Lição 7 - Integridade e Caráter

Integridade e caráter: Vamos ler Lc 6:39 a 49.

 

Aquilo que você é. É isso que importa. Sua vida vale mais que milhões de palavras.

Devemos estar atentos no fato que a Bíblia fala nos muito pouco de ganharmos almas falando, usando teatros, musicais, enfim todo o tipo de estratégia, não que eu esteja falando contra essas coisas, mas nos exorta muitas vezes a vivermos de maneira santa, pois nossa vida, com certeza fala muito alto.

Sermos semelhantes a Ele é um requisito e não uma escolha.

Pense nos cristãos que vivem em santidade, suas vidas são sempre exemplos para outros. Não vou descrever aqui, mas existem muitos relatos sobre esse tipo de cristão.

Pense nisso: “o mundo lê mais nossa vida do que a Bíblia” ou “é melhor ver um sermão do que ouvir um” ou ainda esse “a maneira como você vive, silencia o que você fala”.

Francisco de Assis já dizia: “devemos pregar o evangelho diariamente, se for necessário devemos usar palavras”, ah amados, como isso deve falar alto em nossos corações.

Muitos irmãos no passado deram bom testemunho sobre o que aprenderam com suas mães, entre eles John Wesley, por isso a Bíblia exorta as irmãs em I Tm 5:10, (creio que as irmãs sabem de cor esse texto) a ensinarem os filhos no caminho da verdade. Digo isso porque creio, que as irmãs tem um ministério muito importante. Irmãs não desanimem.

Pense nisso: Qual o caráter de Jesus que as pessoas vêem em você? Pois você muitas vezes é a única oportunidade que muitas pessoas tem de conhecer o caráter de Jesus.

Mas agora vamos entrar um pouco no texto da nossa lição:

O senhor fala nos de limites e até onde podemos chegar, como podemos ser conhecidos e como podemos ser auxilio, lembre-se ele usa o cego como exemplo.

Precisamos descobrir os nossos pontos cegos, pois nesse ponto dificilmente conseguiremos ajudar alguém. E naquilo que temos cegueira, vamos levar um outro cego ao buraco.

Temos que ter em mente que ser discípulo e buscar ser semelhante e nosso alvo é o Senhor Jesus, assim sendo, devemos procurar corrigir as nossas falhas e fraquezas. Lembremos do exemplo da trave que lemos em nosso texto.

Quando lemos sobre as árvores, devemos ter em mente que o Senhor está nos dando um exemplo de caráter visível, pois as árvores, ou seja, nós, somos visíveis, ou seja, árvores ambulantes, e só daremos frutos bons se formos de fato bons e frutos ruins de formos maus, ou seja, frutificamos aquilo que somos e nada mais. Não queira dizer que você produzirá frutas, quando você é de fato um espinheiro e nunca produzirá uvas se de fato você é um abrolho.

A seguir vemos o interior do homem, aquilo que brota de dentro, aquilo que se manifesta do coração, e isso se vê no seu linguajar torpe, nas piadas, enfim naquilo que diz, pois “a boca fala do que o coração está cheio”, a certeza do que somos está expressa no que dizemos no dia a dia. Por isso somos orientados a ouvir mais e nos conter no falar.

Em seguida o Senhor vem com uma clara exortação, em relação aquele de diz, “Senhor, Senhor” e não faz o que Ele manda, isso demonstra com clareza o fato de sermos apenas ouvintes e não praticantes, de sermos discípulos sem obediência.

Logo Ele nos oferece uma alegoria em relação ao homem obediente, ou prudente podemos dizer e o insensato ou desobediente. Aquele que confia no Senhor e em seus ensinos, que quer ter Seu caráter formado em si mesmo e aquele que confia em si mesmo e nos ensinos do século  presente. Aqui vemos aqueles que confiam no Senhor ainda nos dias de hoje, que não duvidam de seus ensinamentos e que procuram guardar os seus mandamentos e aqueles que não dão valor nenhum aos ensinos da Bíblia nos dias de hoje. Aquele que é determinado na doutrina, não se escandaliza em obedecer e procura em tudo imitar o salvador. Diferente do homem insensato, que ensina e pratica os ensinos do Senhor(quando o faz) somente no que lhe convém, ou ainda simplesmente procura adaptar as verdades da Bíblia, para que ela se encaixe na sociedade moderna, ainda que muitas vezes precise-se mutilar muitos ensinos e  fundamentos e até doutrinas básicas da vida cristã.

Mas não se esqueça que o Senhor diz que vem o dia da tempestade e aqueles que ficaram firmes na Palavra do Seu poder, na obediência, na doutrina verdadeira, nos fundamentos da vida, vencerão e não serão destruídos e sua casa não ruirá, diferente do que foi insensato, confiou nos ensinos do mundo, nas palavras do mundo, nas idéias do mundo, e andaram no presente século, infelizmente a Palavra proferida a estes é de destruição, a casa ruirá e a tempestade levará tudo consigo.

Cabe a você fazer a escolha, ser discípulo ou apenas ouvinte.

Perguntas