Julho 2013

Caros e amados irmãos e irmãs.

Neste mês de julho, junto com minha esposa e três de nossos quatro filhos, fizemos uma viagem em visitas aos irmãos que se reúnem em torno do nome precioso de Nosso Senhor Jesus pelo sul do Brasil e quero aqui compartilhar algumas experiências.

Primeiro gostaria de informar que não citei o nome de ninguém com quem estivemos e nem onde estivemos, pelo fato desse site ser aberto e bastante frequentado, mas aproveito para agradecer cada família que nos recebeu e nos amparou com muito amor e carinho. Obrigado a todos.

Iniciamos a viagem em 03 de julho e fomos até a cidade de Eldorado, onde pudemos participar de uma rica reunião de oração e ainda compartilharmos um pouco da bendita Palavra de Deus, que é suficiente para nos encaminhar em toda boa obra. Fomos exortados a vivermos uma vida de intensa oração e constante vigilância.

Depois de uma noite de descanso seguimos viagem até Curitiba, onde mais uma vez participamos com os amados irmãos ali, em torno do maravilhoso nome do Senhor Jesus, e mais uma vez pudemos compartilhar da Palavra de Deus que é o encorajamento dos santos, que decidiram seguir após o vitupério do Senhor Jesus, como nos orienta a Palavra de Deus, no livro de Hebreus, capítulo 13. Fomos encorajados a viver uma vida digna de discípulos, não segundo o mundo, mas segundo as características de Nosso Mestre, que é o Verdadeiro e nEle está tudo.

Mas uma vez, logo pela manhã do dia seguinte, seguimos viagem, dessa vez um pouco mais distante, atravessando assim, o Paraná, Santa Catarina e indo repousar em Alvorada, já no Rio Grande do Sul, ali passamos dias maravilhosos com a família de irmãos amados e juntos partilhamos naquele final de semana. Conhecemos um pouco das atividades dos amados que ali se reúnem em torno do maravilhoso Nome de Nosso Senhor Jesus, e pudemos juntos no primeiro dia da semana anunciar a Sua morte até que Ele venha, como deixou em Sua Palavra que era Seu desejo para os Seus. No sábado conhecemos um ponto de pregação da Palavra na cidade de Alvorada e no domingo a noite pudemos mais uma vez compartilhar com os amados da maravilhosa Palavra do Senhor Jesus, que em Isaias 50, nos recorda que o Senhor Jesus é o verdadeiro discípulo, a quem devemos imitar e procurar formar primeiramente em nós o Seu caráter e depois ensinar a outros a seguir por esse caminho maravilhoso que é o da separação.

Chegada segunda feira já no dia 08, nos dirigimos a Ivoti, onde os jovens desejavam estar com outros jovens para a ocasião do estudo da Palavra que ocorreria na próximo final de semana. Ocorreu que nesta semana, pudemos visitar casais e contemplar a comunhão que nos é proposta pela Palavra de Deus aos que são chamados seus filhos e que procuram andar na verdade. Na sexta tivemos uma reunião de oração junto de outros irmãos que vieram de diversas localidades para a ocasião do estudo nos dois dias seguintes, ainda tivemos a alegria de participar da comunhão na Palavra de Deus em todos os seus aspectos, seja contemplando a Palavra, seja conversando, seja desfrutando da comunhão uns com os outros. Mais uma vez tivemos a alegria de no primeiro dia da semana, anunciar a morte do Senhor até que venha, e assim cumprir o desejo do Senhor para os seus, desta feita com irmãos de localidades diferentes que até ali se dirigiram para estarmos todos juntos. Como tudo segue passando, chegou a segunda feira e na terça feira seguimos até Cachoeira do Sul, onde ficamos até sexta feira e mais uma vez nos alegramos em um estudo da Palavra de Deus, onde juntos compartilhamos sobre o livro de Josué e fomos todos enriquecidos. Nestes dias experimentamos o frio do sul mais intensamente. Ainda tive a alegria de ir até a cidade de Formigueiro-RS, visitar uma família que mora no campo.

Na sexta feira, nos dirigimos a Candelária onde fomos para participar da conferência ali proposta pelos amados irmãos da localidade. Para mim, foi de muita alegria viajar por esse chão brasileiro e perceber que andamos juntos nas características da assembleia reunida, e assim podermos perceber que o Senhor tem um caminho para os seus e não os deixa desamparados. Mas voltemos a falar da conferência em Candelária. Tivemos aqui a alegria de contemplar o texto de Efésiso 4 a partir do versículo 17 até o fim, pudemos ali perceber muitas orientações práticas para aqueles que desejam trilhar a senda do Senhor Jesus e manifestar aos homens a riqueza da Sua graça. 

O apóstolo nos orienta a andarmos segundo o fruto da obra vivificadora de Nosso Senhor Jesus, para que ninguém possa ter do que falar de nós. Também nos orienta a nos atentarmos aos nossos pensamentos e tudo que provém dele, para que não nos tornemos de consciência cauterizada como aqueles que andam sem Cristo, segundo o modelo do mundo. Devemos manter assim um padrão elevado diante dos homens, andando em retidão e sem manifestações segundo a carne, para que não entristeçamos o Espírito Santo. Lembrando sempre de nossas duas naturezas, e cuidando para que nossa natureza caída não se manifeste, sendo para isso necessário mante-la na mortificação, não dando oportunidade a carne e suas esfomeadas especulações, sejam elas através do que vemos, ouvimos ou pensamos, devemos procurar manter nossa mente sã, para que o novo homem seja manifestado em nós. Procuremos também andar longe de toda amargura, cólera, gritaria e coisas iguais a essas. Andando em amor e misericórdia para com os santos. Como havia de ser, saimos dali instruídos e satisfeitos com o aprendizado e com a comunhão, voltando debaixo de muita chuva para a cidade de Ivoti, onde conseguimos chegar a tempo de participar de uma reunião a noite e contemplar com outros amados a Palavra do Senhor em Atos 10, e juntos repartirmos das maravilhas da Graça de Deus que nos foram feitas no Amado. No dia imediato, mais uma vez, tivemos a alegria de participar da reunião em memória dAquele que tudo fez na cruz por nós. Ainda tive a alegria de particpar de uma escola dominical, algo que a muito não fazia como professor. No final daquele dia, que para mim foi lindo, tivemos a oportunidade de conversarmos com os jovens daquela localidade e ali, aprendermos muitas coisas juntos em torno da pessoa de Nosso Senhor Jesus. 

Com a saudades já começando a bater no coração, chegamos na terça feira em Blumenau-SC, onde fomos ao interior até os colonos, passar dois dias ali, com irmãos que tem tomado a decisão de seguir após o Senhor, sem levar nenhuma bandeira denominacional e sim o nome precioso de Cristo e se reúnir onde estiverem os dois ou três, em torno do nome dEle, pois Sua promessa para esses é: Ali estarei no meio deles. Foram dois dias maravilhosos, contemplando muitas coisas da Palavra de Deus, e com a certeza do dever cumprido voltamos para casa, apenas parando novamente em Eldorado para descansar e seguir viagem na sexta feira e assim chegar em nosso lar.
 
Meu desejo era compartilhar com vocês desses dias lindos que passamos com amados por esse chão, chamado Brasil.