Vamos seguindo em frente, agora com o capítulo 4 da Epístola em nossa frente.
Em tudo o que segue, a epístola se refere ao julgamento sobre a natureza não refreada, da vontade em suas diferentes forma: conflitos provenientes das cobiças (V. 1-2); petições feitas a Deus que procedem da mesma fonte (V. 3); desejos da carne e da mente que se desenvolvem e encontram sua esfera na amizade com o mundo, a que é assim inimizade contra Deus (V. 4). A natureza do homem cobiça com inveja, está cheia de inveja com respeito a outros. Mas Deus dá maior graça (V. 6). Há uma força que atua contra esta natureza se alguém se contenta sendo pequeno e humilde, com não ser nada no mundo. A graça e o favor de Deus estão conosco para nos liberar das perniciosas influências da carne, porque ele resiste aos orgulhosos e dá graça aos humildes. Sobre isto, o apóstolo desdobra a ação da alma dirigida pelo Espírito de Deus, em meio da incrédula e egoísta massa dos judeus com a que estava associada (V. 7-10), porque supõe que os crentes a quem se dirige estão ainda relacionados com a lei. Ao falar mal de seu irmão, ao qual a lei lhe dava um lugar ante Deus, falava-se mal da lei1, segundo a qual esse irmão tinha muito grande valor (V. 11-12). Esse julgamento pertencia a Deus, quem tinha dado a lei e quem sabia preservar sua autoridade, como assim também conceder liberação e salvação.
Nos versículos 13-16, a mesma própria vontade e esquecimento de Deus são censurados; a falsa confiança fundada no fato de contar com a própria capacidade para fazer o que se queira e a ausência de dependência respeito de Deus são postas de manifesto. O versículo 17 é uma conclusão geral, fundada no princípio já enunciado no capítulo 3, versículo 1, e no que se diz com respeito à fé. O conhecimento do bem, sem sua posta em prática, faz que a própria ausência da obra que se sabe fazer seja um pecado positivo. A ação do novo homem está ausente, o velho homem está presente; como o bem está ante os olhos, sabe-se o que se deveria fazer, mas não o faz; não há disposição para isso, não quer fazê-lo.
Para finalizar você clica e vai direto ao Capítulo 5