Sobre os Dons do Espírito Santo

A ideia é escrever sobre os dons do Espírito Santo, mas peço que tenha paciência comigo e faça a leitura até o fim, a cada página que for remetido leia e medite no conteúdo e depois de meditar no conteúdo todo tire a sua conclusão.

Um grande abraço,

Seu irmão e conservo em Cristo, Julio.

A Palavra de Deus é a única fonte confiável para termos como base e guia de nossos estudos, devemos deixar nossas emoções e nossas experiências de lado e nos atentarmos a Palavra de Deus, ou seja, o Velho e o Novo Testamento.

Creio que devemos começar com o Batismo com o Espírito Santo e com fogo, conforme lemos em Mateus 3: 7 até 12 – Por gentileza pegue sua Bíblia e leia, antes de continuar.

Vamos agora a uma análise do que o Batismo com fogo:

João, o Batista (o que batiza), veio para preparar o coração do povo de Israel para receber o  Rei Messias, que já a muito tempo estava para vir. Primeiro para fazer a expiação dos pecados e depois para estabelecer seu reino na terra. Leia Malaquias 3:1, Mateus 3:2 e 3 e Lucas 4: 18 a 21.

João o Batista, batizava aqueles que atendiam seu chamado para o arrependimento. Havia a necessidade de se examinarem e reconhecerem seus pecados, e assim se deixavam batizar, dando assim uma demonstração pública de seu arrependimento e que agora de fato estavam prontas para receber aquele que estava por vir, ou seja, o seu Rei.

Entremos agora no batismo com fogo. Leia novamente o texto proposto em Mateus 3:7 a 12.

Podemos compreender que muitos que vinham ter com João, vinham para procurar falhas em suas palavras e obras, homens que ele trata como raça de víboras.  Eles não estavam dispostos a se examinar, mas sim causar algum embaraço e até intimidar Joao, sem falar na tentativa de atingir aqueles que já tinham entendido as palavras de João. Devemos lembrar que esses se consideravam puros por serem judeus. E João apregoava a necessidade de arrependimento a eles.

Assim lendo atentamente o texto podemos perceber duas coisas muito claras:

Que ele batizava para arrependimento

Jesus o Messias viria para batizar com o Espírito Santo e com fogo ou em fogo, dependendo da tradução no português.

Mas o que realmente João queria dizer com isso:

Primeiro temos que entender que a tradução da palavra fogo tem o significado de “juízo” ou “julgamento”.

Tanto no versículo 10, como no 12, vemos que ele expressa um juízo e que esse juízo esta manifestado pelo fogo. Sendo assim podemos ver claramente pelo contexto que os que serão batizados com fogo, são aqueles que não se arrependem de seus pecados e não aceitam ao Senhor Jesus, esses serão sentenciados ao fogo, ficando claro que esse batismo não é uma recompensa gratificante, mais sim, uma severa punição.

Precisamos entender que a palavra batismo retrata uma imersão total, sendo assim, podemos compreender que essas pessoas serão submersas totalmente no fogo, e temos varias passagens que nos mostra como é isso. Por favor, leia as seguintes passagens: Mateus 13: 24 a 30 e depois do 36 a 43; Mateus 25: 41 a 43; Apocalipse 20:14 e 15.

Veja que o Espírito Santo nunca é usado na Palavra como designativo simbólico, sempre indica uma Pessoa, ou seja, uma Pessoa da Trindade, porque João iria usar a palavra fogo com designativo simbólico, isso nada mais é do que querer forçar uma situação e mudar a ênfase do assunto. Sendo assim, espero que compreenda que para os crentes está designado o batismo com o Espírito Santo e para os incrédulos o batismo com fogo. Assim sendo, aqueles que são salvos são batizados com o Espírito Santo, mas os que não são salvos, serão batizados com fogo.

Recordando ainda que o Senhor Jesus nunca disse que iria batizar com fogo ou em fogo.

Segue o link da continuação, onde iremos falar sobre o batismo com o Espírito Santo.

O Batismo no Espírito Santo