A mesa do Senhor
Clicando aqui você poderá assistir a esse estudo.
Nas Igrejas de Deus, se encontra a mesa do Senhor, levantada para o partir do pão. Vemos isso desde o inicio – Atos 2:20. A comunhão entre os santos tem sua expressão na mesa do Senhor, pois ali todos têm comunhão com Cristo, como já disse o apóstolo: “O cálice de benção que bendizemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Senso um só pão, nós, mesmo sendo muitos, somos um corpo; pois todos participamos daquele mesmo pão” – I Coríntios 10:16, 17.
O fato de reunir-se regularmente para ler a Palavra de Deus e edificar se juntos, sem a mesa do Senhor e o partir do pão, não havia expressado a realidade da comunhão coletiva. Reuniões de crentes que não tem outro objetivo que ler e edificar-se, não haviam sido igrejas constituídas como igrejas. A mesa do Senhor, levantada no meio daqueles que se reúnem somente ao nome de Cristo, demonstra que eles formam uma Igreja de Deus, e que dita igreja tem sua existência própria. A mesa do Senhor, levantada nas diversas Igrejas de Deus, é também o que estabelece e demonstra a solidariedade entre elas, pois por isso professam ter ao mesmo Senhor, e são participantes do mesmo cálice e do mesmo pão. Finalmente, sem a mesa do Senhor, não havia ocorrido disciplina.
O capitulo 10 da primeira epistola aos Coríntios, nos fala da mesa do Senhor, enquanto o capitulo 11 dessa mesma epistola se refere à ceia do Senhor. A mesa do Senhor – I Co 10:21 - é colocada em contraste com a mesa dos demônios, levantada nos templos dos ídolos, para comer dos sacrifícios, que ainda eram oferecidos aos ídolos, que na verdade eram oferecidos aos demônios.
O versículo 17 desse capitulo nos da a conhecer que na mesa do Senhor se acha expressada a unidade do corpo de Cristo na terra: “Sendo um só pão, nós, mesmo sendo muitos, somos um só corpo; pois todos participamos daquele mesmo pão”. Nós, os membros do corpo de Cristo, que somos muitos, quer dizer, todos os membros do corpo, somos um só pão, um só corpo. Veja aqui o grande principio que se proclama na mesa do Senhor, e o terreno em que ela está levantada. À somente um pão da ceia e somente um corpo de Cristo na terra.
Os santos reunidos na mesa do Senhor em Corinto expressavam bem sua comunhão e sua solidariedade local; porém, não se achavam reunidos ao redor da mesa na qualidade de membros da igreja (ou congregação) de Corinto (a expressão, “membro de uma igreja ou congregação” é desconhecida na Palavra), senão na qualidade de membros do corpo de Cristo. Assim, mediante o partir do pão, expressavam a uma vez a comunhão entre eles em Corinto e a unidade do corpo de Cristo. E era igual em todas as Igrejas de Deus na terra.
A mesa era “a mesa do Senhor” e não dos santos. Unicamente o Senhor tinha a autoridade sobre Sua própria mesa. Os santos se achavam ali, reunidos em sua qualidade de membros do corpo, a fim de que, ao anunciar Sua morte, recordando se dEle, expressavam ao mesmo tempo, mediante o partir do pão entre eles, a unidade de Seu corpo na terra. Porém, cada uma das Igrejas era responsável por velar para que os direitos do Senhor, sobre Sua própria mesa fossem mantidos.
Vimos aqui como estavam constituídas as Igrejas no tempo apostólico, e qual era o pensamento do Senhor, no que se refere a sua mesa.
Porém, voltemos agora à pergunta:
Quer saber a resposta? Então clique agora!