Lição 12 - Orando Como Jesus

Um breve estudo sobre oração na vida de Jesus.

 

Gostaria de começar com a leitura de Hb 5:7 que nos tem muito a dizer, “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.. Vemos com muita clareza nesse texto que Jesus tinha por costume orar em todas as situações.

Quero lhes apresentar agora alguns momentos que nos mostram a importância da oração:

Lc 3:21, “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;, aqui encontramos o inicio do ministério de Jesus, e sua prontidão para orar nesse momento, para nós fica a importante lição que devemos orar sempre que iniciamos algo, seja um empreendimento espiritual ou material.

Lc 9:18, “E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz à multidão que eu sou?, mas uma etapa vencida e depois de encerrar os afazeres, na tranqüilidade da solidão Ele nos deixa outro exemplo de oração. Oremos quando terminamos algo. Lembremos de agradecer pelos cuidados do Pai até aqui.

Lc 6:12, “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus., outra lição muito importante é mostrada aqui, afinal uma decisão como a da escolha deve ter um tempo de oração especial, veja que o Senhor orou a noite toda, sendo assim, devemos orar intensamente para tomarmos decisões concernentes a nossa vida, não tema meu caro, ou minha cara, não tome nenhuma decisão precipitada, ore o tempo que for necessário, seja uma noite toda, ou seja, um ano, mas que a oração possa permear sua decisão.

Lc 11:1, “E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos., mais uma vez compreendemos quão importante é orar, e saber como se ora, e por que está orando. Veja que nos versículos seguintes temos uma importante lição dada pelo Senhor, vejamos alguns itens:

Orar ao Pai, reconhecer sua santidade e sua vontade. Colocar nossas necessidades em suas mãos, reconhecer as nossas dificuldades e nossos erros e termos um coração bondoso, pronto a perdoar.

Jo 17:1 a 26, peço a você que leia na sua Bíblia em casa com tranqüilidade e meditando nas palavras, pois nesse trecho temos a sublime oração do Senhor, onde Ele exalta ao Deus e Pai, onde reconhece a vontade do Pai, onde reconhece a obra do Pai, o amor do Pai. Também aproveita e intercede por todos. Aqui temos outro exemplo a ser seguido.

Mt 26:36 a 39, leia esses versículos em sua Bíblia, e agora medite no momento crucial que se encontra o Senhor Jesus. Agora gostaria de dar ênfase no momento em que o Senhor Jesus vivia, se aproximava o momento da oferta, do sacrifício e Ele é a oferta, Ele é o sacrifício, e o resultado que contemplamos é o Senhor em oração. Que nossas vidas sejam assim direcionadas por nós, oração em cada situação, em cada momento, em cada escolha, e recordemos que aqui o momento é terrível, se aproxima a crucificação, e ainda assim, o Senhor se volta em oração.

Lc 5:16, “Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.. Precisamos ter tempo com Deus a sós, aquele momento onde nada pode nos atrapalhar, o silêncio e a calma do deserto, onde podemos ouvir a voz de Deus em nossos corações.

Lc 11:1, “E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar...”, o Senhor tinha o costume de orar, e não importava se tinha que parar tudo e depois continuar seus afazeres, veja que Ele prioriza a oração.

Mc 1:35, “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.. Logo cedo, a primeira coisa a fazer é orar, sozinho, somente com Deus, um lugar deserto, fala de silencio, tranqüilidade, ainda escuro, nos fala de que muitos ainda dormem, precisamos interceder por eles.

Mt 14:23 “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já à tarde, estava ali só.. Encerram se os afazeres. Busquemos a tranqüilidade de um lugar a parte, a solidão, nosso momento com Deus, precisamos desse momento constantemente.

 

Assim podemos contemplar que Jesus orava em todo o tempo, em todo lugar, com qualidade e com perseverança.

Fica aqui a mensagem para nossas vidas: Se Ele se dedicava tanto tempo em oração, nós devemos nos esforçar para o mesmo!

Olhe ao seu redor e com certeza perceberá muitas situações de oração, seja, por sua própria vida, pelos irmãos e irmãs, pelos jovens, pelo ministério, pelos que caminham sem Deus, enfim, se você contemplar um pouquinho a vida ao seu redor, encherá um caderno com motivos de oração. Não perca mais tempo, a partir de hoje, imite ao Senhor Jesus e se dedique a oração.