Josias Um Rei a Ser Imitado

É interessante notar algumas situações nos capítulos 34 e 35 de II Crônicas.

Aprendemos que Josias reinou durante 31 anos. E seu reinado começou com 8 anos, mas uma coisa que chama a atenção é que foi crescendo gradativamente a sua atitude para com o Senhor. Andou firme e na verdade sempre reto, sem desviar nem de um lado e nem do outro. E lembremos que nos seus dias, tudo era mau perante o Senhor, os homens andavam distante do verdadeiro Deus e se aproximaram dos deuses falsos, uma semelhança aos dias de hoje, mas isso, não afastou Josias de buscar a verdade, e assim, devemos entender que o cristão tem uma responsabilidade individual diante de tudo isso que vemos ao nosso redor, seja fora ou dentro. Veja que nos próximos 8 anos ele não foi influenciado pelo mal, e assim, vejamos o que ocorre em sua vida e que lição podemos trazer para nós. E que mal podemos ver, temos uma grande lista dos mais caminhos dos seus conterrâneos.

Com 16 anos, pois foi já com 8 anos de reinado, ele pessoalmente começou a buscar o Deus de Davi, seu pai, que influência ele teve nesses 8 anos para chegar até aqui aos 16 e buscar ao Deus de Davi, isso nos mostra claramente que a escuridão e as trevas que vivemos nos dias de hoje, não tem poder de influenciar um coração sincero de um filho de Deus, precisamos aceitar que a Palavra de Deus é a autoridade e ponto final. Temos acima de tudo um chamado “a buscar ao Deus de Davi, seu pai”, antes de qualquer tarefa, responsabilidade, envolvimento na obra, chamamento, enfim, nada pode vir antes desse chamado, de buscar a Deus. Um pouco depois com 20 anos, já com 12 de reinado, sua busca foi mais intensa e envolve toda a Judá e Jerusalém. Uma atitude que ia adiante de sua vida pessoal, nos fala de suas responsabilidades públicas, diante de seu encargo, pois era rei. Assim, pode ocorrer conosco, caso sejamos chamados para um ministério público. Seguiu aumentando seu campo de atuação, pois as escrituras dizem que ele fez o mesmo nas cidades de Manasses, Efraim, Simeão e Naftali, e só depois voltou a Jerusalém. Assim, com certeza podemos ver uma lição também conosco, e lembremos do jovem Timóteo, que tinha bom testemunho primeiro dos que o cercavam, depois dos de Listra e de Icônio, crescimento gradativo.   Interessante notar que primeiro foi ele pessoalmente que buscou ao Senhor, e depois de 4 anos de busca pessoal, se segue sua atuação pública. Que sirva para nós de exemplo, pois se não temos vida pessoal com Deus, como podemos levar aos outros as verdades das escrituras. Que fique aqui um alerta para cada um de nós, que devemos individualmente esquadrinhar as escrituras, buscar aprender, lembremos mais uma vez de Timóteo, que a Bíblia diz que desde a sua meninice aprendeu as sagradas letras,  II Tm 3:15.

Passou-se mais 6 anos, ou seja, com 18 anos de reinado, ele vai mais longe, pois manda a Safã, Maaséias e a Joá, para purificarem a Casa do Senhor, aqui parece ser o auge de sua atitude. E isso nos faz lembrar que nós temos uma responsabilidade, pois a casa do Senhor hoje é representada pela igreja, pois a Igreja é a morada de Deus, e assim, fica a nossa responsabilidade de viver somente para glorificar o Seu nome, abrindo mão de partidos, e associações, sejam elas quais forem, que isso soe como um sino em nossos ouvidos para que não desejemos voltar atrás daquilo que o Senhor tem nos mostrado a cada um.

Vemos a cada indivíduo, envolvido com responsabilidade, mas disso podemos falar em outra oportunidade.

Quando ele percebe a situação que o povo chegou, ele se arrepende e rasga suas vestes. Que modelo lindo para nós, chorarmos por aqueles que não conhecem a verdade e intercedermos intensamente e incessantemente por eles. Eu e você conhecemos muitas pessoas, algumas que ainda nem sequer são salvas, outras que não cresceram na graça e no entendimento da verdade, se fizermos uma pequena lista em poucos minutos teremos muitos motivos de oração.

Podemos ver também como é maravilhoso para os que andam em verdade e buscam ao Senhor com o coração sincero, pois a palavra do Senhor para Josias é: II Cr 34:28, que palavra maravilhosa para mim e para você, descansar e não ver o mal, por isso podemos esperar o Senhor!

E ainda mais, Josias honrou o Senhor pois leu todo o livro que fora achado, e ainda mais, depois se colocou em pé, que atitude maravilhosa de reconhecimento...eu e você, como agimos diante das circunstâncias, das dificuldades, enfim, qual é nossa maneira de honrar ao Senhor.

E quando chegamos no capítulo 35, o que vemos? Um memorial diante de nós, isso mesmo, um memorial, e como não lembrar aqui do desejo do Senhor? E o que nos trás a memória esse memorial? Como está o nosso coração em relação a isso?

Vejamos o que temos em II Cr 35: 18, isso mesmo, um memorial, que nunca antes fora celebrado de tal forma depois de Samuel...Isso nos faz pensar na nossa responsabilidade ante o Senhor no primeiro dia da semana, quando aqui estamos para anunciar a sua morte, em que condição você tem feito isso? Tem a convicção que naquele pão estão inseridos todos os santos? Que seja para você por um lado uma alegria e por outro uma responsabilidade esse memorial, e que você nunca deixe o seu lugar nesse memorial, como muitos infelizmente tem feito.

Que fique guardado para nós que a palavra de Deus é a autoridade máxima, e que é a ela que devemos nos submeter, ainda que os nossos dias sejam tenebrosos e mais uma vez podemos ver uma semelhança aos dias de Josias, que possamos como ele, preferir guardar e praticar os seus estatutos, e para nós já não são estatutos pesados e nem escrito em tabuas de lei, mais como disse o Senhor, em Mt 11:30 “ o meu jugo é suave e meu fardo é leve”, e tudo está escrito em nosso coração em amor. Que façamos todas essas coisas por amor ao Senhor.

 

Julio Ometto