Manifestamos a presença do Senhor em nossas vidas, amando e se não amamos não tem sentido orarmos. Mas o amor aqui não é uma manifestação carnal de afeição, mas o amor derramado em nossos corações através do Senhor, e esse amor precisa ser cultivado e apenas salvos o podem ter, pois é uma característica de um verdadeiro cristão. Como diz um irmão amigo meu, “coloque brasas sobre a cabeça dos que te perseguem, demonstrando amor”, esse tipo de amor é o que transforma o mundo. Por isso somos orientados em Ef 6, a não lutar contra carne e sangue, pois esse tipo de amor está acima disso. Veja que amar um amigo e comum, mas amar um inimigo, isto é acima da nossa capacidade, precisamos do Senhor para isso, para ser sincero, acredito ser impossível amar um inimigo naturalmente, só creio que isso seja possível através do Senhor Jesus, não sejamos hipócritas aqui e saiamos dizendo que amamos se não amamos de fato. Leiamos Lc 6:27 a 38.
Em II Co 8, vemos o amor pronto a doar e não a receber. Mas de fato é difícil praticar isso, pois somos apegados ao mundo material. Todo servo tem que estar disposto a doar: doar seu tempo, doar sua vida, doar seus bens, doar seu tempo, enfim a palavra é doar e quem doa, está orando muitas vezes sem palavras. Tratar nosso próximo como devem nos tratar é uma demonstração de que estamos aprendendo a amar. Lembre-se, nossa maneira de viver deve ser superior a dos incrédulos, que ninguém nos compare a eles na questão de amar, seja o amor que demonstramos a nossa esposa, marido, filhos, animais, pais, amigos, inimigos. Está ficando difícil? Doar se ao ponto, de não esperar nada em troca. É assim que vamos impactar os que nos rodeiam, e vamos espalhar a semente do amor verdadeiro. Mas lembre-se que isto é apenas uma característica dos filhos de Deus, mas ninguém é filho de Deus apenas por amar, mas o mundo nos conhece como filhos de Deus quando amamos. Vamos recordar que a misericórdia anda ao lado do cristão verdadeiro, com certeza ficaremos cansados, abatidos, com sono e até irritados, mas o nosso proceder revela o que de fato somos, e no que precisamos crescer em Cristo. Mas vamos analisar o que é amar:
É aceitar tudo? Não. Há momentos que temos que dizer não e julgar o que está errado, nossa orientação deve ser a Palavra de Deus, leia I Co 14:29, II Co 6:14, I Co 6:1 a 6, I Co 11:31, I Co 5:12, I Tm 3:1 a 13.
Por vezes devemos apenas silenciar, leia I Co 4:5, I Co 3:12, Rm 14:3e4 e 13, Jô 7:24.
Também temos uma palavra a amar sem fazer acepção, Tg 2:1 a 4. Podemos dizer que de fato não é fácil não fazer acepção de pessoas, pois temos a tendência natural de ajudarmos ou darmos mais importância aos que se assemelham a nós, ou aos que estão mais próximos de nós.
Amar abrange o fato de não vivermos criticando ou condenando outros, nossa oração é para que todos sejam salvos, indiferente de como vivem. Devemos evitar a procura de defeitos, mas ainda assim, devemos sempre defender a fé perante os homens, pois isto é amor.
Agora a atitude mais sublime do amor, “o perdão”. Isso é muito importante: primeiro precisamos ir a Deus e confessarmos nossos pecados e assim seremos perdoados, leia I Jo: 1:9, mas assim como Ele nos perdoa, devemos perdoar os que nos ofendem, lembre-se da mensagem de Nosso Senhor Jesus, na oração de Mt 6:12, veja que aqui está em sintonia o perdoar e ser perdoado e vamos além, pois em Mt 18:22 a 35, temos uma mensagem muito clara sobre ser perdoado e não perdoar, nada, e nada mesmo pode se comparar ao perdão que Deus nos concede, sendo assim, não existe nada que não possamos perdoar, pode existir situações difíceis e até humanamente falando impossível, mas se estivermos com nosso coração no Senhor, lembraremos de Efesios 6 e saberemos que nossa luta não é contra a carne e sangue, e não é possível perdoar se estamos sendo carnais.
Agora que já sabemos um pouco sobre amor e perdão, podemos ir diante de Deus em oração e orarmos em favor dos santos, em favor dos incrédulos(por sua salvação em especial), em favor da obra missionária, mas devemos estar consciente que devemos orar com os olhos de amor, pois assim, estaremos colocando as pessoas e não seus defeitos, ou algo que não aprovamos nela.