Salmos 84

 

O Salmo 84 encontra a sua autoria nos filhos de Corá ou Coré, dependendo de sua tradução. Diferentes de seu pai; os filhos não foram insubmissos a Deus nem se rebelaram contra Moisés. Então podemos tirar nossa primeira lição; que nossas ações e escolhas não se baseiem nem sejam justificadas em maus exemplos (mesmo que estes estejam próximos a nós), mas que estejamos cientes de que cada um é responsável e será julgado por seus próprios atos.

 

1 “ quão  amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos exércitos!” – agora a pergunta que não  quer calar, se nós consideramos a comunhão com Deus um lugar amável? Se nós consideramos um lugar com os irmãos que amam a Deus agradável?

 

2 “meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo!” – Neste versículo podemos ver que tanto a nossa alma(coração) , quanto o nosso corpo (carne ), tem que ser exercitado  na Palavra. E então exultaremos em quaisquer circunstâncias no Deus da nossa salvação.

 

3 ” o pardal… a andorinha… “ – o pardal era uma das aves mais desprezada (Lucas 12:6), sem força e sem valor e ela encontrou descanso , nós sendo fracos , podemos encontrar descanso em Deus.

 

A andorinha, uma das aves mais agitadas, também encontrou descanso, e de semelhante modo, nós podemos ser extremamente agitados ou ansiosos, e ainda assim encontrar o descanso em Deus.

 

5 ” bem-aventurado o homem cuja força está em ti (Senhor dos exércitos ), em cujo coração encontram os caminhos aplanados” – Temos que buscar força em Deus, pois somos débeis e necessitados.  O  homem que busca força no homem é maldito ( Jeremias 17:5 ).

 

Como está o nosso coração? E os nossos caminhos? São aplanados?

 

6 ”o qual passando pelo vale de lágrimas…” – aqui se refere a provação. Deus nos prova para saber se somos fiéis a Ele, se confiamos nEle, ou se iremos abandoná-Lo. E com isto ele nos Aprova ou nos Reprova. Nem sempre Deus nos tira imediatamente da angústia, antes porém Ele se aproxima para estar conosco nestes momentos difíceis (Salmo 91:15). E em meio às provações, Ele nos dá as águas (sua palavra) que nos limpa e nos revigora, para depois nos tirar desta situação com um aprendizado completo e de benção.

 

7” vão indo de força em força; cada um deles aparece perante Deus”. Todos sabem que nos momentos de provas é que aproximamos de Deus, individualmente cada um á seu tempo.

 

8” Senhor, Deus dos Exércitos, escuta a minha oração…o Deus de Jacó” Hoje procuramos tantas ajudas e esquecemos o único que nos ouve, diferente dos antigos que confiavam plenamente no Senhor, tais não tinham tantas distrações como nós.

 

10 “ um dia nos teus átrios vale mais que mil” – como é a realidade da nossa vida? Será que podemos afirmar que mais vale um dia com o Senhor do que mil no mundo? Ou será que o mundo nos atrai e não vivemos sem ele? Estamos vivendo uma vida frouxa?

 

Para saber se você vive agindo como um ímpio basta você ler Salmos 1, e tentar melhorar no que não lhe agrada como crente, e que não agrada Deus com o seu Senhor. A partir do momento que estendo a mão para o mundo, estou largando da mão de Deus, e assim perdendo o meu melhor amigo.

 

11 “ porque o Senhor Deus é sol e escudo…nenhum bem sonega aos que andam retamente” – como já sabemos não podemos confiar em nós mesmos, seres humanos. Mas podemos confiar em Deus, pois Ele é sol, luz para os nossos pés, e escudo, proteção para nossas vidas.

 

Se andarmos em retidão, “Deus não nos negará nenhum bem”. Será que acreditamos e confiamos nisso de todo o coração? Neste caso não se trata de nossos desejos, e sim de nossas necessidades

 

12 “ feliz o homem que em ti confia”

 

Feliz é o que confia no Senhor! E essa felicidade dura para sempre. Felicidade é diferente de alegria. Podemos ficar alegres alguns momentos, e quando estamos tristes perdemos a alegria, já que é algo momentâneo.  A felicidade, por sua vez, é duradoura, eterna, podemos estar tristes e ainda assim sermos felizes.

 

Se eu confiei a minha vida e Ele para a eternidade, não seria justo confiar a Ele também toda a minha vida terrena?

 

 Este resumo feito por Giovanni Ometto e Rebecca Ometto de uma ministração compartilhada pelo irmão Benjamin de Curitiba em Piracicaba em Maio de 2014.