Muito obrigado por me procurar, vou me esforçar para responder a contento, e sei que existem muitas vozes falando sobre esse assunto nos dias de hoje.
Mas foi importante a sua colocação irmão, pois com sua pergunta voltei a meditar no assunto e li alguns artigos antigos e também revi minhas anotações bíblicas, o que foi muito precioso para mim.
Tenho por certo que você sabe o que se refere “um testemunho” quando se dirigiu a mim com essa pergunta. Sabemos que individualmente somos conclamados á ser testemunhos, vamos ler um texto de apocalipse que se repete em alguns capítulos, “quem tem ouvidos para ouvir ouça, o que o Espírito diz às igrejas”, veja que Ele se dirige aqui ao individuo e creio pessoalmente, que podemos ser um testemunho nesse sentido, andando segundo a orientação das escrituras e considerando o estado da igreja nos dias de hoje.
Quanto a ser um testemunho local, primeiro precisamos entender que a “Arca do testemunho” no velho testamento Ex 39: 35 mostram-nos que ela tinha argolas e varais para que fosse assim carregada por vários homens, especificamente os Levitas, uma indicação que só os salvos podem levar o “testemunho do Senhor”, e sempre será necessário no mínimo dois ou três (Mt 18: 20), para que exista esse testemunho e para que possa ser levado adiante e assim mostrar aos homens a verdade das escrituras, que nada mais é que viver segundo a verdade, sendo assim, entendo que não devemos nunca nos considerar um testemunho como assembléia local, apenas um testemunho dessa verdade e também sermos irmãos que procuram guardar a verdade da unidade do corpo de Cristo e dos ensinos dos apóstolos, ensinos esses que abrangem algumas verdades esquecidas, entre as quais podemos citar: A volta do Senhor, a Ceia e a Mesa do Senhor, a Salvação pela fé, a Salvação eterna, o Único Corpo, a Autoridade da Assembléia, a Carta de Recomendação, e muitas outras.
Vejamos agora um fato que está em Apocalipse e nos ajuda a compreender melhor porque não devemos arrogar para nós mesmos o “sermos um testemunho”. Quando o Senhor se dirige a Laodicéia, Ele deixa claro que ela arroga para si o ser alguma coisa, leia atentamente Ap 3: 17, “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;”. Perceba que o Senhor mostra que ela exalta a si mesmo, e esse procedimento não pode ser daqueles que querem andar na verdade e nunca deve se manifestar em nós. Pois é uma demonstração clara do pouco conhecimento da verdade e de pouca ou nenhuma submissão a Palavra, mostra independência e incredulidade.
Agora vejamos outro ponto que nos interessa, e que encontramos no mesmo capítulo, confere Ap 3: 8 a 11, “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.
Aqui é o próprio Senhor que dá testemunho daqueles que guardavam a verdade, ainda que tinham pouca força, perceba que o Senhor não se refere a eles, como se eles mesmos dissessem de si, e isso é um ponto muito importante para entendermos quem são aqueles que procuram viver na verdade, sendo assim, só me resta pensar que devemos viver e praticar a verdade e deixar que o Senhor reconheça o testemunho, e se Ele quiser mostrar a outros onde está o testemunho em tal cidade que Ele o faça.
Espero que tenha compreendido. Mas veja amado, quando me refiro a essas verdades, com certeza estou me dirigindo aqueles que procuram guardar e viver com dignidade e reconhecem a autoridade da Palavra e se submetem à doutrina dos apóstolos. Mas quanto a esse assunto, você poderá encontrar no meu site uma resposta sobre onde se reunir, lendo o assunto “Me ajude a encontrar o lugar”, na página “Você perguntou, eu respondi!”, tenho certeza que irá compreender melhor.
Agora voltando ao testemunho, tenha sempre em sua mente, que esse não pertence a ninguém especificamente, pois o Senhor jamais deixou de ter um “testemunho” fiel aqui nessa terra. Podemos ver no passado, irmãos que andavam a margem da religião e da sociedade, por que queriam praticar a verdade. Então se dois ou três se reúnem e não estão na verdade e na submissão a Palavra, ainda que proclamem ser algo, de fato não o são. E se dois ou três se reúnem e estão na verdade o Senhor mesmo dará testemunho que eles o são. Infelizmente encontrará aqueles que dirão que são a corrente histórica de fulano e ciclano, mas como já vimos, não existe corrente histórica do testemunho, pois o mesmo sempre existiu, o que temos na história, são verdades que ganharam luz em diferentes períodos dela. Encontrará vários grupos que andam separados, dissidentes, independentes e outros mais, e a única maneira de julgar esses grupos é pela Palavra, pois com a luz da Palavra poderá ver se esses praticam e andam na verdade. Quanto a esse assunto, acredito que se acessar outra página no meu site encontrará ajuda. Para isso procure a página “O Que é a Igreja”.
Espero ter sido útil e pode contar comigo sempre.