Sobre a Redenção Efetuada

Nesse primeiro momento, gostaria de continuar escrevendo sobre a graça e nesse sentido, gostaria de escrever sobre a redenção, que o Senhor Jesus efetuou, pagando o preço de resgate.

O Senhor Jesus, nos efetuou uma redenção pois eramos escravos, seja do temor da morte, seja da sujeição a religiões, seja ao diabo, então ser resgatado é ser tirado de um destino que já está encaminhado, e é exatamente isso que o Senhor Jesus fez.
Para tanto precisamos entender primeiro o que ocorria no velho testamento. Nos livros de Êxodo, Rute e Isaías, encontramos vários aspectos dessa redenção:
Em Ex. 6, vemos a redenção de Israel através dos braços fortes do Senhor.
Em Rute, vemos a redenção por resgate, ou seja alguém pagou, leia Rt 3 e Rt 4, também leia Lv 25: 25 a 52
Agora em Isaías vemos uma redenção vindoura:
Is 41:14; 47: 4 ; 49:26 - vemos a futura redenção de Israel como povo terrestre de Deus, e sabemos que isso ocorrerá no futuro, lendo Lc 21: 28
Agora vamos falar da redenção do homem, começando lendo Is 52:3, Is 59: 20, I Pe 1:18 e entendemos tudo isso na figura da oferta do cordeiro pascal em Ex 12.
Em Rm 7:14, encontramos que somos escravos do pecado e em Jo 8:38, vemos isso confirmado. Assim vemos que todos, sejam judeus ou gregos estão debaixo do pecado, Rm 3:9, mas em Rm 3:24. diz que obtemos a redenção.
Em Mt 20:28, vemos que Cristo deu sua vida em resgate pela nossa, confira I Tm 2:6.
Como poderíamos pagar essa dívida, não podemos, então Cristo que era sem pecado deu a Sua vida pela nossa, Ef 1:7, Tt 2:14 e Rm 8: 2 e 3.
Agora falando do resgate ou redenção da lei, vamos a Gl 3:13, Ele cumpriu a lei em todos os seus aspectos. Mas a lei também nos faz escravos, leia Gl 4:3 a 9, então compreendemos que Cristo nos tornou filhos de Deus, e encontramos em Gl 2:19 que estamos mortos para a lei.
Agora vamos ao domínio de Satanás, seja através de religião, Cl 2: 21, ou pelo mundanismo Ef 2: 2 e Cl 2: 8 e para saber que o home não salvo está debaixo desse poder leia Hb 2:15. Agora vejamos At 10:38, Cl 2:15 e Hb 2:14 e descobrimos que Cristo nos livrou das garras de Satanás.
Agora lendo Hb 9: 12, percebemos que Cristo fez para sempre, mas infelizmente ainda na terra todos estamos no corpo de corrupção, Rm 8: 21, mas não mais sujeitos a escravidão.
Agora leia Os 13: 14 e I Co 15:55 e lembrará que chegará o dia da vitória.
Mais alguns versículos para sua meditação no assunto:
Ef 1: 5 a 7, Cl 1:12, I Pe 2:5, I Pe 1: 18, 19, I Co 6:20, Mt 13:44, Is 52, Is 53, Is 54.
Espero que possa confiar plenamente na obra de redenção efetuada, e assim, sabemos que não mais somos devedores, nem a lei, nem a carne e nem ao diabo.
Continuamos semana que vem esse assunto.
Agora vou dar uma meditada no seu e-mail.

Um abraço.