Fugindo da Imoralidade

Fugindo da imoralidade

Estava meditando ontem sobre esse tema e encontrei uma passagem em I Ts 4: 3 a 6 que me chamou a atenção. Nos tempos do profeta Habacuque a situação não era muito diferente da nossa, pois ele diz, “Até quando gritarei a ti violência!...”, o apostolo Paulo também nos lembra em muitas outras passagens sobre a imoralidade e temos que pensar seriamente sobre o assunto, pois temos exemplos claros que essa é uma área em nossas vidas bastante atacadas.

Temos três linhas objetivas que nos perseguem, ou seja, a imoralidade sexual, a imoralidade pessoal e a imoralidade material.

Na material somos levados a cometer coisas imorais para obtermos algo, na pessoal cometemos coisas imorais para sermos reconhecidos por outros e na sexual somos levados a cometer coisas imorais conosco e com outros. Quanto ao material temos que ter uma atitude racional sobre o que temos e reconhecer que o temos porque o Senhor nos concedeu, temos que ter um coração puro e satisfeito, com todos os nossos bens materiais, enfim se reconhecemos que Deus nos concedeu, sabemos que temos muito mais do que precisamos e merecemos, pois Ele concede muito mais do que pedimos ou imaginamos e de forma alguma cometeremos nada imoral contra alguém, nem mesmo uma mentira, que sendo mentira já é imoral. Quanto ao pessoal, precisamos reconhecer que Deus nos criou a sua imagem e semelhança, sendo assim, somos perfeitos e temos tudo que é bom, não sendo necessário nenhum reconhecimento alheio, pois agindo assim, não cometeremos injustiça contra ninguém e viveremos nossas vidas em paz e comunhão, não precisaremos fazer nada para ser reconhecido, tudo o que fizermos será por amor.

Agora quanto ao último ponto, nos dias de hoje, como nos dias de Habacuque e de Paulo, temos que ser mais vigilantes e atentos e lutar, com todas as armas que temos. Vamos recordar de José em Gn 39, ele tomou a decisão de não pecar com sua razão, “como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus”, leia atentamente os versículos 8 e 9. Perceba que ele relata que ele tinha tudo, por que faria então algo tão grotesco, contra o seu amo, depois ele pensou com consciência, pois se fizesse tamanho pecado contra Deus, como ele se sentiria então? Veja, ele usou a razão e temos que agir assim também. Continuamos lendo e vemos que ele fugiu, ou seja, outra vez usou a razão, pois viu que havia uma armadilha, uma situação em que não tinha nada favorável, ele era um homem, um ser humano e ficar sozinho com ela, era uma coisa perigosa. Quantos de nós temos gostado de ficar perto de coisas perigosas. Mas temos que ir além em tudo isso, pois em qualquer um dos campos temos uma mídia 24 horas por dia nos bombardeando, com carros maravilhosos, desejos de consumo que não acabam mais e uma dosagem latente de sexualidade. Você olha a direita no outdoor e vê propaganda que te faz desejar ter mais, ser reconhecido, e muitas vezes até a pecar em pensamento. Você ouve uma música na loja, no radio, ou em qualquer lugar e ela lhe faz desejar ter mais, ser mais e muitas vezes a ter uma vida sexual ativa fora do tempo ou fora do padrão de Deus. Você vai ver um filme e ele passa que todos esses desejos que estamos falando, seja, material, pessoal ou sexual, como uma coisa natural que não tem nada de errado e que aqueles que assim não vivem são tolos e fora de moda, e eu te pergunto: É assim mesmo ou não é? Como você se sente em meio a tudo isso? E agora vem o pior, isso mesmo o pior, a sociedade, o meio em que vivemos, ele sim, tem forte influência em como somos e em quem somos, todos dizem que é normal, comum, você tem que passar por cima dos outros para alcançar seus objetivos, se precisar mentir, então minta, se precisar usar seu corpo, para conseguir o que deseja use, enfim, um milhão de conselhos errados que com certeza, para uma pessoa que quer andar com Deus não serve para nada, mas meu caro e minha cara, esses conselhos, são como goteiras, 24 horas por dia, por isso tome cuidado. Você precisa conhecer bem a Palavra de Deus para refutar tudo isso, veja que o Senhor Jesus, refutou Satanás pela Palavra, Ele sempre dizia “está escrito” e citava a Palavra de Deus, precisar meditar na Palavra, para tomar posse dela e agir pela razão.

Agora gostaria de falar um pouco sobre cuidar das nossas mentes, pois se deixarmos Satanás trabalhar nelas ou o sistema cauterizar a luxúria em nós, provavelmente em algum momento cairemos.

Vamos começar pelo que ouvimos, seja o ritmo que for, você já prestou atenção na letra, ela está em conformidade com sua maneira de pensar e viver, ou você simplesmente vai pelo ritmo e não importa o que estão cantando? Quero alertar você que existe um grande risco de você abaixar seu padrão de pensamento e de viver através do que você ouve. Palavras não voltam vazias, palavras transformam o ambiente e podem transformar você e eu.

Agora falemos do que nós temos visto, seja filme, seja programação educativa, seja propaganda, isso mesmo propaganda, enfim, tudo que seus olhos permeiam. Quantas vezes você está vendo e aparece uma cena indecente, ou que à alguns anos era indecente para você, pois seu padrão já abaixou e já não considera indecente hoje, é meu amigo, minha amiga, é assim que Satanás trabalha, hoje o seu padrão é esse, mas será que daqui a dez anos será o mesmo, ou daqui a vinte. Pense em quantas coisas eram indecentes para seus olhos, que hoje são comuns e até aceitáveis, quando não se tornam desejáveis, pois lá no fundo você pensa assim, “não tem nada demais”.

Para finalizar vamos falar de onde vamos, os lugares que freqüentamos e as pessoas com quem convivemos, para falar a verdade esse ponto é tão importante quanto ao que os nossos olhos tem visto, pois ele tem muita força e muitas vezes nos leva a queda, pelo simples fato de estarmos ali naquele lugar e naquela hora. Como cristãos verdadeiros, temos que pensar onde vamos, os lugares que freqüentamos e com quem freqüentamos, pois esse ambiente, influência nossa maneira de falar, nossa maneira de agir, nossa maneira de vestir e enfim, nossa maneira de ser.

Talvez você esteja pensando, mas assim, ficou difícil, está tudo errado! E quem disse para você que algum dia seria fácil? Que tudo estava certo? Que você poderia continuar vivendo uma vida medíocre, vendo coisas medíocres e convivendo com pessoas medíocres? A mensagem do Senhor Jesus é: Você será odiado pelo mundo, pois você não é semelhante ao mundo, e se caso o mundo não te odeia, alguma coisa está errada contigo, é melhor se colocar diante da Palavra de Deus e descobrir o que anda fora da vontade do Pai.

Uma pequena lista para você pensar:

Não use uma roupa que ache escandalosa nos outros, seja em cores, decotes, estilos…

Não fale o que não gostaria de ouvir…

Se seu irmão ou irmã em Cristo não pode ver o filme com você, não veja…

Se sua irmã ou irmão em Cristo ficará escandalizado com a propaganda, não olhe…

Se a letra da música é contraditória a Palavra de Deus, não ouça…

Se não tem certeza que o Senhor Jesus poderia estar naquele lugar, não vá…

Se algo te atrai e pode te arruinar, seja indo a certo lugares, convivendo com certas pessoas, vendo a certos tipos de filmes, diga não e fuja…

Quando falo de filmes, estou incluindo, seriados, teatros, novelas, programas de auditório, propaganda, e tudo o mais que passa no cinema e na tv.

Essa lista poderia ser muito longa, mas você pode fazer sua própria lista e com certeza poderá acrescentar muitas coisas que te preservarão a santidade e a integridade com o Senhor Jesus.

Vamos em frente e sejamos discípulos que não tem do que se envergonhar.