Lição 2 - Como Ser Um Discípulo

Como ser um discípulo!

As palavras discípulo e discipulado não apenas são empregadas em excesso como também estão sendo usadas para significar qualquer coisa que se queira. Elas nos lembram da palavra “glória”, usada pelo “ovo” Humpty Dumpty. Quando Alice pergunta a ele, o que significava aquela palavra, ele simplesmente respondeu: “Quando uso uma palavra, ela significa exatamente o “que eu quero”, que ela significa, nem mais nem menos”. Percebe o que quero dizer.

No entanto para Jesus, discipulado, é um termo e temos que descobrir de fato o que ele significa para Ele e não para outros ou para nós. Para descobrirmos isso precisamos ir ao Novo Testamento e entender o que Jesus e seus apóstolos queriam dizer com essa palavra.

Ao fazermos isso, entenderemos que a palavra significa um aluno, um aprendiz. Discipulado foi o processo empregado pelo Senhor, para ensinar seus alunos, “os Doze”, em sua doutrina e prática. Ele é visto na maneira que o Senhor designou doze discípulos: “para estarem com Ele e para os enviar  a pregar.”- Mc 3:14 – Esses homens viveram com o Salvador, ouviram Sua doutrina, observaram Seu estilo de vida e, então, saíram para propagar Sua mensagem, isso foi um treinamento no cargo e para o cargo.

Vemos Paulo usando o mesmo método com Timóteo: “E o que de minha parte ouviste….para instruir a outros” – II Tm 2:2 – Aqui vemos quatro gerações de cristãos, ah, apenas um lembrete, devemos ler todos os versículos que aqui forem apresentados, vamos usar as nossas Bíblias, voltando ao assunto, para expandirmos o verdadeiro evangelho precisamos usar o método de Jesus, e ter um envolvimento ativo de cada um, para que aconteça a multiplicação.

Discipulado é o método ideal, pois, se houvesse algum outro, Jesus nos teria ensinado, empregando-o na Sua maneira de ensinar.

O objetivo do discipulado é que o aprendiz ou aluno se torne como seu professor, isso me recorda o texto de Mt 10:25, vamos ler. E me recorda Paulo também, I Co 11:1, vamos a leitura.

Um professor não pode levar seu aluno acima do seu nível de conquista. Em Lucas 6:40 aprendemos isso, leiamos e temos a certeza que não podemos ensinar o que não sabemos, não podemos guiar por um caminho que não conhecemos.

Todo verdadeiro crente é um discípulo do Senhor Jesus. Além dos doze havia outros, muitos outros, Ele os considerava como discípulos. Mas existem graus de discipulados, vejamos, que a fé e a obediência é que determinam que tipo de discípulo você é – Mt 9:29 e Jô 8:31, são textos que dizem por si só, leiamos.

Até incrédulos às vezes são referidos como discípulos, em Jo 2: 23, 24, vemos algumas pessoas que criam em Seu nome, mas em quem Jesus não acreditava, por saber que esses nunca haviam nascido de novo. Em Jo 6:66, vemos alguns que o abandonaram, já não andavam com Ele, vamos lá ler. Ao abandonarem o Filho de Deus, eles mostravam que não pertenciam a Ele. O discipulado deles era sem vida e supérfluo, vamos ler Jo 8: 31 a 33.

O Senhor Jesus é o verdadeiro discípulo, leiamos Is 50:4,5 e vamos lembrar que a palavra “erudito” é um sinônimo de discípulos. Leia Is 8:16

Todas as manhãs Ele ia perante o Seu Pai em oração, para receber instruções para o dia.

A programação completa para um discípulo se encontra nas páginas da Bíblia. Para ser um cristão maduro, é preciso conhecer a Bíblia e obedecê-la. Uma das ênfases mais importantes do Novo Testamento é sobre o desenvolvimento do caráter cristão.

Vamos ler alguns textos e discuti-los:

Mateus 5: 1 a 12 – O caráter do cidadão do reino.

João 15: 1 a 17 – O caráter é chamado de vida que permanece.

Gálatas 5: 22,23 – O caráter é dirigido pelos “frutos do Espírito”

Efésios 6: 10 a 20 – O caráter está ligado à armadura de Deus

II Pedro 1: 5 a 11 – O caráter é orientado.

Sendo assim, me parece que o caráter é mais importante do que a obra.

Discipulado é mais do que simplesmente ler e estudar esse livro. Ele é um treinamento no cargo. Significa passar tempo com o professor e engajar-se com ele em diversos tipos de obra cristã. No caso dos homens:pregação, evangelismo ao ar livre, ministério, aconselhamento, visitação, no caso das mulheres, devemos nos orientar através de Tito 2:3 a 5, aconselhamento e visitação.

Conforme você vai se expondo a essas atividades, vai descobrindo seu dom, e se capacitando para servir o corpo com eles, e buscar a outros que você possa ensinar.

Discipulado tem dois lados, orientador e aprendiz, os dois devem se relacionar bem, nenhum deve ser exigente demais, rigoroso, devem se ouvir com calma, se encontrarem em situações diversas, não apenas em reuniões bíblicas, estar sempre pronto a ajudar um ao outro, digo isso no sentido de uma reunião de estudos bíblicos livres, onde pode haver um ou mais irmãos orientando, mas não podemos perder o alvo de que todos são discípulos do Senhor Jesus.

Nada deve ser padronizado, pois cada um é cada um, e o Espírito Santo tem sabedoria para nos dar o melhor caminho.

Nos próximos estudos vamos desenvolver muitos assuntos que lhe vão ajudar, mas sempre você vai encontrar mais, pois não temos todo o conhecimento.

 

Perguntas: