“Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.” Rm 14:19
Neste texto, somos conclamados por Paulo a viver de uma maneira que todas as coisas sejam para a paz e para a edificação.
Devemos avaliar nossas vidas, se de fato temos paz com os homens, se temos paz com nós mesmos, ou se nossa vida é só aparente, pois vivemos em guerra com tudo e com todos.
Quando pensamos em paz, logo nos vem a mente a guerra, mas caro irmão será apenas essa paz que o apóstolo fala aqui. Ou devemos olhar para dentro de nós, e nos perguntarmos quanto à certeza da salvação, o contentamento, a alegria da comunhão?
Pois como podemos levar paz, se nunca estamos satisfeitos?
Ou o que dizer se somos maldizentes?
Ou se somos murmuradores?
Enfim, se você começa a olhar para a sua vida, logo poderá responder para você mesmo, se de fato você é uma pessoa de paz.
Quanto à edificação, podemos seguir o mesmo caminho, não é uma questão apenas do que falamos, mas sim, do que de fato somos.
Muitas pessoas confundem esse texto, com coisas como: não posso ouvir uma boa música, pois não edifica, ou não posso ver um esporte, pois é do mundo, mas o que Paulo trata aqui é uma atitude interior de cada um de nós.
Pois a edificação esta ligada diretamente à nossas vidas: como vivemos, como procedemos, como respondemos as questões da vida, enfim, é uma atitude prática encarnada em nós.
Não é o caso de ser parede branqueada, hipócrita e dar uma de espiritual. Aparentando sempre tudo de bom, mas por dentro um vulcão pronto a uma explosão.
Mas é o fato de simplesmente viver como verdadeiro cristão, reconhecendo seus fracassos, suas fraquezas, e pedindo perdão quando necessário.
Se temos que seguir algo, que sigamos aquEle que foi a paz encarnada, a edificação em pessoa, pois vivendo dessa forma, seremos mais semelhantes a Ele em nossa vida prática.
Agora, minha pergunta para você é:
Você esta interiormente de acordo com esse texto?
As pessoas se sentem atraídas por você? E essa atração é em torno da pessoa e da obra de nosso Senhor Jesus?