Princípios de Reunião

  Tivemos a alegria de receber entre nós o irmão Nelson de Buenos Aires - Argentina, e este pode compartilhar conosco a Palavra do Senhor em uma quinta feira e muito nos edificou. Segue abaixo um pequenos resumo da sua mensagem.

Iniciemos lendo Mt 18:20: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome, ali, estou eu no meio deles." Na verdade a maioria de nós sabe de cor e salteado esse texto e é bom que saibamos, pois ele é importante.

Embora o capítulo 18 fale do reino dos céus podemos aprender alguns princípios e preciosos ensinamentos. Podemos ver pelo contexto, mais claramente o princípio de estarmos reunidos no Nome do Senhor.

Já no primeiro versículo do capítulo, vemos a inquietação dos discípulos, pois perguntam ao Senhor, quem é o maior no reino dos céus. Ah, e como isso se parece conosco.
O Senhor com muita sabedoria responde a essa pergunta, com um exemplo, no versículo 2. O Senhor chama uma criança e a coloca no meio deles. Que atitude e que lição para nós, podermos aprender com o Senhor que temos que nos tornar como uma criança. No versículo 4 lhes diz que quem se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. Veja que distinção das organizações do mundo. Pois em uma empresa ou organização do mundo, não é assim, pois é importante, sabermos, quem é o maior, o líder, para haver ordem, senão não funcionaria e seria um caos. Veja que entre os santos não deve ser assim.
  Agora podemos ler I Timóteo 3:14-15: "Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade." Agora temos a pergunta: Como devemos nos conduzir na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo? O Senhor no começo do capítulo colocou uma criança no meio dos discípulos, e isso nos fala de nosso carater, mas no versículo 20, de Mateus 18 que já temos visto e o conhecemos tão bem, ocorre uma mudança, veja que é Ele que está no meio de nós, isso indica que Ele é o nosso centro e a nossa autoridade. Ou seja temos que reconhecer o nosso lugar, humildes e simples como uma criana e submissos a Ele.
  Nós somos como os discípulos, naturalmente, quando nos reunimos, temos a inquietação de ver quem está na ordem de ser o maior, de fazer algo, de ser o mais importante, pobre homens somos nós.
  Precisamos deixar a nossa vida natural de lado e vivermos esta palavra, nos converter e nos humilhar para sermos como uma criança que deixa o Senhor liderar, nos submetendo a Ele em todas as coisas. 
  Ainda no capítulo 18 de Mateus mais adiante vemos a questão de escandalizar ou causar tropeço aos pequeninos. Então devemos nos perguntar: Quem são os pequeninos? Podem ser os irmãos de pouca idade, os recém convertidos, os de pouca estatura espiritual, podemos aplicar isso de várias maneiras. Como os podemos escandalizar, ou os fazer tropeçar? Com as nossas atitudes, com as nossas palavras. 
  Do Senhor saiam palavras, que quando as pessoas O ouviam se maravilhavam, dos Seus lábios se transmitiam palavras de graça. Precisamos aprender a sermos assim.
  Ainda neste capítulo temos a questão do perdão, Pedro perguntou ao Senhor, vers. 21-22, quantas vezes se deve perdoar a um irmão que peque contra nós. Até sete vezes?. Não. Mas, até setenta vezes sete. Através da parábola do credor incompassivo, vers. 23-34, Vemos que nós tínhamos uma dívida impagável e que o Senhor nos perdoou, e assim nós devemos perdoar os irmãos do íntimo de nosso coração, lembrar que éramos devedores e que o Senhor nos perdoou. Isso é muito importante.
  Há outra passagem nas Escrituras que fala de se tornar como criança: Hebreus 5:11-14. O apóstolo Paulo não pôde falar mais coisas da palavra de Deus, porque os crentes hebreus, se tornaram tardios em ouvir, porque não tinham crescido no conhecimento espiritual, lhes faltava o discernimento espiritual para o bem e o mal.
  Por esses versículos podemos entender que o Senhor não quer que continuemos sendo crianças no conhecimento do Senhor em Sua palavra. Vejamos que temos duas situações distintas.
  Quando nos reunimos, devemos nos humilhar e sermos como crianças, mas no conhecimento Dele e das coisas do Senhor, devemos almejar crescer.
   Em II Timóteo 3:16-17, diz que a "Escritura é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda e boa obra".  
   Voltando a falar de como nos reunimos, a passagem de I Coríntios 14;40, o apóstolo  da a ordem: faça-se tudo decentemente e com ordem e no final do versículo 26, faça-se tudo para a edificação. Mas qual o significado disso? Significa que não é esse fazer de acordo com a minha maneira, mas com a maneira Dele. Do Senhor.
   Cada um de nós precisa tomar esta palavra para si mesmo, temos a tendência de esquecer, mas devemos recordar de não termos as mesmas inquietações que os discípulos tinham, de saber quem é o maior e de fazer algo, por si, mas recordar, que o mais importante é ter a Sua Presença.
   A Sua Presença não vem de nós sabermos de cor ou repetir, que o Senhor está em nosso meio, mas de ter de fato a Sua Presença.
   E ao estarmos reunidos no Nome do Senhor, deixemos de lado, nossas inquietações, não nos esquecendo a nossa origem e posição, assim o Senhor nos liderará e nos guiará com O Seu Espírito Santo e desfrutaremos com mais plenitude a Sua bendita Presença.
   Finalmente em II Pedro 3:18 diz: "crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém."  
Este texto foi compilado com a ajuda do irmão Roberto, que foi o tradutor do irmão Nelson.