Irmos a Ele - por Jorge Arakelian

 Quero colocar aqui a mensagem trazida entre nós pelo amado irmão Jorge Arakelian de Buenos Aires, Argentina. Essa mensagem foi transcrita aqui pela ótica do irmão Roberto Arevolo, que na oportunidade foi o tradutor. Creio que ele conseguiu pegar a essência da mensagem e assim sendo me alegro em coloca-la nesse site.
Começamos a reunião cantando:
DESEJO ESCUTAR
1. DESEJO ESCUTAR ESSA VOZ
       DO MEU SALVADOR CARINHOSO,
    POIS A COMUNHÃO COM SEU CORAÇÃO
       AO MEU DÁ SEMPRE GOZO.
  Refrão - CRISTO TEM PRAZER EM ME CONCEDER
                      A MIM TAL GRAÇA SEM PAR;
                      PELO SEU AMOR, MEU SALVADOR,
                     A MIM SEMPRE QUER FALAR.
 
2. DESEJO COM CRISTO SEGUIR,
       QUERO SER POR ELE GUIADO,
    SIM, AQUI ANDAR PARA LHE AGRADAR,
       BEM LONGE DO PECADO.
3.  A CRISTO DESEJO SERVIR
        E FAZER A SUA VONTADE;
     QUERO COM JESUS CAMINHAR NA LUZ
        EM PAZ E SANTIDADE.
  O irmão Jorge nos trouxe seu encargo na palavra.
  Todos nós, que amamos o Senhor, queremos servi-LO como diz a estrofe 3 deste hino, mas primeiro precisamos ouvi-LO, receber a Sua graça através da comunhão com Ele, este hino, que embora foi cantado junto coletivamente ao Senhor, fala a nós de maneira pessoal, individual. Os tempos verbais "desejo escutar", "desejo servir", mostra nos que é uma experiência individual de cada um, para com O Senhor. 
  Lendo o livro de Atos 1:1-5, vemos que o Senhor antes da Sua Ascensão, no versículo 1 diz: Jesus começou não só a fazer mas a ensinar, enquanto esteve vivendo na terra, não somente fazia, mas ensinava, primeiro praticava e depois ensinava.
Sendo o contrário do ditado que diz: faça o que digo, mas não faça o que faço. Não devemos ser como diz Tiago 1:22-23, devemos ser praticantes da palavra e não meros ouvintes. Não adianta nós ensinarmos, sem de fato nós não praticarmos o que queremos ensinar.
  Em Atos 1 o Senhor Ascendeu ao céu e Sentou-se à direita da majestade nas alturas, e no capítulo 2, vemos o Espírito Santo descender dos céus, cumprindo assim a Promessa do Pai, que nos enviaria o outro Consolador.
  Assim nos vemos nos evangelhos que enquanto o Senhor vivia na terra, ainda O Espírito Santo não tinha sido enviado e não estava dentro dos discípulos. Isso só aconteceu a partir da festa de Pentecostes em At 2, o Espírito Santo desceu e todos os discípulos foram batizados com o Espírito Santo e surgiu a igreja em Jerusalém, e eles se tornaram as testemunhas do Senhor Jesus Cristo ressuscitado. A partir deste acontecimento, O Espírito Santo estava dentro deles.
  No evangelho de Mateus 6, O Senhor nos deixou a oração do Pai nosso, como modelo, mas não para ser rezado como uma repetição, mas como já tendo O Espírito, Ele nos guiaria para orarmos conforme Sua intercessão, com Suas palavras.
  Podemos dizer que não possuímos nenhum dom para servir o Senhor? Não, não podemos. Por termos O Espírito Santo em nós, Ele nos deu o dom Para servi-LO.
  Leiamos 1 Pe 4:10-11, "cada um administre aos outros o dom como o recebeu", foi Deus que nos deu o dom para servi-LO e também servir as pessoas, como bons despenseiros, da multiforme graça de Deus. A graça de Deus é multiforme, infinita, inesgotável, mas o Senhor nos deu algo para servir. Cada um de nós tem a responsabilidade e o privilégio de servir como bons despenseiros.
  Também em Ef 4:7 fala que "a graça foi dada a cada um de nós, segundo a proporçaõ do dom de Cristo".
   Ef 4:11 Tem os homens como dons dados ao Corpo de Cristo.
   Primeiramente vem os Apóstolos: Hoje temos apóstolos? Não temos, porque os apóstolos, são aqueles que viveram com O Senhor no Seu ministério terreno e foram as Suas testemunhas da Sua Ressurreição, At :21-22. Paulo veio depois e viu O Senhor no Seu ministério celestial.
   Depois vem os Profetas: Os profetas no Antigo Testamento falavam por Deus, eram O Seu oráculo. Os profetas também foram aqueles que nos deixaram os escritos do Antigo e Novo Testamentos, como no caso de Lucas, que deixou o Evangelho e o livro de Atos.
   Nesse sentido não há mais profetas, o que há hoje é o ministério profético, do qual se fala em 2 Tm 4:1-5. 3:14-17.
   A igreja é edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, Ef 2: 20-21.
   Em 1 Pd 4:11, se alguém falar, fale segundo a Palavra de Deus, podemos ver que profetizar como diz neste versículo é falar a Palavra de Deus que está nas Escrituras. O que ocorre quando nos reunimos, e o dom de profetizar é exercido, 1 Co 14: 21,31.
   Temos que ver que os dons são dados por Deus a nós, por isso temos que buscar ao Senhor, para Ele ser a fonte, porque se falo alguma coisa de mim mesmo, vou desviar os ouvintes do foco, e eu posso cair em soberba. Tudo foi dado pelo Senhor para a Glória de Deus a não para a glória dos homens, 1 Pd 4:11.
   Podemos ver que 1 Co 12:4-11, O Espírito é que concede os dons. Vemos que a Trindade Divina é que concede os dons par a edificação do Seu Corpo.
   Prosseguindo com o versículo de Ef 4:11, Evangelistas : Há evangelistas? Certamente, porque há muitos eleitos do Senhor e os evangelistas tem o dom de ir as pessoas que estão no mundo, "pescá-las" para traze-las para Deus.
   Mas para onde levá-las? Para qualquer lugar da preferência do homem? Não, não é esse o desejo do coração de Deus.
   Onde está o lugar? Hoje o lugar é uma pessoa viva "O Senhor Jesus", Mt 18:20, 2 ou 3 reunidos em Meu Nome ali Eu estarei.
   Antigamente era um lugar geográfico e com datas fixas, as 7 Festas Solenes, para o povo de Israel que tinha a dispensação terrenal da lei, Dt 16:11b tinham que escolher o lugar físico, para ali fazer habitar o Seu Nome, Dt 16:16-17. 
   O povo de Israel tinha as bençãos terrenas, para poder extrair-se da terra, da colheita, trazer ao Senhor nessas festas.
   Isso também se vê na edificação do Tabernáculo, onde o povo voluntariamente trazia as ofertas de ouro, prata, pedras preciosas, tecidos, etc.
   Mas não era para se apresentar de mãos vazias, mas conforme a benção que O Senhor Deus tinha dado.
   E nós? Muito mais, nós que temos a realidade das figuras do Tabernáculo, que o Apóstolo Paulo fala na epístola aos Hebreus.
   E quando nos reunimos? Nós vemos que no começo da igreja no tempo de Atos, ela se reunia, todos os dias, ou seja podemos nos reunir 365 dias ou 366 dias se o ano for bisexto, mas de maneira especial temos o primeiro dia da semana, para lembrarmos do Senhor, o dia da Sua Ressurreição no Partir do Pão.
   Voltando a Ef 4:11, Pastores e Mestres : Sãos dons que as vezes estão juntos ou separados. Os pastores, não no título mas na função, tem o dom de cuidar dos irmãos, guardando-os, estimulando-os a sempre manter a comunhão no Corpo. E o dom de mestre? Todos os irmãos podem falar a palavra de Deus que estão nas Escrituras, mas quem tem o dom de mestre nos mostra pontos profundos na palavra, que nós não veríamos, como cita Pedro em sua epístola 2 Pd 3:15-16, falando de Paulo.
   Mas voltando a pergunta: Onde é o lugar para nos reunirmos? Qual é o lugar que O Senhor escolheu? Mas se existem tantos lugares, tantas denominações que se intitulam "igrejas"? Ontem passei em determinado lugar e vi pelo menos 20 denominações que se intitulam "igrejas".
   Nos vemos ao longo da história da humanidade, que tudo o que Deus entregou ao homem, o homem destruiu, vemos que desde Adão, passando por Noé, Moisés e o povo de Israel, tudo foi destruído pelo homem, redundando em fracasso, por não ser fiel a incumbência que Deus lhe deu.
   O mesmo ocorreu com a igreja, em que as opiniões e maneiras humanas, deram lugar a que coisas fora da vontade de Deus entrassem, e assim a unidade do Corpo de Cristo foi destruída.
   O homem dividiu essa unidade em infinitas partes, mas uma coisa que o homem não pode impedir é de se dar o Testemunho da unidade do Corpo de Cristo, porque O Senhor nos deu a maneira de dar esse testemunho dessa unidade, que O Senhor se refere em Jo 17.
   Mas como? Primeiro temos que buscar O Senhor, para que Ele possa nos mostrar o que é estar reunidos no Seu Nome e encontrar àqueles que o Senhor chamar.
   O homem quando  serve O Senhor por si mesmo, destrói o que Deus uniu, por isso o homem não é capaz de restaurar essa unidade.
   Em 1 Co 3:10-15, Paulo nos diz sobre os materiais que podemos edificar, sobre o fundamento que ele lançou; ou nós edificamos com os materiais que procedem do Deus Triuno, ou nós edificamos com os materiais que procedem do homem natural: madeira, feno e palha. Os primeiros resistem ao fogo, mas os segundos, não.
   No livro de Hb 13:12-13, diz saiamos fora do arraial, que é o acampamento, esse acampamento foi estabelecido por Deus, que consistia nas 12 tribos de Israel em volta do tabernáculo de Deus, mas o povo de Israel se corrompeu, com o paganismo das nações em sua volta e caíram em idolatria, Ex 32..
   Chegando a época da igreja no Novo Testamento, aconteceu a mesma coisa, ela se tornou a cristandade mundana.
    Tive comunhão com um irmão que me disse que ele saiu de uma denominação, por que se tinha tornado insuportável continuar se reunindo com eles, porque até coisas do carnaval tinham entrado, então o irmão me disse que saiu de lá, e agora preferia ficar em sua casa e não queria mais participar desse tipo de reunião.
    Mas a palavra em Hb 13:13 diz: saiamos pois a Ele. Não é suficiente nós sairmos do arraial, apartando-nos da iniquidade, mas temos que ir ao lugar, que não é mais físico mas é uma pessoa viva, o próprio Senhor,e é Ele que nos reúne.
    Como dissemos anteriormente, mesmo que o homem tenha destruído a unidade da igreja, não pode, destruir o testemunho da unidade.
    Quando nós, nos reunimos no Nome do Senhor, sendo Ele o nosso centro, e nos retirarmos de toda organização religiosa, dos outros nomes, que não estão na palavra de Deus, damos lugar e liberdade , para O Espírito Santo nos guiar e  assim podemos em Espírito e em Verdade com verdadeira adoração, dar esse Testemunho.
   Quando? No dia do Senhor, o primeiro dia da semana, O Senhor celebrou a Pascoa, tomou o cálice, que foram os símbolos ou emblemas, tipificando a Sua Morte, para nos resgatar e fazer parte do Seu Corpo Místico na terra, que é a sua Igreja.
   Em 1 Co 10 e 11, o Pão que nos foi dado, nos mostra o sacrifício da sua Morte, que Ele foi partido na cruz por nós, também o Pão nos mostra em 1Co 10:17 que nós sendo muitos, somos um único Pão e quando celebramos a Ceia do Senhor, todos os Seus filhos , estão incluídos nesse Pão e quando tomamos o Cálice do vinho, nos mostra que o sangue do Senhor Jesus foi derramado para nossa expiação dos pecados, Ele tomou o Cálice da maldição, dos sofrimentos e nos deu o Cálice da benção.
    Portanto, precisamos pedir ao Senhor que nos mostre e nos leve a reunirmos no Seu Nome e que podemos dar esse Testemunho, mesmo hoje em tempos de ruína da igreja.
    Possuímos O Senhor como nosso centro e realidade do Seu Nome, a Palavra como nossa autoridade e O Espírito nos guiando.
    O que é a Igreja então? Os que nasceram de novo, Seu Edifício, Seu Corpo, Sua Noiva, que tem a natureza celestial, que espera o Noivo para as bodas do Casamento, a sua Volta, onde seremos arrebatados com O Senhor.
    Como já era um pouco tarde o irmão, abriu mais um tempo para perguntas.
    Um irmão perguntou: O que é não discernir o Corpo?
Vejamos aqui a resposta: Em 1 Co 11: 20-22, 27-29 vemos que os coríntios faziam a festa do amor e traziam suas refeições e se reuniam, e no meio dessa reunião partiam o Pão e celebravam a Ceia do Senhor. Esses irmãos tinham vindo de uma região de idolatria, por isso nos versículos 27-29, fala que cada um tinha que ter um auto juízo com respeito ao seu andar, como fala em 1 Co 10: 20-21. E a questão de celebrar a Ceia do Senhor como algo comum sem a devida reverência e temor, era participar da Ceia indignamente. Embora os emblemas que foram dados pelo Senhor como o pão e o vinho, fossem simples em si mesmos, representavam a Pessoa do Senhor, no Seu sacrifício, na Sua Morte, para obter a Sua Igreja como Seu Corpo, e participar de uma maneira leviana era não discernir O Corpo, por isso foram julgados pelo Senhor, alguns ficaram doentes, outros até dormiram, que nesse texto nos remete a morte fisíca. Mas por outro lado, não podemos olhar para nós mesmos e achar que temos ou não méritos de participar da Ceia, por nós mesmos, pecadores miseráveis que somos, nunca seremos dignos disso, mas o Senhor que morreu por nós, nos habilitou  a entrar na Sua Presença e podemos dar esse Testemunho. por sua Morte e Ressurreição, nos tornou dignos a participar dessa celebração, para Sua memória, até que Ele venha. Por isso no vers. 28 diz examine-se a si mesmo e coma deste Pão e beba deste Cálice. O Senhor nos encoraja a participar de Ceia.Vejamos também que o meu viver afeta O Corpo, o Testemunho coletivamente.
    Outra pergunta: O que me faz participar desse testemunho da Mesa do Senhor, posso vir de vez em quando, ou reunir também em outros lugares, participar de outras mesas? um dia no Sábado, outro dia no domingo? ou na semana que vem, se encontro irmãos que tenha afinidade posso ir na Ceia deles? Isso é a unidade que o homem faz, o ecumenismo, posso ficar junto uma semana e depois cada um vai para suas próprias reuniões.
   Vejamos aqui a resposta: Por isso O Senhor tem que mostrar, que Ele me reúne e Ele me leva àqueles que viram essa realidade que é estar reunidos no Seu Nome.
   A última pergunta: Tem lugares onde se celebra a Ceia com suco de uva. Isso está correto?
Vejamos aqui a resposta: O Senhor na Pascoa a celebrou com vinho. Mas visitei uma localidade em que havia 2 irmãos que tinham saído do alcoolismo, a tanto custo, então os irmãos decidiram celebrar com suco de uva, por causa disso. Existem países no Oriente Médio, onde é proibido e considerado crime beber vinho, e se os irmãos tivessem que levar vinho em quantidades grandes seria impraticável e arriscado, então os irmãos, pegam uvas passa na água e fazem a bebida, o importante é o que o emblema representa, a ênfase está mais no cálice, do que no conteúdo. Também fui visitar tribos indígenas no Peru, e eles tinham o hábito de beber bebidas fortes, e não era prático levar a essa região vinho em grandes quantidades, então pediram orientação para O Senhor e fizeram com uma fruta local um suco da cor roxa que lembrava o vinho, tudo depende da orientação Dele.
Assim encerramos essa dissertação sobre a ministração de nosso amado irmão Jorge Arakelian.