Sobre o Livro de Judas

Caro irmão, fica claro que você está identificando corretamente, de fato, a carta se inicia de uma forma e no versículo 3, percebe-se a mudança de conotação e de assunto. Caro irmão, exortar está ligado a incentivar e admoestar está ligado a censura, ou instruir através de censura, um exemplo, seria não faça tal coisa por causa disso...Então entendo que Judas, age das duas formas, exortando e admoestando.

Veja amado, quanta dissolução tem na graça,através das religiões, muitos ensinam que a graça vai acompanhada de outras obrigações, sem falar em outras coisas. Ou seja, um mal ensino pode levar a graça a diluir, perder seu significado, ficar aguada...
 
Banqueteando, outras passagens nos mostram que eles tinham costume de se reunirem no primeiro dia da semana, para anunciarem a morte do Senhor e para celebrarem juntos a refeição, em outras versões aparece como "festa de amor", leia com atenção I Co 11: 20, isso me parece que ocorria costumeiramente no início da igreja.
 
Veja bem amado no 22, o texto original diz "salvai", e a referencia de odiar não está relacionada a pessoa e sim as sua atitudes, veja um exemplo, temos que amar os perversos, mas odiar a sua pratica de pecado, entendeu. Atitude de salvação para com a pessoa e de ódio para com as suas praticas pecaminosas, que é uma referencia a não amar, ou a amar menos.
 
Sugiro que olhe a bibliaonline.com.br, versão ACF, e também Judas, tradução literal do original neste site, clicando a esquerda em "Tradução Literal".
 
Como disse irmão, "saldai" está fora do contexto e todas as boas versões, falam em "salvai".
 
Agora quanto a 1º João, você tem toda razão, a Bíblia nos conclama a tomar distancia dessas pessoas, não devemos ser mal educados e nem deselegantes com ninguém, mas estar em comunhão, relacionar, convidar para vir em casa, nem pensar.
 
Temos que esquecer o jargão religioso, de saudação, "paz do Senhor", "paz de Deus", não é isso que a Palavra fala, ela fala de intimidade, de comunhão, saudação é algo íntimo e precioso, veja as cartas dos apóstolos, saudarmos uns aos outros é muito mais que um jargão, que uma frase sem intimidade, é de fato intimidade entre irmãos verdadeiros, aos quais posso saldar com ósculo santo e receber em minha casa com muita alegria.
 
Quanto aos impios/impostores, um bom retrato deles encontramos em Gl 5: 19 a 21, interessante é vermos o que significa sensual e para isso e para outras pesquisas, devemos usar um dicionário de português que nos ajuda muito
Sensualidade = Inclinação pelos prazeres dos sentidos; amor das coisas ou qualidades sensíveis.

Luxúria, lubricidade, lascívia, libertinagem: Sensualidade é o mesmo que  lascívia, libertinagem, lubricidade, luxúria, volúpia. 

Também podemos encontrar esses homens em II Tm 4.

Fico feliz pelo seu interesse pela Palavra de Deus e sempre que puder estar pronto em ajudar.
Estamos orando por você e sua esposa.

Um abraço,

Julio