revelação está toda completa na Bíblia.

 Então vamos ao que tem me ajudado, leio diariamente uma porção, escrevo para muitas pessoas e reparto com outras, o que tenho aprendido. Aos sábados nos reunimos e lemos um capítulo juntos em seqüência, estamos lendo Atos dos Apóstolos, e discutimos esse capítulo, mas nessas discussões, muitas vezes trazemos porções de outros livros da Bíblia que se completam, por exemplo: Se lemos sobre Estêvão, encontramos muitas coisas para comentar do velho testamento, ou até de Paulo, que assistiu ao apedrejamento.

 Sendo assim, penso que deva ler constantemente capítulo por capítulo, ler por porções e por assuntos, ou seja, pelo menos três maneiras diferentes de ler ao mesmo tempo, talvez, você não consiga abranger as três maneiras, então se faça duas, mas se ainda não consegue, escolha uma, mas creio que tem que ler a Bíblia mais que tudo.

 Para resumir, a Bíblia sempre em primeiro lugar, mas ler algumas literaturas (com a Bíblia sempre junto) que nos orientam sempre é bom, principalmente aquelas que foram deixadas por irmãos no passado que eram dons no Corpo de Cristo, e aquelas que hoje podem nos instruir corretamente, creio que nesse sentido, sempre é bom consultar alguém sobre o assunto a ser lido, e trocar conversas assim como temos feito.

 Para isso penso que Atos nos dão um bom exemplo, quando diz, que os irmãos de Bereia, conferiam tudo para ver se de fato é assim, ou seja, independente de quem te escreve, se sou eu, se é outra pessoa, se está em um livro, sempre o melhor é conferir aquilo tudo na Palavra de Deus.

 

 Um grande abraço, sempre é um prazer compartilhar contigo e pode sempre contar com esse seu conservo, em Cristo Jesus Nosso Senhor.

Caso queira uma dica, comece por esse livro: