Domínio Próprio

Vamos usar o termo de II Pedro 1: 6, que conhecemos como “temperança”, mas devemos entender que seu significado é muito mais profundo do que normalmente atribuímos a esse termo. Temos que relacionar essa “palavra”  a outo controle, ou melhor dizendo “domínio próprio, e é isso que o termo grego significa.

Domínio próprio é a arte de gerenciar o eu e é isso que vamos estudar aqui.

Exercer o autocontrole é realmente uma graça notável e admirável, aquele que consegue isso  comunica sua influência abençoada em toda a ação. Esta graça atinge aqueles que vivem em comunhão ou em relação com esse individuo.

Agora aquele que tem em si, um, dois, ou seja quantos  hábitos egoístas for, atinge não apenas a si mesmo, mas todo aquele que o rodeia, trazendo grande prejuízo para a obra do Senhor em termos de testemunho.Muito se fala do beberrão, do glutão, mas o que dizer da gritaria, da intolerância e outros que muitas vezes não são tratados como falta de domínio, os mais conhecidos são vistos com desdém pelos demais, mas muitas vezes outras áreas de falta de domínio se manifesta em nós que tanto julgamos os outros. Certamente, os excessos no comer e beber deve ser classificado como falta de domínio. De tal forma que o que o faz se torna degradante. Devemos considerar como parte dos frutos amargos desta árvore chamada “eu”, onde se manifesta os pecados e a falta de domínio fica demonstrada na falta de controle dos atos pecaminoso. O eu, na verdade, é uma árvore, e não apenas o ramo de uma árvore ou o fruto dela, e não devemos julgarmos a nós mesmos  apenas quando ele está ativo, mas sim, aprender a dominá-lo e conseguir assim controlá-lo.  

Alguns podem perguntar: "Como eu posso me controlar?" A resposta é simples: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Se já tens obtido a salvação em Cristo! Então tens a graça. O que inclui esta palavra maravilhosa? Perdão dos nossos pecados e que perdão maravilhoso. Mas a "salvação" envolve muito mais do que isso. Em uma palavra, a "salvação" implica a aceitação plena de Cristo no coração, como a minha "sabedoria" para orientar-me para fora da escuridão da insensatez e caminhos tortuosos, para os caminhos da paz, luz celestial e reino do Seu amor, agora sois “santos” e “justificados "para chegar diante de um Deus santo, e Ele fez redenção em vós, I Coríntios 1:30.

Portanto, é evidente que o "eu" está incluído na salvação que temos em Cristo. É o resultado de que a santificação prática que nos deu a graça divina. Devemos com cuidado nos guardar contra o hábito de ter uma visão estreita da salvação. Devemos procurar entrar em toda a sua plenitude. É uma palavra que se estende de eternidade à eternidade, e inclui  todos os detalhes práticos da vida cotidiana. Eu não tenho direito de falar sobre a minha alma no futuro enquanto minha prática no presente é desastrosa em termos de domínio próprio, mostrando que o poder do Espírito Santo não tem nenhuma influência prática sobre a minha conduta no presente. Somos salvos, não só da culpa e condenação do pecado, mas também de poder, amar e praticar a sua plenitude, dominando meus maus hábitos. Tomemos cuidado em não separar nossa vida cotidiana e a obra do Senhor Jesus em nós, pois se assim fazemos, damos mal testemunho e envergonhamos ao Senhor Jesus. Lembremos que devemos nos exercitar contra a nossa vontade carnal, mas se por ventura errais, lembrais-vós que o Senhor é fiel e justo para vos perdoar, I João 1:9, desde que vos confessardes a Ele.

Vamos agora ver tudo isso de três aspectos diferentes:

Pensamentos, Linguagem e Temperamento.

Agora meu propósito é para com os salvos, caso você não seja um salvo, deve reconhecer ao Senhor  Jesus, como seu Salvador, confessar os vossos pecados e encaminhá-lo para a única forma verdadeira e viva de se salvar: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa" (Atos 16:31). Ponha toda a sua confiança nEle,  para que tudo isso tenha algum efeito em vós.

Agora no quesito prática e muito necessário e importante o auto-controle.

Relacionado aos pensamentos, deve exercer controle sobre eles. Eu suponho que há poucos cristãos que não tiveram os maus pensamentos: pensamentos  intrusos e incômodos que aparecem em nossa mais profunda intimidade, perturbando constantemente o resto de nossa mente, e como muitas vezes obscurecem a atmosfera que nos rodeia e roubam-nos de olhar para cima. O salmista podia dizer: "Odeio os pensamentos vãos" (Salmo 119:113). Eles são verdadeiramente abomináveis e devem ser julgados, condenados e descartados. Lembrem se do ditado: "Não posso evitar que as aves voem em cima de mim, mas posso evitar que façam ninho sobre minha cabeça”, sendo assim vemos aqui a nossa responsabilidade diante do Senhor, e não permitamos que  nossos  maus pensamentos se tornem em ação.

Mas como podemos controlar nossos maus pensamentos?  O que devemos fazer? Olhar para Cristo. Este é o verdadeiro segredo do auto-controle. Ele pode manter-nos, firmes e inabaláveis. Ele pode nos guardar, desde que estejamos em constante vida de leitura da Palavra, oração e lembre-se, do exercício, “falando entre vós, com salmos, hinos e canticos espirituais”. Quando a vida divina corre de fato em você, quando o sentimento corrente de pensamento é espiritual, quando as afeições do coração são intensamente envolvidos com a Pessoa de Cristo, os pensamentos vão vir, mas não encontrarão lugar em nós para nos assombrar. Somente quando nos deixamos vencer por fraqueza  espiritual,e vamos dar nome aos bois, “televisão, música, mundanismo, prazeres da carne e outras coisas vis,  maus pensamentos vêm sobre nós. Então, nosso único recurso é olhar fixamente para Jesus. Poderíamos também tentar lutar contra os exércitos organizados do inferno, e contra uma horda de maus pensamentos, mas será tudo em vão. Voltemos o mais rápido para o nosso refúgio que  é Cristo. Ele foi feito para nós "santificação". Podemos  todas as coisas nEle, e Ele certamente irá  trazer completa e imediata libertação.

Agora irmãos, fiquemos com a Palavra, pois este é sem dúvida o caminho mais excelente.  "Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo o que é certo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é admirável, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai. O que você tem aprendido e recebido e ouvido e visto em mim, faça: e o Deus da paz estará convosco "(Filipenses 4:8-9). Quando o coração está cheio de Cristo, tendo sido incorporado em uma vida de todas as coisas listadas no versículo 8, podemos desfrutar de uma paz profunda e imperturbável contra os maus pensamentos. Este é o verdadeiro eu em Cristo.

Pensamos agora em linguagem, tão fecunda e poderosa, que um unico membro “a língua”, discorre  para o bem e para o mal, o instrumento com o qual podemos expressar simpatia, ternos afetos  ou palavras de sarcasmo, antipatia, amargor e outras tantas coisas. Quão importante é a graça e que enorme auto-controle que se aplicam a esse membro! Sérios danos, irreparáveis ​​ao longo do tempo pode causar a língua em um instante. Palavras que o mundo não pode apagar e tudo se faria para ser apagada, pode exprimir a língua em um momento de descuido. Atentemos ao apóstolo Tiago, no que se diz sobre este assunto:
"Porque todos  tropeçamos  em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para  refrear  todo o corpo. Ora, nós  pomos freios nas  bocas  dos cavalos,  para que nos obedeçam;  e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo  tão grandes,  e levadas de impetuosos ventos, se viram  por um pequeno leme para onde quer a vontade daquele que a governa.  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes  coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A  língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua esta posta entre os nossos membros, e  contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;  Mas nenhum homem pode domar a língua. É  um mal que não se pode refrear, esta  cheio de peçonha mortal. "(Tiago 3:2-8).


Quem, então, pode controlar a língua? "Nenhum homem" é capaz , mas Cristo pode, e nós apenas temos que contemplar a Ele com fé verdadeira. Isso implica na conscientização tanto do nosso total desamparo e de Sua auto-suficiência. É absolutamente impossível  alguém  ser capaz de controlar a língua. É como se tentássemos deter a maré do oceano, os rios ou a avalanche da  montanha. Muitas vezes, sofemos  as conseqüências de um erro de linguagem, e não temos  outra escolha senão a de chorar por nosso fracasso deplorável em matéria de auto-controle! Por que isso aconteceu? Simplesmente porque realizamos este trabalho com base em nossas próprias forças ou não temos  consciência de nossa própria fraqueza. Esta é a causa de repetidos fracassos. Temos que nos apegar a Cristo verdadeiramente, como uma criança se agarra a sua mãe. Isto não é merito nosso, mas de  Cristo, esta é a única maneira de travar a língua com sucesso. Lembre-se sempre,  das  palavras solenes do apóstolo Tiago: "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e  não refreia  a sua língua, antes  engana o seu coração, a religião desse é vã." (Tiago 1:26). Espero que tenhamos graça para prestar atenção a essas palavras. 

Consideramos  o temperamento ou caráter, que está intimamente relacionado com a linguagem e pensamentos. Quando a fonte do pensamento é espiritual e celestial corrente, a linguagem é apenas agente ativo para o bem,o  temperamento é calmo e pacífico. Se Cristo habita no coração pela fé, tudo está sob controle. Sem Ele, nada tem valor. Eu tenho e posso mostrar a tranquilidade de um Sócrates, e ainda ignorar  completamente o "eu" mencionado pelo apóstolo Pedro em  II Pedro 1:6. Este último é baseado em "fé", enquanto a calma estóica dos sábios deste mundo é fundada no princípio da filosofia, duas coisas totalmente diferentes. Não se esqueça que nos é dito: "Adicionar à sua fé virtude ..." Isso coloca a primeira fé como o único elo que liga o coração a Cristo, a fonte viva de todo o poder. Com Cristo e permanecermos n'Ele, tornamo-nos capazes de acrescentar à fé "a virtude, o conhecimento, auto-controle, paciência, piedade, fraternidade, e o  amor." Tais são os frutos preciosos que brotam como resultado de permanecer em Cristo. Mas eu não posso controlar meu temperamento mais do que minha língua ou meus pensamentos, e se me proponho a fazer, certamente falharei.  Um filósofo sem Cristo pode se manifestar  com  maior auto-controle, caráter e linguagem, melhores que de um cristão, se ele não permanecer em Cristo. Isso não deveria acontecer e não acontecerá  se  os cristãos considerarem, depender de Cristo. Só quando falhamos  neste momento, o inimigo leva  vantagem. O filósofo sem Cristo é um sucesso aparente no importante trabalho de auto-controle, apenas para que você possa ser mais eficaz,  cego sobre a realidade de sua condição diante de Deus, e a caminho da condenação eterna. Satanás se deleita quando você tropeça e cai, usando esse momento para blasfemar o nome precioso de Cristo.

Caro amigo, após considerarmos essas coisas. Considere Cristo, a fim de controlar os vossos pensamentos, vossa linguagem e vosso temperamento. Seja "diligente". Pense tudo o que isso envolve. " Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vós deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados”, II Pedro 1: 8, 9. Estas palavras são profundamente solene. Como facilmente caímos em um estado de cegueira espiritual e negligência! Nenhuma quantidade de conhecimento e doutrina, preserva  a alma desta condição horrível.  Apenas "o conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo" será útil. E esse conhecimento vai crescer na alma ", dando toda a diligência para adicionar à nossa fé", os vários dons de graça para o qual o apóstolo se refere na passagem tão eminentemente prática, que atinge profundamente nossos corações. "Portanto, irmãos, procurai  fazer cada vez  mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vós será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo " II Pedro 1: 10, 11.

Gostaria que cada leitor buscasse da parte de Deus uma compreensão melhor sobre esse assunto, minha perspectiva aqui é que tudo começa na maneira que pensamos. Tirei alguns pensamentos de C. H. Machintosh para construir esse estudo.

                                                                                   Julio Marcos Mattos Ometto