Efésios 6:14

“Ef 6: 14 —... E VESTIDA A COURAÇA DA JUSTIÇA.”

 

 

Queridos irmãos para entendermos a situação que Paulo fala aqui, temos que voltar um pouco no tempo e termos em mente os guerreiros da época, perceba que a couraça é uma camisa de ferro que protege todo o tórax, mas acima de tudo o coração do guerreiro, então baseado nisso vejamos algumas coisas.

Quando as setas ou lanças eram disparadas contra ele, essa couraça tinha por objetivo lhe proteger, sendo ela de importância vital, pois, perder uma orelha, uma mão, ou outro membro, não vitalício, podia o tirar da batalha ou diminuir sua força e coragem, mas acertar-lhe o CORAÇÃO, era definitivamente a derrota e conseqüentemente a morte.

Devemos vesti-la ou melhor viver dentro dela, pois no texto que temos visto somos exortados a estar firmes e não se preparar para ficar firmes, pois isso pode nos custar muito caro.

Como é importante o vestir-se, vejamos uma criança que vai a escola com uma vestimenta que a torna conhecida como alguém que freqüenta aquela escola, mas vejamos que interessante os exemplos da palavra:

Gn 37:3 nos diz que Jacó deu a José uma túnica de muitas cores, e por isso todos os seus irmãos sabiam que ele ocupava um lugar especial no coração do pai.

Gn 37:34 vemos Jacó se vestir de cinzas, assim todos compreendiam sua tristeza.

Gn 41:42 aqui temos José sendo vestido de linho finíssimo, mostrando assim sua realeza e sua autoridade real.

 

Se andarmos encontraremos muitos exemplos nas escrituras, mas vejamos especialmente este em Is 61:10, aqui temos o Senhor Jesus vestido de vestes de salvação e mantos de justiça, assim podemos ver que o Senhor Jesus vivia dentro delas, pois todos podiam ver nEle a salvação e a justiça, esse era seu testemunho perante Deus e os homens, agora minha pergunta ecoa em nossos ouvidos, será que temos vestido essa couraça da JUSTIÇA.

 

Olhe que preciosidade, onde nasce nossos intentos, nossos desejos, nossas vontades, nosso querer, senão no coração, e é especialmente aqui que temos necessidade de proteção, pois aqui é onde somos constantemente atacados por Satanás, em Jr 17:9 vemos o quão enganoso é o coração do homem, em Gn 6:5 e 8:21, podemos contemplar isso. Leiamos o que escreveu Salomão em Pv 20:9.

 

Em I Reis 3:9 vemos o mesmo Salomão buscando discernimento, e veja o que o Senhor lhe deu, senão um coração sábio e entendido, e ainda temos em Rm 12:2 um alerta para a transformação do coração, mas como temos esse coração transformado, vejamos 2 Cor 5:17, e ali saberemos a resposta, ainda Rm 10:10, nos mostra essa evidencia.

 

Deus mudou nosso coração, o coração dos salvos, Rm 5:5, por isso podemos agora andar segundo esse texto de Efésios, se não o fazemos é porque não o queremos ou porque não somos salvos, nos dois casos é necessário mudar.

 

Pensemos bem antes de qualquer decisão em nosso coração, será que a JUSTIÇA divina esta sendo executada, ou Satanás tem conseguido semear contendas, iras, invejas e tudo que é obra da carne em nós.

 

Só a palavra de Deus nos mostra a justiça divina, não é baseada em homens, e nem em vontades próprias, a Palavra de Deus, deve ser a balança, agora amados, deixemos de andar como meninos, levados por ventos de doutrinas e andemos por fé, pois só a fé agrada a Deus.

 

Medite em cada versículo desse capitulo, e procure se colocar dentro dele, afinal foi escrito para você também.

Ore, colocando diante do Senhor, todas as suas fraquezas e dificuldades

Pergunte a você mesmo, se realmente tem praticado a Palavra de Deus, ou ela tem sido apenas um livro para você.

Ore, pedindo para que o Senhor te oriente em como agir em cada situação.


Julio Ometto