Efésios 6: 10 - 18

“ Ler Efésios capitulo 6”

Antes de tudo, devemos saber que nós que estamos em Cristo Jesus, somos mais que vencedores. Rm 8:37

Devemos saber que podemos usufruir da paz que provém dEle, pois foi Ele quem realizou toda a obra.

Em Hebreus 2:15, podemos contemplar a vitória do Senhor, por isso não tememos a morte.

Em Hebreus 9:12, a vitória do Senhor, é eterna redenção.

Em Colossenses 2:15, vemos que a vitória expôs publicamente todo principado e potestade.

A luta apenas existe, pelo fato de que em nossa carne não habita bem algum, Rm 7:8, e continuamos a pecar, I João 1:8.

Recordemos que nada, nem ninguém pode nos separar do amor de Deus, Ef 2:6, mas, Satanás existe, e somente em Apocalipse 20 ele é definitivamente liquidado.

Nós, mesmo sendo cristãos verdadeiros, estamos envolvidos nessa criação, por meio da matéria e da física, estamos assim, ligados a vida na terra, então essa luta faz parte de nossa vida diária, mas é uma luta sempre ganha, ou melhor, não precisamos lutar, precisamos estar firmes, naquilo que o Senhor nos concedeu.

Não somos escravos do pecado, estamos livres do juízo, e conhecemos a salvação, temos a vida eterna e o Espírito de Deus, e não mais servimos a injustiça, Hb 2:15; Rm 5:5,6; Rm 8:1

Devemos então nos agarrar a esse fato, a essa verdade, somos abençoados com toda sorte de benção espiritual, Ef 1:3

Por que eu digo “estar firmes”, em vez de “lutar”, por que alguns acreditam que podem merecer as bênçãos descritas em Ef 1:3 a 14 e em Ef 2:6, e crêem que devem lutar por si próprios para alcançar isso. Leiamos atentamente Efésios 6: 10 a 18 e veremos que Deus, não nos pede para lutar e sim para permanecermos firmes, ficar firme em algum lugar, é possível apenas se já estamos lá, e quero crer que, esse é o seu caso, precisamos tomar ciência desse fato. Devemos ter claro, que nós não temos nenhuma capacidade para lutar, essa luta não é nossa, apenas precisamos ficar firmes, lembre se disso.

Devemos ter claro, e muito claro, que nos não temos nenhuma capacidade para lutar, e ainda mais ganhar a luta, nossa vitória já foi conquistada pelo Senhor Jesus, pois, por nós mesmos nada podemos contra Satanás.

Para entendermos o que é ficar firmes, devemos olhar atentamente para Efésios capitulo 1, onde vemos, tudo o que foi feito por nós, fomos redimidos, perdoados, selados, adotados, escolhidos, e tudo isto, preparado e reservado para nós, antes da fundação do mundo, não deixemos nos, ser enganados, somos mais que vencedores.

Apesar de vermos que Paulo nos fala de armadura, devemos ter em mente, que não somos Israel, o povo terrestre de Deus, somos a Igreja, o povo celestial de Deus, temos assim, um chamamento celestial, I Pe 2:9,10 e Hb 3:1. Se não compreendermos isso corretamente, podemos por um lado achar que nada pode nos ocorrer e por outro, achar que é nós que temos que derrotar o inimigo.

Olhemos um pouco para Israel, o povo terrestre de Deus, Gn 17:8 e Dt 11:11, foi lhes prometido benção terrenas, devem enfrentar inimigos terrenos, tem métodos terrenos, é uma luta de homem contra homem, por outro lado, olhemos um pouco para a Igreja,  II Cor 6:16; Ef 1:3 a 14; Tt 2:14; I Pe 2:9, é um povo celestial, tem promessas celestiais, um destino celestial, benção celestial, tem inimigos espirituais, sua batalha é espiritual, suas armas são espirituais, e vemos isso muito claro em Ef 6:10 a 18. Agora temos que entender que Deus tem um propósito especifico para cada um, mas os abençoa ricamente, tanto a Igreja como a Israel, veja: Ex 3:8; 13:5; 33:3; Ef 1.

Podemos sim aprender com as lições de Israel, I Cor 10:6 a 11, mas temos que estar cientes, de que temos uma luta bem distinta, e já temos a vitória através de Cristo Jesus Nosso Senhor. Você pode crer nisso ? Sinceramente eu espero que sim, espero que você tenha a compreensão de que você precisa permanecer onde esta, firme, inabalável, não se deixe enganar.

Mas agora se você ainda não reconhece isso, é melhor repensar sua vida espiritual, e começa orando ao Senhor para que Ele te ajude a compreender a verdade da Palavra.