“é que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lc 2:11
Minha filha está assistindo um filme sobre o nascimento do Senhor Jesus, e isso me levou a ter um desejo: Quero transcrever aqui algumas linhas escritas por Ephrem, um dos pais da igreja, que viveu até 379, depois você responde se Cristo foi Homem e Deus ao mesmo tempo ou não ?
“Se as obras divinas provam que Ele é Deus, Seus sofrimentos provam que Ele foi homem. Se Ele não foi homem, quem era aquele que foi colocado em uma manjedoura, que foi amamentado por Maria, quem foi batizado nas mãos de João Batista, sentiu fome, sede, cansaço e chorou a morte de Lazaro ? Se Ele não era Deus, quem era esse menino a quem os pastores vieram render homenagem no seu berço, a manjedoura, aos pés do qual os magos depuseram sua adoração ? Se Ele não era Deus, quem era, para dar ordens a natureza, para transformar água em vinho, para alimentar todo um povo com cinco pães e dois peixinhos ? Quem era Ele para perdoar pecados, dominar as ondas, acalmar as tempestades, derramar o Espírito Santo sobre a igreja, fazer tremer a terra até os seus fundamentos no dia da Sua morte.
Era homem quando exclamou: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste ?’, era Deus quando prometeu ao malfeitor a felicidade no paraíso, quando quebrou as cadeias da morte, pela Sua ressurreição; quando foi levantado ao céu, para tomar lugar no trono de Seu Pai. Se Ele não fosse Deus e Homem ao mesmo tempo, as profecias não teriam sido cumpridas, e como foram!
Agora querido leitor é sua vez de responder a pergunta, e se você reconhece que nEle habita toda a plenitude, é melhor viver segundo o propósito dEle, pois assim alcançara alegria e felicidade, e então poderá dizer:
- Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna.