O que é o Mal.

Estive pensando sobre esse texto de Judas, e creio que essa pequena colocação do falecido irmão C.H. Mackintosh pode colaborar em muito conosco.

Jud 1:11 Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.

"Judas resume os três tipos de caráter do mal (conforme é evidenciado nestes homens), e da independência de Deus. Primeiro, o mal natural, a oposição da carne ao testemunho de Deus e ao Seu povo genuíno, e o ímpeto que essa inimizade dá ao desejo da carne. Em segundo lugar, o mal eclesiástico, ao ensinar o erro em troca de recompensa, sabendo o tempo todo que isso é contrário à verdade e prejudicial ao povo de Deus. Terceiro, a deliberada oposição e rebelião à autoridade de Deus que é encontrada em Seu verdadeiro Rei e Sacerdote. Conforme somos lembrados aqui, estas três formas de mal foram representadas por Caim, Balaão e Coré, e agora aprendemos que, por meio da energia do inimigo, elas são reproduzidas em cada época da Igreja, por não passarem de expressões típicas do corrupto coração humano em oposição à obra do Espírito de Deus. Tendo sido assim alertados e instruídos, não é difícil detectarmos todas essas formas de corrupção na Igreja de Deus nos dias atuais".

 

Lendo as palavras do falecido irmão, basicamente podemos dizer que:

Caminho de Caim, é a conduta do próprio homem, onde está a justiça própria, onde ele se acha capaz de fazer algo que agrade ou seja a favor de Deus, pobres mortais, somos nós, achando que por nosso esforço podemos chegar a Deus.

Prêmio de Balaão, consiste simplesmente em ensinar errado em troca do ganho ou lucro, e como podemos ver isso hoje, homens usando a bíblia em favor de seus bolsos, pobre infeliz desses que a bíblia diz, "hoje pedirão a tua alma".

Contradição de Coré, nada mais é que ser insubordinado a autoridade das escrituras, do ensino dos apostolos, e como hoje ouvimos homens dizendo, "isso é do passado", "agora não precisa ser mais assim", ou até se levantando contra a autoridade dos apostolos.

 

Agora pense e responda, você tem se apartado desses?