Será que temos esse cheiro?

Será que temos esse cheiro?

Vamos ler alguns versículos que encontramos no evangelho de Lucas 22.

Versículos 55 a 60 – “E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo”.

Ainda gostaria de ler com você Romanos 12:2- “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Agora gostaria fazer uma avaliação com você sobre tudo isso, primeiro não quero aqui falar sobre a negação de Pedro em relação ao Senhor Jesus, minha ênfase é sobre como podemos ser reconhecidos pelos demais como seguidores de Cristo, o que de fato revela aos homens que somos seguidores de Cristo?

 É bastante interessante lermos esse relato sobre Pedro, pois ainda que ele tenha negado o Senhor três vezes, nas três vezes ele foi reconhecido pelas pessoas que ali estavam com ele, com o um seguidor do Mestre, e assim para as pessoas naquele momento, ele era um dos que seguiam ao Senhor Jesus. Agora eu pergunto: Será que ele foi reconhecido pelo cheiro? Pois três vezes seguidas ele dizia não conhecer Aquele que era o Senhor e nas três vezes sua resposta foi refutada. Ah, amados que possamos assim também ser, reconhecidos pelos homens como seguidores do Senhor Jesus, que a moldura dele, e não estou falando de um quadro, mas sim de sermos formados nEle, tomarmos a forma dEle, pois o texto de Romanos 12 nos fala disso, que não sejamos na “forma” do mundo. Pense no caso do bolo, você o coloca para assar em uma forma quadrada e ele sai prontinho quadrado, mas se você o coloca em uma forma redonda, sai um bolo redondo, e é disso que estou compartilhando, como de fato é a sua forma? Segundo o mundo, ou segundo o Senhor Jesus? O que as pessoas conseguem ver quando olham para você? Alguém que escolheu seguir Jesus, ou apenas uma pessoa do mundo. Veja que no texto que estamos meditando, as testemunhas não estavam perguntando a Pedro, e sim simplesmente afirmando. Perceba que a criada apenas colocou os olhos nele e disse que ele era um dos seguidores, por isso estou dizendo, ele tinha o cheiro suave do Senhor em sua vida, ele emanava o bom perfume de Cristo, enfim ele tinha todos os trejeitos daqueles que já seguiam o Senhor a três anos.

Ainda que Pedro o tenha negado, não demora e outro olha para ele e afirma novamente que Pedro é um dos tais, ou seja, não tinha como esconder aquela verdade, e assim deve ser conosco, devemos manifestar a Cristo aos homens, Ele deve ser reconhecido em nossas vidas, queira Deus que as pessoas, possam dirigir o olhar a nós e dizer: Este é um dos tais que seguem ao Senhor Jesus, que de fato as nossas vidas manifestem isso.

E para que fique claro que não perguntavam se ele, Pedro, era um dos tais, as escrituras manifestam no próximo relato, “que passado quase uma hora, um outro afirmava”, assim, Pedro podia negar com sua boca, mas a sua vida manifestava que ele seguia Jesus, e assim devemos ser no que diz a manifestar quem somos, verdadeiros seguidores do Senhor Jesus. Que nossas vidas, possam ter esse cheiro maravilhoso da pessoa do Senhor Jesus, que possamos apenas com nosso olhar manifestar o amor do Senhor Jesus pelo pecador, que nossas palavras possam emanar a docilidade da verdade e que todos possam olhar para nós, seja numa roda de fogueira para esquentar do frio, seja na escola, seja na faculdade, seja no trabalho, enfim, seja onde estivermos, que o cheiro agradável dAquele que na cruz se deu por nós, esteja manifestado em nós.

Um grande abraço de seu irmão Julio.