Provérbios 27:9

“O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.” – Provérbios 27:9

 

Como somos seres sempre em busca de aceitação, temos dificuldade em conviver com as críticas que são feitos por críticos. Uns são amorosos e outros, impiedosos. Uns têm mãos ásperas e não usam luvas. Outros são cuidadosos e revestem as palavras com veludo.

O primeiro principio é aceitar as críticas, pois devemos saber que seremos criticados. Estejamos nós envolvidos ou não, sempre haverá o critico, sendo assim: seremos criticados.

Devemos ter a coragem de aceitar a crítica, nunca impedindo que o crítico faça o seu trabalho, mesmo que nos fira por a considerarmos injusta ou inoportuna.

Não nos esqueçamos que nós também criticamos. E quando o fazemos, não queremos ser ouvidos? Mas aqui cabe para nós o texto bíblico de hoje.

Muitas vezes temos que admitir que nossos críticos estão, dolorosamente, com a razão. Apenas não caminharam no principio do texto bíblico de hoje.

Devemos cuidar para que, diante das críticas que julgamos inaceitáveis, não desclassifiquemos os críticos, pondo o foco nas pessoas que falam e não no que falam. Temos que admitir, que esse é um ato difícil e há poucos que tem a maturidade de agir assim, queira ser um desses.

Esqueçamos  dos críticos como pessoas e prestemos atenção nas críticas, porque nunca sabemos a intenção dos que nos criticam, uma vez que podem estar apenas mostrando erudição ou "santidade" ou podem estar desejando o nosso lugar.

Agora pense nisso - ficar atentos para não perder tempo em nos explicar, a menos que os críticos queiram realmente nos ajudar a superar nossas limitações. Explicar é uma forma de rejeitar. E devemos ser prudentes aqui.

Estejamos prontos para tirar proveito das críticas, mesmo das banais. Podemos transformar as coisas ruins em boas.

Devemos fazer um plano para mudar nossa prática, em relação às críticas. Se não têm fundamento, vindas como que de cães que ladram a toa, sigamos com a nossa proposta. Se realmente elas tem fundamentos, mudemos nosso procedimento.