Lição 9 - Como Renunciar

Como Renunciar – Lucas 14: 25 a 35 – Difícil é essa decisão.

Comumente não lemos o versículo 25 deste texto, mas é exatamente ele que nos mostra que o discurso do Senhor foi dirigido à multidão, ou seja, a todos e não apenas aos discípulos. Independente das pessoas a mensagem foi clara e objetiva, sem rodeios e sem flores, ou seja, “Ele nunca escondeu suas cicatrizes para fazer discípulos” e nem disse que era fácil seguir o caminho. Aqui podemos fazer uma recordação sobre Gideão, ele guerreou com trezentos soldados e não trinta e dois mil, assim também o Senhor procura discípulos e não decisões emocionais, pois para ser discípulo precisamos ser racionais. Ele fala em qualidade, não em quantidade. Logo em seguida, vemos uma comparação, e chegamos à conclusão que temos que amar a Ele acima de tudo, nada pode tomar o lugar dEle. Amar menos aqui é comparado a ódio em relação a Ele e as outras coisas que podem tomar Seu lugar. Mas isso é apenas uma figura de linguagem, não vamos sair odiando a tudo e a todos. Esposas e maridos, não amem menos ao Senhor em relação ao outro, isso prejudica o discipulado dos dois. Cada qual deve ser livre para executar o ministério do Senhor em suas vidas e devemos saber que somos servos do Senhor acima de qualquer situação, isso é difícil às vezes, pode ter certeza. Caso não conheça procure saber a historia de Spurgeon e saberá como ele e sua esposa chegaram a um acordo nesse aspecto. Pois só podemos amar algo, inclusive nossos cônjuges em segundo lugar, infelizmente isso nem sempre é verdade na prática. Leiamos Dt 33:9 e vamos entender.

Temos que estar do lado do Senhor sempre, ler Ex 32: 26 – 29.

Até aqui estamos falando de situações, mas o versículo fala de nós, e é aqui que consiste a maior dificuldade na minha opinião. Vejamos o que fala Paulo em At 20:24, e os santos na tribulação em Ap 12:11 e o melhor exemplo é dado em Jo 12:24. Olhando tudo isto, podemos deduzir que muitas vezes ficaremos sozinhos.

Seguindo encontramos o tomar a cruz. Aqui à muita confusão sobre o significado da cruz. Alguns pensam que cruz aqui é enfermidade, falta de dinheiro, dificuldade no casamento e outras coisas mais. Mas o ensino é claro, seu significado é escolher naturalmente um caminho de rejeição, vergonha, sofrimento, pobreza, solidão, ódio, insulto, traição, aflição, perseguição e até mesmo morte física. Quando alguém disser não faça isso por Cristo é perigoso, você pode morrer, devemos estar prontos a dizer: “eu já morri”. Quando Cristo diz faça, não tema, faça. Nunca deixe de pregar o verdadeiro evangelho independente da situação, Cristo está ao seu lado. Quem ama o Senhor está disposto a tudo o que temos visto, o resto está tudo em segundo plano. Movimento feminino, machismo, revolução industrial, marxismo, abandono da doutrina, tudo isso é uma forma de mostrar que Cristo não está em primeiro lugar, cristãos verdadeiros não andam nesse curso.

Quando aceitamos as adversidades como uma maneira de destruir nosso egoísmo, nosso eu, estaremos aprendendo a carregar a nossa cruz. Olhemos as situações da vida de modo que possamos ver como elas contribuem para que Cristo cresça em nós e nós diminuamos.

Lembre-se: O Senhor era pobre, tinha cicatrizes, vivia para os outros e morreu em sacrifício. Ele escolheu esse caminho, e você o que escolhe?

Vamos seguir e perceber que o importante é acabar bem, pois quem começa e não acaba, trás vergonha a si mesmo. Isso está falando da construção de nossas vidas, afinal é isso que estamos fazendo aqui, construindo para a eternidade. Devemos fazer as contas, estamos dispostos a perder tudo para chegar ao fim da construção de nossas vidas? Se começamos a ser discípulos e abandonamos seremos apenas motivo de zomba, e ser discípulos ora é comprometimento total, ora é desprezo por parte de outros, e até muitas vezes outros cristãos.

Talvez você se pergunte, o que é renunciar a tudo? Minha resposta é que cada um tem que ir diante do Senhor e lhE perguntar e Ele mostrará.

Se olharmos Hb 11: 24 a 28 veremos a vida de Moisés e penso que Moisés nos é um bom exemplo, pois ele renunciou:

A fama – O que é a fama para você?

Os prazeres – O que é esses prazeres para você?

Os tesouros ou riqueza – O que é isso para você?

A política – O que você entende por isso?

A religião – tradição, ensino dos pais, enfim, quanto vale para você?

Tenhamos em nosso coração, que apenas disposição não basta, temos que fazê-lo, e fazer exige ação. Depende de mim e não de outros.

Talvez seja bom recordar que o Senhor tem direito sobre tudo, pois só podemos deixar a tudo por Ele, pois Ele nos diz que nada nos faltará, e podemos confiar nEle.

Para terminar nossa lição, precisamos entender que o sal daquela época, continha impurezas e muitas vezes isso tirava o sabor, e o sal sem sabor não serve para nada, nem para semear, pois as impurezas atrapalhavam na semeadura. Por isso o Senhor nos fala isso, se formos como esse sal, ou seja, cristãos que não obedecem, não servem para nada, a não ser, para ser lançado fora.

Dura é essa palavra, mas ela contém as palavras de vida eterna, acredito que vale a pena ser fiel, abandonar tudo e viver para o Senhor.

Perguntas