Lição 5 - Oração, Uma Benção Para os Pobres

Oração, uma benção para os pobres.

 

Você deve estar se perguntando: Que estranho isso? Mas de fato, esse é o propósito.

Jesus, empregou grande parte de Sua vida em oração, a oração estava no Seu dia a dia. Orou por diversos motivos. Jesus, depois de orar, escolheu os doze, e foram apenas doze, não um milhão e duzentos, porque? Porque a oração lhe direcionou a isso, pois com doze homens Ele revolucionou o mundo, e todos compreenderam o Seu poder e não a quantidade de chamados. Observaram os Seus ensinos e a capacidade que ele tinha para transformar homens. E não precisou de dinheiro, apenas de homens dispostos a não se apegar ao mundo e as coisas que no mundo há. Observe, que os doze, não tinham tesouros na terra, e abandonaram tudo para seguir a Ele.

Mas gostaria de ler com vocês Lucas 6: 12-26. Após a leitura, com certeza você compreenderá o porque de tudo isso.

Veja que os pobres aqui, estão relacionados a vida natural e não espiritual, precisamos ser mais literais quanto as escrituras. Sendo assim reconheceremos que ajuntar tesouro na terra não é de fato para discípulos. Veja que todos eram ainda jovens, e abandonaram os seus sonhos de consumo, as suas conquistas, para simplesmente transformar o mundo em que vivemos. Teria entre os doze algum que freqüentava os teatros, ou os grandes salões de festas da sociedade? Ainda que tivesse, tudo foi deixado para trás, pois a missão estava acima de tudo, inclusive da própria vida.

Agora olhemos novamente o texto proposto, e vamos perceber que ser pobre é uma benção, pois ser pobre nos leva a depender dEle, ser pobre não impede ninguém de entrar no céu, já ser rico impede. Vamos ler a Bíblia literalmente e pararmos de “teologizar”, encontrarmos desculpas para nossas maneiras de amarmos a nossa própria vida. Vamos chorar em oração, veja o que o Senhor diz em Salmos 126:6.

Olhe para os “ais’ do texto e poderá ver que tudo que temos em Lucas é muito diferente do que temos em Mateus, repare em Lucas 6:20 e veja a quem é direcionado esse sermão. Isso mesmo, é direcionado a você, se de fato você é um discípulo. Temos que olhar as pequenas diferenças nos textos para entendermos que se trata de duas situações diferentes, a dois públicos diferentes, em resumo, vale a pena sofrer por causa do Filho do Homem, ou seja, dar para que o reino cresça é a melhor maneira de ser pobre, invista suas riquezas no crescimento espiritual.

Mas o Senhor é dono do ouro e da prata, você acaba de pensar. Mas esse mesmo Senhor nasceu em uma estrebaria. Não tinha onde reclinar a cabeça. Para celebrar a páscoa precisou de um local emprestado, ou seja, esse Senhor, não tinha nada desse mundo e quer que os seus não se apeguem a nada. Viva para o Senhor, como se Ele fosse voltar hoje.

A riqueza atrai homens que querem ser ricos. Basta olhar ao seu redor e comprovar. Onde a religião tem chegado, e o que ela faz para chegar onde quer! Posso dizer com certeza, a riqueza teria atrapalhado os doze, pois eles se empenhariam em ganhar mais e mais, e não teriam tanto tempo para investir no reino de Deus.

Mas veja irmão, e quando falo irmão, estou incluindo todos, homens e mulheres, ser pobre é uma benção, quando temos Jesus, pois podemos passar fome em nome de Jesus, mas não ter o que comer, sem ter o evangelho no coração é uma desgraça muito grande. Pois não desfruta nem dessa vida, nem da vindoura, veja a parábola de Lazaro e o Rico. Alguém sabe onde está?

Estão percebendo como a oração é uma benção. Sem a oração, estamos perdidos, estamos vazios, não sabemos aonde ir e nem o que fazer.

Vamos dar uma explicação rápida dos “ais”:

“ai de vós, os ricos”, talvez alguns de nós estejamos entre esses, falsos discípulos, que ajuntam riquezas para si, e nada repartem com os necessitados.

“ai de vós, os fartos”, os egocêntricos, que vivem em torno de seu próprio umbigo, agradam a si próprios em tudo, de nada tem falta, pois tudo podem para seu próprio prazer.

“ai de vós, os que rides”, para esses nada é importante, o céu e o inferno, não tem nenhum significado, levam a vida em banho Maria, não são frios e nem quentes, estão a ponto de ser vomitados pela boca.

“ai de vós, que gostam de louvores”, os grandes homens, as celebridades, e tudo em nome do Mestre, tudo em nome de Jesus, mas “eu sou o cara”, "sem eu, nada do que sois seriam", enganam os homens para se manterem no poder, na autoridade, escondem a Palavra, não pregam sobre o pecado.

Agora cabe a você fazer a escolha: Uma vida ao lado do Senhor Jesus, em oração e pobreza, ou uma vida abastada ao lado do mundo.


Perguntas