Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? Eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo
que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram
foram batizados em NOME do SENHOR JESUS ( Atos 19: 3-5 ).
Prestemos atenção, olhando para a citação de Atos 19: 3-5 e para as frases sublinhadas, tirando o melhor proveito!
Das Palavras sublinhadas, vemos: No batismo de João - batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em JESUS CRISTO.
Batizados em Nome do SENHOR JESUS - o batismo Cristão, ou seja, o praticado depois da Obra consumada e do retorno do SENHOR JESUS para os Céus em glória.
Estes versículos, contemplados nas palavras sublinhadas, marcam uma clara diferença entre o batismo de João e o praticado na Igreja hoje, ou seja, o batismo cristão, dando nos a etender que nos evangelhos estava se na fase transitória da dispensação da Lei à dispensação da Graça de Deus.
Tomemos o exemplo do assunto do perdão das dívidas em S. Mateus 6: 12 : ''Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores'' ANTES da CRUZ. Agora vamos a Carta aos Efésios 4: 32 : ''Perdoando vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo'', DEPOIS da CRUZ.
Até alí nos evangelhos, vemos que as instruções morais conetadas com o Reino, exigiam que os filhos do Pai Celestial naquele Reino, perdoassem aos seus devedores para que o seu Pai que está nos céus (distanciamento) perdoasse a eles das suas dívidas. Mas, o perdão de uns para os outros entre nós, é o resultado da Graça imensurável de Deus a nosso favor mediante Cristo o nosso bom Salvador; tendo nós por isso o privilégio de usar alegremente a mesma Graça Divina em perdão aos nossos irmãos ou aos nossos semelhantes!
Antes de desenvolver o assunto tocante ao batismo Cristão; como resumo da comparação entre o batismo de João e obatismo cristão, deixo uma ponderação do prezado irmão JN Darbi:
''Paulo encontrou em Éfeso doze discípulos que criam, mas não tinham outros conhecimentos além daqueles que João lhes ministrara. O seu batismo reportava-se aos ensinamentos de João. Era um Cristo que havia de vir que eles esperavam, e um Espírito Santo devia ser comunicado pelo Senhor Jesus depois. Ora, o batismo de João exigia o arrependimento, mas de maneira nenhuma saia do âmbito do judaísmo, embora abrindo uma perspetiva de coisas mais excelentes, que decorriam da soberania de Deus e seriam o efeito da vinda de Cristo. Mas esse batismo de João era um batismo de arrependimento para o homem sobre a terra, não significando a morte a ressurreição''.
BATISMO CRISTÃO
Quando falamos sobre batismo, procuramos etender alguns aspectos. Existem três esferas às quais pode pertencer uma pessoa. Em Ef.esios 4: 4-6 vemos: (1) um círculo grande que abrange toda a humanidade, para a qual há um só Deus e Pai ( Pai no sentido de criador), incluindo todos os homens.
(2) Um círculo menor, ( um Senhor, uma Fé, um batismo), a esfera à qual pertencem todos os que são batizados com um batismo cristão, ou seja, passam a levar sobre si o Nome de Cristo, reconhecendo-O como autoridade (SENHOR), mesmo sem se sugeitarem a Ele, e incluidos numa só Fé, no sentido de crença na existência do Senhor Jesus. Este círculo inclui toda a cristandade, tanto os verdadeiros como os falsos.
(3) Um círculo menor ainda, ( um corpo, um Espírito e uma Esperança ), a esfera à qual pertencem os salvos, verdadeiros crentes no Senhor Jesus. O batismo introduz a pessoa no segundo círculo. Tendo isto em mente, vamos encontrar nas escituras diferentes tipos de batismos nos quais não entraremos em detalhes.
Já vimos com suficiência os pontos preciosos sobre o batismo de João; e, se afirmou com o testemunho extraido das escrituras que aquele batismo era para o arrependimento (Mat. 3: 11) e perdão (Marc. 1: 4 ; Luc. 3: 3).
Quanto ao batismo Cristão: Aqui entra o assunto do círculo cristão, onde é introduzido o batizado, e que inclui o falso e o verdadeiro. O batismo não regenera e nem pode salvar a alma. Tampouco tem ligação com S. João 3: 5 que trata do novo nascimento. A regeneração de uma alma só acontece por meio da Palavra de Deus e pelo poder do Espírito Santo dando nova vida, novo nascimento ou nova natureza para o ser (Êx. 40: 12; Lv. 8: 6; Ez. 36: 25-27; Zc. 13: 1; João 13: 10; João 15: 3; 1 Co. 4: 15; 1 Co. 6: 11; Ef. 5: 16; Hb. 10: 22; Tg. 1: 18; 1 Pd. 1: 23.
O batismo efetua uma mudança de posição: O batizado passa a identificar-se com o Nome de Jesus Cristo, entrando para o círculo reconhecido em toda a humanidade como cristão. Esta identificação com Cristo é exterior ''Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo'' (Gl. 3: 27); ''Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus'' (Gl. 3: 26, esta sim é a identificação da alma, interior, a qual é pela fé, ( acrescento a leitura de S. João 1: 12 e 1 João 3: 1). O batismo transforma a pessoa num discípulo, embora um discípulo possa ser falso (S. João 6: 60-66). O batismo identifica a pessoa com a a semelhança da morte de Cristo ( Rom 6: 3-4 ). A pessoa passa para uma posição não somente de morta, mas de sepultada.
O batismo salva como figura (1 Ped 3: 21) ; quando se fala de salvação em conexão com o sangue de Cristo, fala-se de salvação eterna onde a alma passa a ter um lugar diante do trono de Deus. Mas quando-se diz que o batismo salva em figura, é em conexão com o seu significado, ou seja, morte. A água foi um castigo de Deus; um juízo. A água foi morte para todos que estavam fora da arca, que permaneceram acima das águas do juízo. Noé e os seus foram salvos por meio de um juízo e se encotraram em uma nova posição, ainda nesta terra. Mas nada fala a respeito de suas almas. Assim também é com o batismo cristão: uma identificação com a morte e sepultura de Cristo, que foi ocasionada pelo juízo de Deus caíndo sobre Ele, nos colocando em uma nova posição neste mundo, ou seja, levando sobre nós o Nome de Cristo. Mas, as nossas almas só podem ser salvas se crermos em Cristo como o Salvador, e pelo mérito do seu Sangue remidor; por isso, segundo o Evangelho de Marcos 16: 16 ''Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado''.
* O batismo significa ser sepultado, ( Rom 6: 3; Col 2: 12) o primeiro homem e sua posição têm que ser eliminados de diante de Deus; o batismo com os benefícios que o acompanham, salva no sentido temporal, externo, em relação com a esfera de profissão Cristã sobre o mundo. Era deste modo que os judeus recebiam um perdão administrativo ( Atos 2: 38; 22: 16; 1 Ped. 3:21). Em Marcos 16: 16 vemos uma aplicação geral desta VERDADE.
As outras testemunhas terão de desenvolver melhor este Tema mui interessante para que todos possamos aprender mais e mais e nos beneficiarmos do alimento do Manã sem deixar o seu resto para o tempo posterior, pois, temos cada dia mais e mais desse Manã.
Texto produzido pelo nosso amado irmão Ishmael Timbe.