Provérbios 16:24

“Palavras suaves são como favos de mel,doçura para alma e saúde para o corpo.”  - Pv 16:24

 

Gostaria de convida-lô a fazer a experiência das palavras, e poderá ver quão verdadeiras são essas palavras.

Nos dias de hoje, podemos aproveitar bem esse dito, pois como é agradável dizer palavras suaves, como é gostoso ouvir palavras doces.

Mas a vida infelizmente nos mostra quão contrario as pessoas são em sua maioria, tratando ao próximo com dureza, rispidez e muitas vezes com estupidez.

Por isso quero alertar você meu amigo, que um pouco de brandura lhe trará muitos benefícios, e com certeza você terá muita alegria em praticar isso.

Não deixe as discussões tomarem conta de sua vida, não seja insensato, procure o falar manso, com amor e humildade, a palavra que é dirigida ao próximo com esse tempero, só fará bem, e com certeza você será conhecido como um mediador, alguém que tem sabedoria e prudência, por isso eu lhe alerto, controle o seu temperamento, não se deixe enganar pelo “eu sou assim mesmo”, “eu não vou conseguir nunca”, jogue fora essas idéias e busque o controle da parte do Espírito Santo.

Procure contar até dez, todas as vezes que tiver uma resposta dura para dar, com certeza com o tempo, não será mais necessário contar até dez, pois você controlará a situação e terá sempre uma resposta suave, uma palavra doce, e com certeza esse provérbio bíblico terá muito significado na sua vida.

Nossas palavras devem ser comedidas, doces, agradáveis, mansas, enfim, devemos estar sempre prontos a transmitir com docilidade o amor de Deus, e uma pessoa que vive gritando, soltando fogo pelas narinas, atirando pedras com os lábios, não está dando a oportunidade para o Espírito Santo, falar as pessoas através de si, então pense muito calmamente nessas coisas, não aceite aquelas palavras que te trazem mal estar, que te fazem agir como um animal irracional, que fumega pelas narinas, pois dessa forma, todos verão você, com os olhos críticos, e sempre duvidarão de sua sinceridade.

 

Medite como você tem reagido nas situações cotidianas, ore ao Senhor Jesus, para que tenha domínio sobre sua língua e consiga controlar as palavras que saem dos seus lábios.


Julio Ometto