Lição 10 - Justiça e Graça

Justiça Não, Graça Sim – Mateus 20: 1 – 16

Nessa parábola normalmente se manifesta o pensamento do homem natural, que não reconhece a bondade divina. Perceba que a instrução de pagamento é dos que trabalharam menos para os que ficaram mais tempo na vinha. E creio que isso é intencional, pois o Senhor quer nos ensinar algo. O homem natural não entende o porque de receber o mesmo salário ainda que tenha estado na vinha tão pouco, há, mas como Deus é maravilhoso e guardou para si o seu caráter. Nessa parábola compreendemos a continuação do capítulo anterior, em relação aos últimos serão os primeiros. Talvez você se mantenha preocupado com os outros e não com você mesmo, mas quero lhe alertar, nessa parábola fica bem claro, que você deve estar satisfeito com aquilo que temos recebido, pois o que receberemos no futuro cabe a Deus e não a nós dizer. Lembre-se, a Bíblia é um livro com propósitos e você precisa estar atento a isso. Primeiro fica manifestada a Justiça de Deus, ou seja, aquilo que é combinado é cumprido, e isso é justiça, vemos isso no pagamento combinado, depois vemos a Graça de Deus sendo manifestada, pois Ele recompensou o mesmo valor aos trabalhadores que ficaram menos tempo na vinha, e isso é graça, Ele decide o quanto deve pagar, independente do tempo de serviço. Você consegue compreender isso? Ou seja, não depende de você e sim dEle.

Por esse motivo, vivemos na graça, pregamos o evangelho da graça, pois é sempre mais do que merecemos. Então que fique claro: nenhum de nós pode trabalhar por merecimento de justiça, pois sempre ficaríamos devedores, pois em outro lugar o Senhor nos diz que somos “Servos inúteis”. Deus é fiel e nos dá muito mais do que podemos pedir ou pensar. Espero que você entenda a parábola e compreenda a generosidade do Senhor, e não fique olhando para a sua justiça própria, pois ela sempre achará a situação da parábola injusta. Ainda que muitos neguem isso, o homem natural pensa assim.

Aqui ainda temos uma lição sobre ganância e necessidade real, veja que os primeiros contratados receberam um salário do dia, ou seja, o suficiente para suprir as necessidades, mas depois desejaram mais do que o necessário, pois viram que os outros receberam também o necessário para suprir as mesmas necessidades deles, e assim, entraram em um inconformismo, fruto da ganância no coração do homem, sugiro que você pense em sua vida sobre esse assunto. Você consegue perceber que o desejo e a esperança de receber mais só apareceu pelo fato, de aqueles que trabalharam apenas uma hora, receberam o mesmo salário. Isso é exatamente o que a Bíblia chama de ganância. O amor ao dinheiro nos torna fútil, incoerentes, maldizentes, entre outras coisas.

Talvez seja difícil para você entender que é necessário que os outros também tenham o necessário para viver, por isso devemos orar para que o Senhor supra também as necessidades dos outros, ainda que isso nos leve a ver outros trabalhando menos que nós, e caso o Senhor lhe mandar doar um pouco do que você tem sobrando, não se assuste, pois os que trabalharam menos tempo na vinha, merecem o mesmo salário para suprir as necessidades.

Infelizmente a maioria dos homens é egoísta e pensa no próximo quando tudo está bem, mas ai do dia em que o outro é bem recompensado pelo Senhor e nós achamos que não fomos assim, tão bem recompensados, ficamos de bico caído e muitas vezes ainda blasfemamos, infelizmente, essa é a verdade de muitos irmãos.

Agora voltando à parábola vamos olhar o que o dono da vinha diz, veja:  “Eu posso ser generoso e você não vai reconhecer, pois seus olhos são maus e tendo os olhos maus, minha generosidade se torna injustiça para você”. Veja como isso é sério, de graça passa para injustiça, e é assim que ocorre ainda nos dias de hoje. Os homens vêem apenas como eles desejam e não como devem. Elas não querem a graça, então a tornam em injustiça, pois querem o bem estar hoje, aqui e agora e não a eternidade com Deus.

Vamos pensar um pouco em nós, será que temos aceitado a graça ou a temos transformado em injustiça? Você conhece alguém que fala assim:

Aquele irmão tem mais que eu.

Se o Senhor me der isso, farei aquilo.

Eu tenho feito o que é preciso, por isso eu mereço.

A aquele irmão é um vagabundo, não merece nada mesmo.

Citei essas frases apenas como exemplo, mas existem muitas outras que mostram como nosso coração vê as coisas, e se compreendemos a graça do Senhor para conosco e para com os outros.

Para finalizar quero encorajar você a se dedicar à obra do Senhor e a ser um discípulo de verdade, independente se tem algum ganho aparente com isso ou não, pois o que está sendo colocado aqui, não é o quanto merece por trabalhar, mas sim, o quanto o Senhor pode dar de recompensa aqueles que se dedicaram a andar segundo os princípios das escrituras.

Ainda que esteja você apenas caminhando nessa direção, não volte atrás, pois com certeza, a sua recompensa pela sua fidelidade um dia virá, pois Deus é fiel e sabe recompensar os que andam em retidão de coração.

Perguntas