Sobre Jejum, O Que Pode Dizer?

Infelizmente, tudo tem se transformado em um tipo de sacrifício, e isso sempre acaba atacando a obra do Senhor Jesus, e sutilmente passa se a ideia de que a salvação só é completa pelo esforço e sacrifício do homem.

Primeiro devemos entender que nosso maior jejum é esperar a volta do Senhor Jesus, pois sabemos que Ele está nos céus, e um dia o veremos face a face.

Quando entendemos o que realmente é o jejum, entendemos o propósito dele, e assim quando o fazemos, o fazemos por nós mesmos, e isso significa, nos despojarmos de nós mesmos, e voltarmos ao Senhor, ou seja, tudo está em segundo plano, quando digo tudo, é tudo mesmo.

Comida e bebida, nada mais são do que uma demonstração, do despojarmos de nós mesmos. Mas lembre-se que o Senhor nos orientou, que é algo do individuo e não público, ou seja, se você conta a alguém que esta fazendo, já não esta despojando de si mesmo, e sim, fazendo sacrifício de reconhecimento, se alguém percebe que está fazendo, já está outra vez manifestando a carne do homem e isso em contra partida reflete ao sacrifício.

Enfim, o jejum é algo seu, meu, da sua família, e não é algo público, para o mundo todo ouvir. 

Nunca devemos esquecer, que nosso maior jejum, é viver em santidade esperando a volta do Senhor.

Penso que posso ter passado uma ideia simples e clara, se quiser pesquisar mais, verá que no velho testamento, o jejum não foi dado por Deus a Israel, mas foi iniciado por Móises pessoalmente, e encontramos o jejum coletivamente em um decreto em Juízes 20.

Espero que tenha entendido, que quando o Senhor diz sobre a casta de demônios, Ele não está mandando ninguém passar fome e sim despojar se de si mesmo.

Entendo que o jejum é uma pratica, se ele for correto, ou seja, despojar nos de nós mesmos, e viver mais a pessoa de Cristo em nossas vidas, manifestando a Sua própria pessoa em nossas atitudes. 

Para finalidades especificas, acredito que existem momentos na vida que devemos sim, nos inclinar a uma vida mais atenta a oração, meditação, leitura e assim, estarmos nos despojando mais que o comumente da nossa vida no dia a dia.

Um exemplo:

Algo nos aflige( sempre relacionado ao espiritual, "foge outro sim das paixões da mocidade", devemos ir ao Senhor incessantemente por aquela causa). Deixando nossa vida em segundo plano, para isso muitas vezes temos que abrir mão de iguarias, alimentação, tempo, sono, enfim, existe uma relação quase infinita que podemos abrir mão para se despojar de nós mesmos para sermos mais semelhantes a Ele.

Vamos a um exemplo prático. Hoje em nossos dias, estamos vivendo como nos dias de Noé, a prostituição está desmedida, os homens estão abandonando o modo natural de ser, isso muitas vezes atinge pessoas que amamos, e nisto precisamos realmente nos despojar de nós mesmos, para suportarmos e conseguirmos manifestar o amor de Deus, seja, em oração, seja em suporte, seja em aflição...

Caso ainda tenha dificuldades...

Nunca deve ser uma pratica para nos tornar melhores ou mais santos, e sim uma manifestação de dedicação pela causa de Deus.

Nunca para nos engrandecer e nem para sermos mais espirituais que outros.