II Timóteo 3:16

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;”

II Tm 3:16

Aqui Paulo foi inspirado a nos mostrar quatro pontos importantíssimos para o evangelho, para o cristianismo essencialmente bíblico, ou seja: Ensinar, repreender, corrigir e instruir.

Sem esses quatro elementos, estaríamos a deriva, como um barco sem leme, sem saber qual caminho seguir.

Hoje em dia é muito raro ouvirmos pregadores que praticam ainda esses quatro pontos fundamentais, vejamos um pouco do que temos:

Testemunhos sensacionalistas, músicas estritamente emocionais, dramatismo miraculoso, e promessas fúteis de enriquecimento mágico.

Infelizmente a maioria dos que se dizem cristão de alguma forma estão envolvidos com uma ou mais dessas praticas, e tem perdido de vista a essência do evangelho, e hoje resolvi escrever, para trazer um alerta até você meu querido leitor.

Não se deixe enganar, onde você não encontrar esses quatro princípios bíblicos apresentados por Paulo, com certeza, nesse lugar o evangelho genuíno tem sido negligenciado, e outro evangelho tem sido pregado, lembre-se que Paulo não deixou de expor Himeneu e Fileto, pois esses estavam pervertendo a fé de alguns, e somos conclamados a “corrigir, repreender, exortar com longanimidade e doutrina”, e quanto aos que vivem na pratica do pecado somos outra vez exortados por Paulo “Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam” I Tm 5:20 .

Agora digo que a única base verdadeira para se praticar esses quatro princípios deixados para nós através dos escritos de Paulo é a própria Escritura, pois é ela que deve julgar o que é correto, ou não, nunca se deixe enganar, pois o fato pode ser muito relevante, mas a única base de julgamento deve ser a Escritura, e se você proceder assim, com certeza encontrará a paz que excede todo o entendimento, pois estará sempre andando na verdade e nunca permitirá que o erro cresça a partir de você, em I Co 14:29 somos exortados a fazer um julgamento de todos aqueles que querem trazer um ensino público, seja em sermões, literatura, cânticos, enfim seja como for, devemos usar sempre as Escrituras como única base da verdade.